Populate:Terrain "Não consigo arrumar a topologia"

Por: drvb  

Em: 02/01/2020 21:34

É o seguinte o terreno é gerado de curvas de nível de autocad, tem mais de 1km de extensão.
Eu aplico compound > terrain até tudo bem, o problema é na hora de cortar e fazer um canal "dique" e tenho que cortar o terreno nao consigo mais de uma vez, porque certamente é por causa da tpologia do terreno que ta toda triangulada (triangulos_poligonos), só que na hora de passar o populate ele trava e fica eternamente pensando, ja fiquei mais de uma hora e nada sempre trava.
ALguem tem algum metodo ou outro plugin?
att
Daniel
Oi drvb, tudo bem?

1- O Terrain do 3ds max é bom para criar a forma do terreno a partir das curvas de nível, porém, ele não consegue gerar uma geometria editável com polígonos quadrados, a malha é formada só de triângulos, como mostra a imagem 1 em anexo, e dai fica impossível editar.

Para estes casos existe o processo chamado de retopologia, tem várias ferramentas que são usadas em situações diferentes, mas no seu caso o Conform do Ribbon Menu é certamente a melhor opção.

2- Primeiro você precisa entrar na vista Top e criar um Plane pegando todo o terreno, mas sem ultrapassar as bordas dele, igual aparece na imagem 3, coloque a resolução que desejar, mas tende manter os polígonos quadrados e não retangulares, como mostra a imagem 2.
No final mova o Plane para cima até ficar mais alto do que o terreno, como aparece na imagem 2.

3- Depois, clique com o botão direito na Viewport e escolha a opção Convert To > Editable Poly no Quad Menu para converter o Plane em Poly, pois apenas objetos Poly são aceitos.
Assim, terá acesso ao PolyDraw que fica dentro do Freeform, como mostra a imagem 3, se o Ribbon Menu estiver fechado você abre clicando no ícone marcado na imagem.

Agora precisa clicar na setinha do lado do ícone do Draw On e escolher a opção On Surface, dai ficará com o ícone igual o que está na imagem 3.
Do lado do Draw On aparece o botão Pick, clique nele e clique no terreno gerado com o Terrain, assim, o nome dele aparece no lugar do botão Pick, igual está na imagem 3.

Dai é só clicar no Conform e pintar arrastando o mouse sobre o Plane para ele ser conformado com o terreno.

OBS: A disposição dos recursos pode estar diferente no seu Ribbon Menu conforme a opção de exibição que escolher.

4- Afaste um pouco a vista para pintar que vai mais rápido, também pode mudar de vista se quiser, aos poucos o Plane vai tomando a forma do terreno igual mostra a imagem 4.

5- No final você tem um terreno em Poly com polígonos quadrados que é fácil de editar.

Porém, para aplicar o Populate você precisará tirar uma cópia do terreno e deletar todos os polígonos onde não terá população, dai aplica o Populate nesta cópia para ficar mais leve e calcular mais rápido.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707596.

Total de membros registrados: 135218

Últimos membros registrados: Defending, André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews.

Usuário(s) on-line na última hora: 965, sendo 26 membro(s) e 939 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Duda, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Adalberto Rocha, Corró, Fabio Catelleno, Vladis, JMDesign, Juarez, marcola, Defending, magster, gago, André.fs, Le_Andro, Andrezão de Paula, Roberto Movanni, Victor Mendonça, MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Baldo, Eber.Silva, Fabio Amorim, nandao, Geraldo Nunes, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.