Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mse   Novo Hamburgo
Raphael Braga   Belo Horizonte-MG - AC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Grasiano   Campo bom - RS - RS
resident11   Piracicaba - SP

Portfólios Ver Mais

fejao   São Bernardo / SP / Brasi
kai   São Paulo - SP
tiagoizaltino   Limeira, Int. de SP - AC

Pequena dúvida (ZBrush 2019-2020)...

Por: Danilo  

Em: 04/05/2020 13:21

Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Estava estudando um pouco ZBrush 2019 e me deparei com uma pequena dúvida sobre "alphas" no programa. Normalmente os mapas "alpha" no software são texturas P&B ( preto e branco )...

============================================================================

Então quando você cria um "alpha" no ZBrush 2019 ou seleciona um dos vários que já vem com o programa, nós desenhamos na superfíce do mesh 3d a mesma forma do "alpha" do programa...

Tava vendo que tem como inverter as cores do "alpha" no ZBrush 2019, ou seja, aonde era preto fica branco e vice versa. Só que não descobri ainda se tem alguma tecla de atalho que faz essa inversão do "alpha" do ZBrush 2019...

** Pergunta.: Alguém saberia me informar, por favor, qual a tecla que tecla de atalho que faz essa inversão do "alpha" do ZBrush 2019?

A segunda imagem é exatamente o mapa de "alpha" do programa com as cores invertidas.

============================================================================

Estou anexando duas imagens bem simples para vocês entenderem melhor a minha dúvida.

Desde já agradeço a todos.

Abraços e muito sucesso a nós todos...

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Pessoal, descobri como se faz, é só apertar com o botão control em cima do "alpha" e selecionar depois no mesh 3d, que aí o mapa "alpha" do ZBrush 2019 fica invertido ( aonde for preto fica branco e vice versa ).

======================================================================

Existe a opção também de apertar no botão "alt" quando o "alpha" estiver ativo no ZBrush 2019 que ele já cria o efeito "alpha" com as cores invertidas...

Deixei aqui a resposta que descobri mesmo "fuçando" o programa...kkkkkkkk para que possa ajudar quem por ventura tiver essa mesma dúvida algum dia.

Abraços e sucesso a todos!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Desculpe não ter visto antes a sua mensagem e agradeço por voltar e postar a solução, assim, quem estiver pesquisando no Google poderá encontrar a resposta, como você pode ver nas estatísticas no pé das páginas, temos muitos visitantes que estão apenas lendo e pesquisando, enquanto os conectados que realmente participam são poucos.

Sobre o Z-Brush, não sou bom nele, mas gosto muito do programa e essa questão eu saberia responder.
Tudo que precisar nos Brushes está nas teclas Shift, CTRL, ALT e nos botões do Mouse, pois o objetivo é que esteja tudo na mão sem precisar ficar acessando ícones e paineis durante a escultura.

OBS: Além dos Alphas, onde preto cria depressão e branco cria relevo, também tem os Brushes 3D que usam Vector Displacement em vez de Alpha, então, é a mesma diferença do Bump e do Normal Map no 3ds max, enquanto o Bump usa tons de cinza, o Normal Map usa RGB.
Portanto, os mapas de Vector Displacement são como Alphas 3D que permitem deformar também em X e Y e não apenas em Z como acontece com os tons de cinza.

Por exemplo, você pode criar uma orelha completa e perfeita com 1 clique usando um Vector Displacement de orelha, que pode ser gerado a partir do Mesh 3D dela, ou seja, você modela o detalhe apenas uma vez na vida, gera o Vector Displacement e depois pode reproduzí-lo para sempre com 1 clique!
Pesquise sobre isso.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Bem legal o seu post, praticamente gosto muito de usar o ZBrush para modelagem de troncos de árvores em "close" ( muito próximo da lenta da câmera 3d ), pois os brushes que ele gera na malha mesh 3d ( modelada no 3ds Max 2018 ) do tronco é uma coisa incrível...

===========================================================================

A modelagem dele por ZSpheres é ótima e facilita muito quem quer modelar uma árvore 3d com vários galhos, pois o processo de escultura digital com as "Zspheres" é uma coisa fantástica. 

Comecei a me interessar pelo ZBrush desde o lançamento do curso dele aqui pela 3d1 pelo professor "Arkaiko". Não adquire o curso dele de ZBrush na época ( acho que foi em 2012 ), mas vi o vídeo de lançamento do curso dele do programa e só pelo vídeo deu pra perceber que ele sabia bastante de ZBrush... rsrs

** O lançamento do curso dele aqui, se não me engano foi em 2012, em 2014 eu instalei a versão já do ZBrush na época e venho brincando com ele desde hoje.

** Como o meu foco é mais a área aonde atuo mais, que é a de ArchViz ( Architectural Visualization ), então tento concentrar meus esforços mais nessa área usando o 3ds Max + alguns programas de tecnologia BIM...

Porém atualmente venho estudando muito o After Effcts CC ( que você me indicou naquele post meu da vinheta da casa 3d que fiz ) e venho estudando bem mais o ZBrush 2019 também, principalmente a parte de "escultura digital" que é o forte dele + ferramentas dele de texturização que são ótimas ( como o "spotlight" ) que cria efeitos incríveis.

===========================================================================

Pena que nunca mais vi por aqui o professor "Arkaiko" ( que era o instrutor de ZBrush ) aqui da 3d1. Ele também tinha trabalhos bem realistas em 3d com o 3ds Max e sempre acompanhava os trabalhos dele por aqui. Tem um pessoal aqui do passado que faz muita falta, parece que sumiram do mapa mesmo... kkkkkkkkkk

** Com relação a questão da orelha e do vector displacement fiquei impressionado. Já conhecia o vector displacement do ZBrush 2019, porém não sabia que ele era tão poderoso assim não... rsrs

Pode deixar que vou pesquisar sim mais sobre isso. Obrigado.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Desculpe pela demora para responder, não tinha visto a sua mensagem.

Acho que você faz muito bem de estudar estes programas que aparentemente não são voltados para ArchViz, pois com o avanço da CG e das apresentações de projetos arquitetônicos acaba desaparecendo esta barreira entre Softs de ArchViz, VFX, Games e tudo mais.

Você mesmo viu ótimas apresentações de arquitetura feitas no After e resolveu estudar para fazer também e o After é um Soft de Motion Graphics e composição de vídeo comerciais, mas é perfeito para criar vídeos para arquitetura e qualquer outra área.

O Z-Brush pode parecer que é apenas para personagens e Sci-fi, mas não, ele é perfeito para adicionar detalhes em arquitetura, por exemplo, para móveis estofados e tecidos, pois é fácil adicionar costuras, realçar dobras e vincos, além de outros detalhes, sem falar em revestimentos, muros de pedra, arebescos, etc.

Olha o Unreal, foi feito para Games e se tornou perfeito para arquitetura!

Sobre pintura 3D, sei que o Z-Brush é bom nisso, mas o Substance Painter é sensacional, principalmente se a pessoa sabe usar também o Substance Designer, pois dai é um Workflow imbatível.

Sobre artistas antigos do site, você viu esta semana que o Sandro Medeiros publicou um vídeo da maquete interativa que ele criou no Unreal?
O Sandro tem cadastro desde 2003!!!

Eu lembro até hoje de um corredor de hospital que ele postou, foi a primeira cena bem realista que vi de maquete.

Muitos usuários antigos as vezes nem atuam mais com 3D, de vez em quando aparece algum antigo falando que está retornando, como o Ricardo Capelo que me enviou email dias atrás.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707608.

Total de membros registrados: 135227

Últimos membros registrados: mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark.

Usuário(s) on-line na última hora: 1204, sendo 28 membro(s) e 1176 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: D2_Unrio, hawph, mastermax, Junior, Moura, Thiago Couto, TadeuB79, Gabriel, rodneitjr, gilson antunes, Le_Andro, Willmitnick, Frederico Wagner N. R., Henrique Ribeiro, Eber.Silva, Carla Franco, Pedro Juliato, Juarez, Leonardo, Carlos E. Nogueira, Duda, Reinaldo Silva, Fernando Cunha, SaavedraCG, marcio.alain, ricardo duarte, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.