Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

VertexMultimedia   Rio de Janeiro - RJ
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
MMaximuss   Sâo Bernardo do Campo - AC

Portfólios Ver Mais

farcfox   Rio de Janeiro RJ - RJ
Fellipe_jf   Brasil - AC
Thiago Luz   Poços de Caldas
stunlight   Campos dos Goytac - RJ - AC

Dúvida sobre Modelagem 3D

Por: ThiagoTJ  

Em: 16/10/2019 13:49

Olá pessoal tudo bem?
Sou novo na área de arte 3D e é uma área que eu escolhi seguir pois envolve tudo o que eu gosto muito,porém tenho uma dúvida,poderiam me ajudar?
Na busca de cursos de 3DModel me deparo com a seguinte dúvida:
Para começar a aprender esta área de modelagem 3D é preciso mesmo eu saber desenhar muito bem?Alguns cursos dizem que não precisa saber desenhar e é só começar a modelar,mas não é tão convincente,pois me parece apenas um desejo de vender o produto.Me veio esta dúvida porque eu consigo copiar coisas,sempre tive facilidade com isso,conheço algumas coisas sobre desenho mas nada tão absurdo,mas queria saber de vocês que já tem uma experiência nesta área se eu devo aprimorar minhas habilidades com desenho antes de entrar de cabeça no mundo 3D.
Muito obrigado pessoal ;D
penso que saber desenhar ajuda, pois a pratica do desenho ajuda no entendimento de dimensão e proporção, mas não é essencial e há quem tenha boa proporção de escala e etc só de olho, mas sem coordenação motora para desenho. Se é o que vc quer, pode começar seus estudos 3d sem medo! Agora qual programa usar depende do que vc quer, recomendo zbrush para desenho tipo personagens ( vc modela com uma caneta como se o modelo 3d fosse semelhante a massinha, dessas de criança saca ) e 3dsmax para maquetes eletronicas. Existem muitos tipos de programas e finalidades.
Max:
penso que saber desenhar ajuda, pois a pratica do desenho ajuda no entendimento de dimensão e proporção, mas não é essencial e há quem tenha boa proporção de escala e etc só de olho, mas sem coordenação motora para desenho. Se é o que vc quer, pode começar seus estudos 3d sem medo! Agora qual programa usar depende do que vc quer, recomendo zbrush para desenho tipo personagens ( vc modela com uma caneta como se o modelo 3d fosse semelhante a massinha, dessas de criança saca ) e 3dsmax para maquetes eletronicas. Existem muitos tipos de programas e finalidades.
Obrigado Max pelas dicas,vou guardá-las e aplicar
Oi Thiago, tudo bem?

Seja bem-vindo ao site e pode contar com a gente para tudo que precisar nos seus estudos.
Modelagem 3D é uma delícia, é uma terapia!

Eu concordo plenamente com o Max, saber desenhar ajuda nas proporções e perspectiva, mas isso são apenas detalhes que você vai pegar logo de outras formas.
Igual saber pintar tela à óleo, por exemplo, ajuda na teoria das cores, na composição da cena, mas basta a pessoa ter bom gosto que vai aprender a mesma coisa de outra forma.
Eu conheço muita gente que não desenha nem um coração direito e modela muito bem no 3ds max ou no Z-Brush.

O que ajudaria realmente é se você soubesse esculpir de verdade, porque dai o Z-Brush cairia como uma luva, era só se adaptar a interface e pronto.

Existem vários métodos de modelagem e a escolha depende do que pretende fazer, como o Max disse.
O 3ds max é um programa generalista, ou seja, você faz de tudo com ele, até animar, mas se quiser criar personagens super detalhados vai ser bem mais fácil no Z-Brush, da mesma forma, se pretende modelar veículos e produtos manufaturados, um programa de CAD que modela em NURBS como o Rhino é mais indicado, mas no final vai terminar no 3ds max para animar e renderizar ou no Unreal se for criar aplicação interativa.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre Vieira:
Oi Thiago, tudo bem?

Seja bem-vindo ao site e pode contar com a gente para tudo que precisar nos seus estudos.
Modelagem 3D é uma delícia, é uma terapia!

Eu concordo plenamente com o Max, saber desenhar ajuda nas proporções e perspectiva, mas isso são apenas detalhes que você vai pegar logo de outras formas.
Igual saber pintar tela à óleo, por exemplo, ajuda na teoria das cores, na composição da cena, mas basta a pessoa ter bom gosto que vai aprender a mesma coisa de outra forma.
Eu conheço muita gente que não desenha nem um coração direito e modela muito bem no 3ds max ou no Z-Brush.

O que ajudaria realmente é se você soubesse esculpir de verdade, porque dai o Z-Brush cairia como uma luva, era só se adaptar a interface e pronto.

Existem vários métodos de modelagem e a escolha depende do que pretende fazer, como o Max disse.
O 3ds max é um programa generalista, ou seja, você faz de tudo com ele, até animar, mas se quiser criar personagens super detalhados vai ser bem mais fácil no Z-Brush, da mesma forma, se pretende modelar veículos e produtos manufaturados, um programa de CAD que modela em NURBS como o Rhino é mais indicado, mas no final vai terminar no 3ds max para animar e renderizar ou no Unreal se for criar aplicação interativa.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bom dia Andre,muito obrigado pelas dicas,realmente vão me ajudar e muito nesta primeira etapa do meu aprendizado pois assim eu posso me focar em estudos mais focados no 3D mesmo,sem me preocupar se estou começando direito,para mim é muito importante estas dicas de quem entende para eu começar num caminho mais claro.Meu objetivo é trabalhar no setor de entretenimento,em específico em games,curto muito animar e criar coisas 3D,mesmo que nunca tenha feito isso na vida,porque quando eu penso nisso me traz muita satisfação haha.Obrigado de coração
Oi Thiago, tudo bem?

Você já tem todos os pré-requisitos para modelar bem, que é gostar e querer fazer o negócio, eu senti o mesmo que você há 25 anos atrás e por isso estou aqui hoje.

Se deseja trabalhar com qualquer tipo de animação ou aplicação interativa 3D como Games, certamente o 3ds max é a melhor opção no mercado, o mais usado pelo menos até agora.

Modelar em si é super fácil, só precisa pegar o jeito de fazer algumas coisas direito como criar os Loops de Edges nos lugares certos, é aquele lance do Neo no filme Matrix quando ele começa a ver a programação por trás das coisas, você tem que começar a ver as coisas em polígonos.

Tudo é feito bem quadradão, bem bruto para facilitar, igual o início de uma escultura real, dai no final a gente aplica o modificador TurboSmooth para suavizar.

Bem basicamente, você inicia com um Plane colocando 1 x 1 Segment nele para ter apenas uma face 3D, como mostra a primeira imagem em anexo.
Dai você clica com o botão direito na Viewport e escolhe a opção Convert To > Editable Poly no menuzinho que aparece.
Pronto, agora você tem acesso aos Sub-Objects no painel Modify, geralmente vai modelar a maior parte pelo Edge, que está destacado na imagem em anexo.

Com ele acionado você pode selecionar a lateral das faces 3D e mover segurando a tecla Shift para criar um novo polígono a partir daquela Edge, como mostra a segunda imagem em anexo.
Assim você vai dando a forma na superfície do jeito que quiser.

Para fazer tudo que precisa você tem que estudar os Sub-Objects do Editable Poly e os comandos de cada um deles que aparecem no Edit, então, tem o Sub-Object Vertex e vários comandos dele no Edit Vertex, dai tem o Sub-Object Edge e os comandos dele no Edit Edges, o menu Edit muda conforme o Sub-Object.
Também precisa conhecer o esquema do Ring e Loop para selecionar uma fileira completa de Edges e agilizar as coisas.

Por exemplo, para criar uma face entre duas Edges você vai usar o Bridge, como mostra a terceira imagem em anexo.
É só selecionar duas Edges e clicar na caixinha do lado do botão Bridge para aparecer os controles dele na Viewport.

No final você desliga os Sub-Objects e aplica o TurboSmooth para suavizar, como mostra a última imagem em anexo.
Ele fica na lista do painel Modify e só precisa aumentar o valor do Interations, mas tome cuidado, não passe de 4 porque deixa o Mesh muito denso e pode travar o PC.
Se com 2 ou 3 não ficar bom é porque precisa de mais polígonos no objeto, mas normalmente os iniciantes pecam por criarem muito mais polígonos do que o necessário do que por criar polígonos de menos.

O básico de tudo é isso.

Qualquer coisa que precisar é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710588.

Total de membros registrados: 138049

Últimos membros registrados: MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D, barwardbarber, brunluck, felippemarquessss.

Usuário(s) on-line na última hora: 663, sendo 1 membro(s) e 662 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: MossTrimGummiesRezension.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.