Oi Abílio, tudo bem?
Vrscene é um arquivo 3D igual o formato MAX ou OBJ, por exemplo, mas é gerado pelo V-Ray com todas as luzes e materiais, então, você pode renderizar em qualquer programa 3D com o V-Ray como se tivesse criado no próprio Soft.
É a melhor forma de transferir uma cena 3D entre programas se todos tiverem o V-Ray.
No 3ds max você cria a Vrscene através do V-Ray Scene Exporter, que fica no Quad Menu do botão direito do Mouse, se não me engano tem na Toolbar também.
Ele abre uma janelinha com algumas opções, mas basicamente é só exportar.
Você pode ter mais informações neste link:
https://docs.chaosgroup.com/display/VRAY4MAX/V-Ray+Scene+ExporterNo Blender eu não sei como funciona, mas deve ter o V-Ray Scene Exporter também.
Não sei dizer se poderá usar os mapas procedurais do V-Ray no Lavina, mas eu creio que sim, pois seria um absurdo não poder.
Agora, os do 3ds max devem ser transformados em texturas e não poderá mais editar proceduralmente, a não ser que tenha um mapa igual do próprio V-Ray para substituir na exportação.
Os materiais aceitos na Vrscene e provavelmente também no Lavina são os materiais do V-Ray, não sei se todos eles, mas o VRayMtl é certeza.
Porém, no Lavina a interface dos materiais será diferente da que está acostumado no 3ds max ou Blender.
Materiais nativos do 3ds max e Blender não devem ser aceitos, a não ser que sejam traduzidos e nunca é bom traduzir materiais porque não fica perfeito.
Veja que isso tudo é suposição, pois o programa acabou de sair e eu nunca testei, apenas vi alguns vídeos como quase todo mundo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira