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Project Lavina ou unreal engine ?

Por: Abilio  

Em: 13/02/2020 13:29

ola

para render Ray Tracing Real-Time de maquetes qual soft é mais facil de trabalhar : Project Lavina ou unreal engine ?

um que seja só abrir o arquivo e a cena ja esta toda importada ?


é possivel trabalhar com 
cenas do V-Ray no Blender para depois importar no Project Lavina ?

obrigado

Oi Abílio, tudo bem?

Parece uma pergunta fácil, mas é dificílima de responder poque eu teria que fazer um vídeo de pelo menos umas 2 horas para mostrar porque é impossível ser mais fácil montar uma cena em qualquer Soft DCC se comparado com qualquer Engine de Game.

Os Engines de Games foram feitos para montar cenas, que é o principal trabalho na área de maquete, já que a modelagem é apenas da alvenaria e depois montam a cena com móveis e objetos de decoração de bibliotecas.
Mas as bibliotecas no Max e em qualquer Soft DCC contém apenas o Mesh do objeto com materiais e texturas, enquanto que, nos Engines são objetos que simulam a realidade, por exemplo, uma TV não é só o Mesh e os materiais, ela liga, desliga, toca o vídeo que você definir com som e tudo mais, uma porta não é apenas uma porta, pode ser uma biblioteca completa de portas que você alterna entre elas com 1 clique, ainda pode deixar aberta ou fechada no ângulo que quiser, modificar materiais e outras propriedades facilmente.
Mesmo que não vá fazer uma maquete interativa, montar e principalmente animar com objetos "inteligentes" como estes facilitam absurdamente a vida.
É só ver a quantidade de vídeos no Youtube chamados de Speed Level Design, onde o artista monta cenas complexas e gigantes em poucas horas no Unreal, Unity e outros Engines.

O Lavina é ótimo para Ray Tracing Real-Time, mas não foi feito para montar as cenas, a montagem continua sendo da forma antiga que fizemos nos últimos 20 anos usando programas tipo DCC.
Além disso, ele calcula tudo por Ray Tracing, coisa que exige muito mais do sistema, diferente do Unreal que pode calcular tudo por Ray Tracing, mas também aceita uma renderização híbrida com rasterização e Ray Tracing, agilizando bastante as coisas e tornando até interativo a mais de 60 Frames por segundo.

Eu não usei o Lavina e não sei qual a facilidade para configurar materiais lá, porque se tiver que configurar os materiais ainda nos Softs DCC não vejo grande vantagem, pois não terá mudado nada em relação a técnica que sempre usamos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


mas para cenas estaticas em  Ray Tracing Real-Time feitas no blender .

no  Lavina 
rola de só abrir a cena inteira de uma vez só ,com malha - texturas - materiais - etc ... , e fazer algumas pequenas configurações como luz e camera e tirar uma foto ?

seria adequado usar o Vray no blender para a cena ser salva no formato correto ?
Oi Abílio, tudo bem?

Eu acredito que sim, você vai importar a Vrscene criada em outro Soft, inclusive no Blender com V-Ray, dai poderá editar luzes, materiais e tirar a foto.
Porém, o trabalho que terá para chegar no ponto de exportar a VrScene é o mesmo que sempre teve nos Softs DCC, pois se vai configurar a Vrscene num programa 3D, vai ter que modelar e configurar as luzes e materiais lá da forma lenta e antiga, usando o Project Lavina somente como um Render final.
Ele será muito mais útil se oferecer todo o sistema de materiais e texturização do V-Ray, porque dai só precisa exportar os objetos sem materiais e sem iluminação para trabalhar na cena vendo tudo em tempo real dentro do Lavina.
Mesmo assim a montagem da cena sem materiais ainda será feita num Soft DCC da forma antiga como sempre foi.

Num Engine de Game você também vê tudo em tempo real enquanto trabalha na cena, porém, pode criar objetos e sistemas inteligentes para fazer as coisas mais comuns automaticamente, isso agiliza absurdamente a montagem da cena.
Então, enquanto um cara faz uma cena completa no sistema antigo, com ou sem Lavina, num Engine devidamente preparado o mesmo cara faz 5 cenas completas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


o que é VrScene ?
como eu crio uma ?
é só salvar a cena no blender com este formato ?

sera que os mapas de textura procedurais do vray poderão ser usados no lavina ?

e os materiais : seriam os mesmos pbr que funcionam no blender ?

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