Eu só fiz umas duas cenas de estudo usando esse renderizador aí (pq eu sou 'casado' com o 3ds mas o Blender é a minha 'amante' (XD)).. Mas no geral mesmo o André ta correto.. Só vou dar os meus 'dois-centavos' como se diz e tal...
Primeiramente quanto a usar, no momento do render, o mapa procedural ou o bitmap (q pode ou não ser um RTT, etc..), na minha opinião:
-Como o render, dos programas 3d (o 3ds, o Blender, as vezes até o Maya!!! (=3) e outros (q eu gosto mais q o Maya (=3))...) foca na QUALIDADE e não na AGILIDADE do render (ou seja, se for pra vc fazer uma cena de cinema, é isso aí mesmo.. embora q vai ter frames q levam bastante tempo pra renderizar e tal, mas se vc tiver muita grana vc pode chamar o 'caminhão do IronMan' com um corredor de computadores de rack e tal... q fazem seus renders de 6 horas levarem 2 segundos e tal XD..), nesse tipo de situação, é evidente q vc vai poder dar a preferencia pros mapas procedurais mesmo.
-E, no outro caso, que seria o caso de uma situação onde vc precisa de um render rapido, ou até 'instantâneo' etc... é o caso onde vc (e o renderizador) vai privilegiar à AGILIDADE em detrimento da QUALIDADE... é o caso de engines de game por exemplo.. As engines não aceitam (embora que, trabalhando dentro dos materiais da engine, vc possa até fazer coisa similar, no sentido artistico, etc..) os mapas procedurais dos programas 3d (por exemplo um 'Cellular' ou um 'Wood' do 3ds, não são aceitos nas engines (até pq os renderizadores das engines não tem as logisticas desses mapas e tal...)), então, quando for fazer os objetos pra uso em aplicações interativas, geralmente, vc vai ter q fazer um bake dos mapas... Pra q no render não seja necessario calcular o mapa frame a frame, etc...
Então, resumidamente, se vc visa a agilidade no render (caso de games), é bom fazer bakes, mas se vc quer a "qualidade suprema" (caso de filmes) vc vai usar os mapas mesmo...
Andre Vieira:ja existe algo sobre as RTX no blender , mas é no cicles e é experimental:
Oi Abílio, tudo bem?
Eu tenho certeza que tanto o Eevee como o Cycles serão acelerados por RTX com tudo que tem direito, caso contrário a Nvidia não estaria financiando o desenvolvimento dele como Patron com 120 mil dólares por ano, valor que dá para pagar mais dois programadores em tempo integral.
Agora, o tempo que vai levar para implantar tudo é difícil dizer, até o lançamento da versão 2.8 demorava bastante entre uma versão e outra, agora estão lançando novas versões rapidamente.
Eu imagino que logo teremos boas novidades sobre a integração da tecnologia da Nvidia, tanto é que até atraiu a AMD para patrocinar o programa também e implantar as tecnologias da Radeon.
Ou seja, é aquela concorrência que beneficia principalmente os usuários!
Abração e tudo de bom.
André Vieira
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710588.
Total de membros registrados: 138049
Últimos membros registrados: MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D, barwardbarber, brunluck, felippemarquessss.
Usuário(s) on-line na última hora: 668, sendo 1 membro(s) e 667 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: MossTrimGummiesRezension.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .