Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
Daian   Belo Horizonte - MG
pablorhino   http://www.tresd1.com.br
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

Dexi   Belo Horizonte - MG
Matheus Santana   campinas sp - SP
fermquer   São Paulo - SP
Fabio dzn   Guaratinguetá-SP - SP

Aplicar texturas de qualidade.

Por: SERPA  

Em: 27/08/2019 16:28

Pessoal.

Gostaria de saber qual o procedimento para aplicar uma textura com qualidade.

Tenho uma mesa que mede 150cm por 70cm.

Com base neste tamanho de objeto qual resolução deverá ter minha textura para que, ao renderizar em close não fique ruim?

obrigado.




Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Serpa.: oi Serpa! Tudo bem? Com relação a sua pergunta, essa mesa de 150 cm x 70 cm, será renderizada em que resolução de imagem final?

Tudo vai depender da resolução da sua imagem final de render de saída. Se for renderizar pra colocar em revistas de Arquitetura ou design de interiores, por exemplo, então uma resolução ideal de saída de render para você, teria que ser algo em torno de 300 dpi de resolução final, pois em Revistas de Arquitetura, as pessoas olham para as imagens a uma distância muito perto, coisa que não ocorre em outdoors, por exemplo...

=========================================================================

Só que o 3ds Max não é um software de geração de imagens em ultra resolução principalmente com 300 dpi de resolução. o 3ds Max 2019 é um programa de animação, VFX e motion graphics. Então o "forte" do programa são essas 3 características que citei anteriormente.

A Autodesk viu que há anos atrás o programa estava sendo muito usado para área de AEC ( Arquitetura, Engenharia e Construção ) e resolveu adicionar ferramentas nativas dessas áreas em versões antigas do programa.

Para isso e respondendo a sua pergunta, a Autodesk adicionou o recurso de "Print Size" (imagens 2,3 e 4) no programa, aonde você pode escolher qual o tamanho do papel aonde você deseja renderizar ( por exemplo: papéis A0, A1, A2, A3 e A4 ) -->> Imagem 3.

No recurso do "Print Size", você escolhe o tamanho do papel em "mm" ( por exemplo papel A4), depois escolhe a resolução do papel, no seu caso será de 300 dpi, e por último, clica em "Render Setup", que o próprio 3ds Max 2019 já escolhe para você, a resolução ideal de saída de imagem final. ( Imagem 3 )

O papel A4 é o menor dessa série, ele tem (210 x 297) mm, e para renderizar num papel A4 com 300 dpi de resolução, o recurso do "Print Size" do 3ds Max 2019 ou superior, mostra que é preciso ter no mínimo, uma resolução de (3507 x 2480) pixels no "Output Size" do programa, como mostra a última imagem em anexo.

** OBS.: Na penúltima imagem em anexo, essa é a resolução final (3507 x 2480) pixels, pra sua imagem ser colocada num papel A4 com 300 dpi de resolução.

Na última imagem em anexo, está a configuração do Substance Painter 2018.2.1 para exportar as suas texturas com 4k de resolução...

=========================================================================

** Com relação as suas texturas, é recomendável que para uma resolução alta como a de (3507x 2480) pixels de resolução, o ideal é que você tenha texturas com 4K de resolução ou no mínimo 3k de resolução.

O ideal mesmo é que todas as suas texturas tenham 4k de resolução, e nesse sentido o melhor programa para gerar essas texturas em alta resolução para você, é o Substance Designer ou o Substance Painter.

Poderia usar também o Bitmap2material 3.1 (Allegorithmic) que ele também gera todas as texturas para você em alta resolução, a partir de uma textura que você pegue da internet.

=========================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Cara, vai depender muito de cada textura. Não é somente a resolução que conta. Há fotos por aí com alta resolução e com má qualidade.

resolução define o tamanho em pixels da imagem. Pode acontecer de imagens de mesma resolução, mas com qualidade diferentes, pois depende muito da câmera.

Outra coisa que tu deve levar em consideração é do tamanho da área que a textura pode cobrir. Se, por exemplo, foi tirada uma foto de uma parede (para criar a textura), onde a visão da câmera cobriu uma área de 100cm, você deve usa-lá para que entre uma extremidade e outra da textura possa cobrir mais ou menos o mesmo tamanho de área. Pode haver diferenças de cm que não será notado. O que não pode é deixar que essa mesma textura cubra 300cm de área (sem repetições), por exemplo. Aí é complicado.

muitas texturas que há disponíveis pela internet é difícil descobrir a área que ela cobre, mas dá para ter uma certa noção de muitas outras.

sobre as repetições é o seguinte: o ideal mesmo seria tirar foto de toda uma área de um mesmo material e não apenas uma parte dela para depois criar a textura. Porém é trabalhoso e também tem que levar em consideração que a textura criada ficará com tamanho em MB imensos (principalmente formatos TGA, HDR e EXR). Agora imagine você usando texturas gigantes em uma única cena. Tu vai precisar de um mega computador. É justamente por isso que é comum usar apenas parte de uma área para criar a textura e depois, por meio de photoshop ou qualquer editor de imagens amenizar as repetições e emendas.

resumindo, resolução é a definição de quantidade de pixels de uma imagem. Obviamente quanto mais pixels houver em uma imagem, mais posssibilidades de pequenos detalhes aparecer, pois o limite de detalhes da imagem é o pixel. todo detalhe que for menor do que ele não irá aparecer. Já a qualidade da imagem está relacionada ao tipo de equipamento e suas configurações usadas no momento que a foto foi tirada.
Oi Serpa, tudo bem?

Parece uma pergunta boba, né? Mas não é.

Uma textura de 256 x 256 pode ficar ótima numa cena se estiver nas condições corretas e uma textura de 2048 x 2048 pode aparecer pixada na imagem se não estiver nas condições adequadas.

O que manda é a área que a textura ocupa na tela, pois é isso que vai aparecer para o espectador, portanto, uma textura de 256 x 256 aplicada num objeto pequeno e distante da câmera vai ficar ótima e não mudaria nada se aplicasse uma textura de 2048 x 2048, apenas gastaria mais memória.
Porém, se aplicar uma textura de 2048 x 2028 num piso ou numa parede que aparece em close na câmera em uma imagem de 4096 x 4096, ela vai aparecer pixada porque a resolução é mais baixa do que a área que ela cobre da tela.

Entretanto, os renderizadores modernos e até o falecido Mental Ray criam o que chamam de Mipmap, uma ou mais versões reduzidas da mesma textura para exibir cada uma conforme a distância da câmera.
Por isso não é boa idéia trabalhar com texturas muito pequenas porque vai gerar versões ainda menores dela quando estiver distante da câmera.
O padrão é trabalhar com texturas de 512 até 4096 conforme o tamanho do objeto na cena.

Se a mesa estiver distante da câmera, use 1024 ou 2048, se a mesa estiver em close e for renderizar em alta resolução, use 4096 na textura.

OBS: Quando uma textura é ladrilhada, repetida lado a lado no objeto, ela pode ser bem menor e não perder resolução quando vista de perto, mas as vezes acaba exibindo um padrão de repetição.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
A interface do 3dMax do Danilo tem mais icone do que tela, tem até um icone de copo de cerveja kk. Esse aí nem precisa de imagem no curriculo, poe só o print da tela e pá kk
Olá pessoal da 3d1... boa madrugada a todos!

Max Idalgo.: oi Max! Tudo bem? Rapaz pior que é verdade mesmo... kkkkkkkk, me acabei de rir aqui com o seu comentário... kkkkkkkkkk

=============================================================================

Realmente tenho muitos mas muitos plugins e scripts não só pro 3ds Max 2018, mas pro Photoshop CC e pro After Effects CC também... kkkkkkkkkk, as telas de todos os meus programas 3d e de edição de imagem e vídeo que uso, realmente tendem com o passar dos "anos" a ficarem bem pequenas mesmo... kkkkkkkk, de tanto atalhos que crio e ícones que só vou clicando e criando as coisas, já facilita e muito a vida pra mim, sabe? rsrs

Mas isso que você falou realmente é verdade. Não posso mais colocar nada na tela do meu 3ds Max 2018. A não ser que compre um monitor de LCD de 40" ou bem maior do que isso...kkkkkkkkk

Muito criativo mesmo seu comentário...rsrs

=============================================================================

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Max Idalgo:
A interface do 3dMax do Danilo tem mais icone do que tela, tem até um icone de copo de cerveja kk. Esse aí nem precisa de imagem no curriculo, poe só o print da tela e pá kk
HAHAHA!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707581.

Total de membros registrados: 135208

Últimos membros registrados: lzfelps, Laurinha33, gustavosaalmeida, IF, DESIGNERS, arqui12, scottbilly103, milesmauro, Kankuro026.

Usuário(s) on-line na última hora: 577, sendo 30 membro(s) e 547 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: lzfelps, gago, clastac, Allen Anderson, Geraldo Nunes, anaritacmoreira70, Moura, IF, DESIGNERS, Ronaldo, Henrique Ribeiro, Laurinha33, Thiago Couto, Adalberto Rocha, Duda, robisonfalco, Juarez, Osvaldo Arquiteto, lima.arthur, Pedro Juliato, Fernandostd44, alxgames, Mauro, JMDesign, Celso Borttoloto, Fabio Catelleno, Gabriel.C, claro_lima, pinart, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.