Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafael Reis   Rafael Reis - AC
resident11   Piracicaba - SP
Rafa Gare   São Paulo
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP

Portfólios Ver Mais

Sahimon   cocal do sul - SC
Fellipe_jf   Brasil - AC
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ

Melhorar a superfície no Rhino

Por: Starter  

Em: 02/02/2020 20:42

Galera, estou importando uns modelos 3d para o Rhino a fim de transformá-los em sólidos, estou usando o plugin T-Spline, mas o resultado final de alguns modelos não está me agradando a topologia das superfícies.
Queria saber se existe alguma forma de mudar as edges geradas automaticamente pra ter uma topologia melhor um pouco.
Abaixo tem um modelo de uma cadeira importada como obj, a malha dessa cadeira está muito bem feita, mas quando é convertida no T-Spline, as superfícies geradas ficam um pouco estranho, como mostra a outra figura.

Será que existe alguma forma de alterar terar essas superfícies pra ter uma topologia melhor do modelo?
Prezado Starter, boa noite,

Procure os tópicos onde estamos debatendo a respeito do plugin Quad Remesher da empresa EXOSIDE.

Já amplo e farto material didático e opiniões sobre este plugin que certamente vai resolver seu problema - satisfatoriamente.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Belo modelo, Starter. Parabéns!
Marcelo Baglione, obrigado pela resposta, mas o meu problema em si não está na retopologia da mesh, que se for ver na imagem que mandei, ela está muito boa, o problema se encontra quando eu levo pro Rhino e converto ela pra nurbs, aí a superfície do modelo não fica legal.

Na verdade estou fazendo esse procedimento pq eu preciso de alguns modelos que são mesh, serem convertidos pra CAD, aí preciso transformar em sólidos, e o procedimento que consegui fazer foi importar essa mesh pro Rhino e usar o plugin T-Spline que converte pra nurbs e depois exporto em formatos que programas CAD irão reconhecer e conseguir trabalhar normalmente.

Aí essa conversão que o T-Spline faz, até que funciona em CAD tranquilamente, mas a topologia do modelo não fica legal. O plugin Quad Remesher faz a topologia de uma Mesh ruim para outra Mesh boa, mas não resolve o problema de converter uma Mesh pra sólido ou superfície.

Por isso perguntei se teria alguma forma de melhorar essas superfícies lá no Rhino, pra depois eu exportar em formatos como STL, SAT, DWG entre outros.
Oi Starter, tudo bem?

Infelizmente eu não vou saber como te ajudar nesta questão porque não conheço o Plug-in T-Spline.
Eu sei que ele é um sistema de retopologia de Mesh para NURBS e pelas imagens que mostrou, realmente houve algum problema na conversão de certas partes do Mesh.

Olhando na imagem eu tenho a impressão que algumas áreas estão invertidas, já que não aparece o aramado.
Você já tentou inverter estas faces para ver se fica correto?
Pois parece que a conversão da topologia foi bem feita, apenas inverteu estas faces.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Conheço o plugin, mas vou desenvolver mais em outro tópico. O caminho inverso, acho que já foi realizado pelo Master.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu só sabia da existência do Plug-in Mesh2Surface para fazer retopologia de Mesh para NURBS no Rhino.
Há um tempo atrás eu postei duas notícias sobre ele aqui no site, estão nos links abaixo:

https://3d1.com.br/noticia/68306

https://3d1.com.br/noticia/68086

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707625.

Total de membros registrados: 135234

Últimos membros registrados: jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc.

Usuário(s) on-line na última hora: 821, sendo 26 membro(s) e 795 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, marcola, mastermax, nandao, Carlos E. Nogueira, Garage29, Daniel Monteiro, Duda, Joao Barreto, Juarez, Baldo, Eber.Silva, Gabriel.C, deathstars, Eng Damasceno, Reinaldo Silva, Abilio, Eduardo Ramos, Henrique Ribeiro, Gibran Farfud, mixel.amorim, marcio.alain, Fernando Cunha, ricardo duarte, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.