Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!
Pablo.: oi Pablo! Tudo bem? Esses problemas que dão na modelagem dos softwares 3d com relação a aplicação de modificadores:
turbosmooth ou
meshsmooth, se devem ao fato das suas
edges (arestas 3d) não estarem com
conexões ( connect ) o suficiente em toda a extensão da
malha 3d, para deixar a sua malha 3d fluida, organizada e com as edges seguindo um
fluxo lógico de construção ( preferencialmente com mesmo
espaçamentos, mesma
fluidez e
organicidade na
malha 3d )...
======================================================================
Essa parte de modelagem nos softwares 3d:
Maya 2020, 3ds Max 2020, Houdini, Blender 3d 2.80, Cinema 4D... etc, não importa qual
software 3d você use, todos eles seguem a mesma
regra universal de modelagem.
** Toda
modelagem 3d tem que ser fluida, ter as edges todas ligadas umas as outras, todas conectadas umas as outras, o que nós chamamos de
"edge loops", então você tem que seguir o fluxo correto e contínuo das
"edges loops", para que sua malha 3d possa receber corretamente os modificadores de suavização do
3ds Max 2019 ou superior, como o
"turbosmooth" ou o
"meshsmooth", ou então pode usar o modificador
"Opensubdiv" do
3ds Max 2018...
A seguir posto uma imagem que fiz rapidamente para você no
3ds Max 2018 com a técnica de modelagem chamada de
"box modeling", em que com um único
box ( caixa 3d ), você modela tudo o que quiser no
3ds Max 2018 ou em qualquer outro
software 3d.Na imagem que postei em anexo para você, a
1a. imagem mostra a
malha 3d com a forma do
objeto 3d do meio
(cor cinza) com modificador
"turbosmooth" aplicado no mesmo. Repare que houve problema na malha 3d e que o objeto ficou com as bordas ao redor do furo com
artefatos ( problemas de
suavização na malha 3d ).
Já no
objeto verde ( ainda na
1a. imagem ) foi modelado com a técnica do
"box modeling" e depois foi aplicado um modificador
"turbosmooth" nele. Repare como esse último objeto verde ficou com a
suavização correta depois de ter aplicado o modificador
"turbosmooth" nele.
** Já na
2a. imagem em anexo mostra os tipos de modelagem que usei para dar forma aos objetos 3d. No 1a. objeto modelado somente com shapes ( lines + arcs ) do
3ds Max 2018, o 2a. objeto modelado com modificador "extrude" e o 3a. objeto 3d modelado com a técnica de
"box modeling" no
Max 2018.** Na 3a. e última imagem 3d mostra o caminho das
"edges" dos 2 objetos 3d: o primeiro
objeto 3d ( cor cinza ) está com problemas na malha e o
2a. objeto 3d ( cor verde ) está com a malha correta
( fluxo das edges ).
** OBS.: Na
3a. e última imagem, fiz o
furo interno nos objetos 3d, com o c
ilindro laranja que está na
1a. imagem em anexo.
Existe diversas formas de
modelagem 3d:
(1) box modeling,
(2) poly by poly...etc
** IMPORTANTE.: Quem trabalha bastante com
animação 3d, como os grandes animadores da
Disney, eles estudam
detalhadamente até as
anatomias dos animais, humanos, répteis, aves..etc, tudo o que se possa imaginar, porque as
"edge loops" devem respeitar a anatomia de todos os animais...
Vários
animadores 3d modelam as
edges com um grupo de
"loops" e de
"rings edges", colocando
cores diferentes em cada
grupo de edges que servirá para animar os personagens 3d...
======================================================================
Basicamente as
"edges loops" tem que ser respeitadas seguindo um fluxo contínuo de linhas, basicamente com o mesmo espaçamento ( não obrigatoriamente ), com
4 lados ( sempre ) e evitar ao máximo faces com 3 lados
( triangular faces ) e
"n-gons" ( face com
mais de
4 lados )...etc.
As
edges loops devem seguir o fluxo e devem ser estudadas minuciosamente pelo artista gráfico. No caso de um rosto de um personagem 3d, as
edges loops tem que respeitar os músculos das faces e o animador deve conhecer muito bem as várias animações ( movimentos faciais ) do rosto de uma pessoa, para as edges loops seguirem fielmente esses mesmos movimentos faciais do
rosto 3d...
A seguir te envio alguns
poucos links para você dar uma estudada no conceito das
"edges loops", entender como elas funcionam e como são importantíssimas numa
modelagem poligonal 3d, ok?
1.0- Tutorials- Edge-loops-for-faces ( 3d Total )2.0-
http://www.wings3d.com/?page_id=7663.0-
Game Developers Brasil ( Edges Loops )======================================================================
Espero ter
ajudado de alguma forma.
Boa sorte e bons
estudos!Abraços e
sucesso.
__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...