Oi drvb, tudo bem?
1- O Terrain do 3ds max é bom para criar a forma do terreno a partir das curvas de nível, porém, ele não consegue gerar uma geometria editável com polígonos quadrados, a malha é formada só de triângulos, como mostra a imagem 1 em anexo, e dai fica impossível editar.
Para estes casos existe o processo chamado de retopologia, tem várias ferramentas que são usadas em situações diferentes, mas no seu caso o Conform do Ribbon Menu é certamente a melhor opção.
2- Primeiro você precisa entrar na vista Top e criar um Plane pegando todo o terreno, mas sem ultrapassar as bordas dele, igual aparece na imagem 3, coloque a resolução que desejar, mas tende manter os polígonos quadrados e não retangulares, como mostra a imagem 2.
No final mova o Plane para cima até ficar mais alto do que o terreno, como aparece na imagem 2.
3- Depois, clique com o botão direito na Viewport e escolha a opção Convert To > Editable Poly no Quad Menu para converter o Plane em Poly, pois apenas objetos Poly são aceitos.
Assim, terá acesso ao PolyDraw que fica dentro do Freeform, como mostra a imagem 3, se o Ribbon Menu estiver fechado você abre clicando no ícone marcado na imagem.
Agora precisa clicar na setinha do lado do ícone do Draw On e escolher a opção On Surface, dai ficará com o ícone igual o que está na imagem 3.
Do lado do Draw On aparece o botão Pick, clique nele e clique no terreno gerado com o Terrain, assim, o nome dele aparece no lugar do botão Pick, igual está na imagem 3.
Dai é só clicar no Conform e pintar arrastando o mouse sobre o Plane para ele ser conformado com o terreno.
OBS: A disposição dos recursos pode estar diferente no seu Ribbon Menu conforme a opção de exibição que escolher.
4- Afaste um pouco a vista para pintar que vai mais rápido, também pode mudar de vista se quiser, aos poucos o Plane vai tomando a forma do terreno igual mostra a imagem 4.
5- No final você tem um terreno em Poly com polígonos quadrados que é fácil de editar.
Porém, para aplicar o Populate você precisará tirar uma cópia do terreno e deletar todos os polígonos onde não terá população, dai aplica o Populate nesta cópia para ficar mais leve e calcular mais rápido.
Abração e tudo de bom.
André Vieira