Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
PKopp   Salvador, Bahia
RSFX   São Paulo
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Du3D   Goiânia
Lucios Trinity   suzano - são paulo - SP
Leandro Fernandes   Londrina/Curitiba - PR
leon Klinke   Bauru - SP

mapas procedurais no EEVEE?

Por: Abilio  

Em: 01/10/2019 22:36

Ola

qual é a maneira correta de trabalhar com mapas procedurais , que vem com o blender 2.8 , no EEVEE?
 
Para um melhor desempenho é apropriado fazer bakes nos mapas procedurais objeto a objeto?  Se sim qual é a melhor maneira de fazer esses bakes ?
 
Existe algum recurso que faça bake e já aplica automaticamente as texturas criadas nos canais corretos do material do objeto?  você tem tutorial?

o EEVEE uso só placa de video ou tem jeito de usar placa de video e CPU ao mesmo tempo ?
 
obrigado
Oi Abílio, tudo bem?

Eu sinto em não saber como ajudar nestas questões do Blender, ainda não tive tempo de estudá-lo, mas pretendo.

O que posso te dizer é baseado na experiência com outros programas, por exemplo, normalmente o próprio Render faz o Bake dos mapas procedurais na hora da renderização, pois o mapa procedural em si é composto apenas de cálculos matemáticos, ele precisa ser convertido em um mapa de bits (Bitmap) para poder ser exibido como imagem.
Agora, quando o Render não aceita o mapa procedural você pode renderizá-lo para gerar a imagem e usar como textura comum, por exemplo, no 3ds max tem a opção de renderizar os mapas em forma de imagens.

Você só vai precisar de um sistema de Bake mais complexo, igual o Render To Texture do 3ds max ou similar, se quiser mesclar efeitos de renderização com as texturas ou gerar mapas que só podem ser produzidos por traçamento de raios, como Normal Map por exemplo.

De qualquer forma, se o Render não aceitar o mapa procedural e quiser fazer o Bake dele da forma que está no objeto, aplique o mapa no canal Diffuse, Base Color ou Albedo, a nomenclatura depende do programa, Base Color e Albedo são a mesma coisa, Diffuse é diferente mas vai servir para o que deseja, dai faça o Bake deste canal.

O Max aceita gerar os Bakes, criar os materiais com os mapas e aplicar nos objetos, ainda permite mudar entre o material original e o Bake quando quiser, no Blender eu não sei como funciona.

No Max depende do Render que estiver usando para poder renderizar o Bake pela CPU, GPU ou ambas juntas, no Blender deve ser igual.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Eu só fiz umas duas cenas de estudo usando esse renderizador aí (pq eu sou 'casado' com o 3ds mas o Blender é a minha 'amante' (XD)).. Mas no geral mesmo o André ta correto.. Só vou dar os meus 'dois-centavos' como se diz e tal...

Primeiramente quanto a usar, no momento do render, o mapa procedural ou o bitmap (q pode ou não ser um RTT, etc..), na minha opinião:
-Como o render, dos programas 3d (o 3ds, o Blender, as vezes até o Maya!!! (=3) e outros (q eu gosto mais q o Maya (=3))...) foca na QUALIDADE e não na AGILIDADE do render (ou seja, se for pra vc fazer uma cena de cinema, é isso aí mesmo.. embora q vai ter frames q levam bastante tempo pra renderizar e tal, mas se vc tiver muita grana vc pode chamar o 'caminhão do IronMan' com um corredor de computadores de rack e tal... q fazem seus renders de 6 horas levarem 2 segundos e tal XD..), nesse tipo de situação, é evidente q vc vai poder dar a preferencia pros mapas procedurais mesmo.
-E, no outro caso, que seria o caso de uma situação onde vc precisa de um render rapido, ou até 'instantâneo' etc... é o caso onde vc (e o renderizador) vai privilegiar à AGILIDADE em detrimento da QUALIDADE... é o caso de engines de game por exemplo.. As engines não aceitam (embora que, trabalhando dentro dos materiais da engine, vc possa até fazer coisa similar, no sentido artistico, etc..) os mapas procedurais dos programas 3d (por exemplo um 'Cellular' ou um 'Wood' do 3ds, não são aceitos nas engines (até pq os renderizadores das engines não tem as logisticas desses mapas e tal...)), então, quando for fazer os objetos pra uso em aplicações interativas, geralmente, vc vai ter q fazer um bake dos mapas... Pra q no render não seja necessario calcular o mapa frame a frame, etc...

Então, resumidamente, se vc visa a agilidade no render (caso de games), é bom fazer bakes, mas se vc quer a "qualidade suprema" (caso de filmes) vc vai usar os mapas mesmo... 


A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
voces sabem dizer se existe data para o Blender usar toda a capacidade da Nvidia Geforce RTX no EEVEE ?

incluindo o GI/Ray trace em tempo real ?


ja é possivel usar substances no EEVEE 
https://gumroad.com/xolotlstudio



valeu
Oi Abílio, tudo bem?

Eu tenho certeza que tanto o Eevee como o Cycles serão acelerados por RTX com tudo que tem direito, caso contrário a Nvidia não estaria financiando o desenvolvimento dele como Patron com 120 mil dólares por ano, valor que dá para pagar mais dois programadores em tempo integral.
Agora, o tempo que vai levar para implantar tudo é difícil dizer, até o lançamento da versão 2.8 demorava bastante entre uma versão e outra, agora estão lançando novas versões rapidamente.
Eu imagino que logo teremos boas novidades sobre a integração da tecnologia da Nvidia, tanto é que até atraiu a AMD para patrocinar o programa também e implantar as tecnologias da Radeon.
Ou seja, é aquela concorrência que beneficia principalmente os usuários!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre Vieira:
Oi Abílio, tudo bem?

Eu tenho certeza que tanto o Eevee como o Cycles serão acelerados por RTX com tudo que tem direito, caso contrário a Nvidia não estaria financiando o desenvolvimento dele como Patron com 120 mil dólares por ano, valor que dá para pagar mais dois programadores em tempo integral.
Agora, o tempo que vai levar para implantar tudo é difícil dizer, até o lançamento da versão 2.8 demorava bastante entre uma versão e outra, agora estão lançando novas versões rapidamente.
Eu imagino que logo teremos boas novidades sobre a integração da tecnologia da Nvidia, tanto é que até atraiu a AMD para patrocinar o programa também e implantar as tecnologias da Radeon.
Ou seja, é aquela concorrência que beneficia principalmente os usuários!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
ja existe algo sobre as RTX no blender , mas é no cicles e é experimental: 


https://wiki.blender.org/wiki/Reference/Release_Notes/2.81/Cycles
Oi Abílio, tudo bem?

Agradeço pelo link, eu já tinha lido algo sobre isso alguns meses atrás, acho que pouco antes da Nvidia passar a financiar o Blender, então, creio que agora as coisas vão andar mais rápido.
Isso é ótimo para os usuários de 3D, pois tendo um programa gratuito com ferramentas de alta qualidade, os programas comerciais precisarão oferecer algo melhor ou vão sair do mercado.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135160

Últimos membros registrados: JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts, Deidara026.

Usuário(s) on-line na última hora: 742, sendo 23 membro(s) e 719 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reinaldo Silva, brunolacerdal, Hot, Ronaldo Junior, deathstars, Duda, Felipe Duarte, rmagaton, Nuno, Joao Barreto, Abilio, raflixh, cristian rocha da silva, Henrique Ribeiro, Ronaldo, Eduardo Ramos, Thiago Couto, lucielen, nakan14, Fernando Cunha, SaavedraCG, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.