Oi Neosmar, tudo bem?
Tente fazer o ambiente HDRI com a Dome Light.
A configuração é bem simples e sempre fica bom.
É só criar a Dome Light no centro da cena, ela está na barra de ícones do V-Ray, como mostra a primeira imagem em anexo.
Dai você telca M para abrir o Material Editor, clica no Get Material para abrir o Material/Map Browser e seleciona o VRayHDRI, como mostra a primeira imagem.
Logo no início do painel do VRayHDRI tem o botão com 3 pontinhos para clicar e escolher a imagem HDRI na sua HD.
Para ficar correto precisa marcar a opção Spherical na listinha do Mapping Types logo abaixo, como mostra a primeira imagem em anexo.
Depois disso você arrasta o VRayHDRI para o Slot da textura na Dome Light, como indica a seta azul na primeira imagem em anexo.
Marque a opção Lock Texture To Icon na Dome Light para a imagem girar junto com a Dome Light.
Pronto, agora é só criar uma Physical Camera e ajustar o EV dela conforme a claridade da imagem HDR.
Conforme girar o ícone da Dome Light, a imagem vai acompanhar.
Portanto, se habilitar o modo IPR do V-Ray, vai abrir o Frame Buffer com a renderização Real-Time e poderá ver imediatamente o resultado remderizado enquanto gira a Dome Light, como mostra a segunda imagem em anexo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira