Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Tutan   Maringá Pr - PR
decosouza   Rio de Janeiro - RJ
Uilian   Santa Maria
Osvaldo   São Paulo - Brasil - AC
tiaocarreiro   sao jose do rio preto

Portfólios Ver Mais

Sidaum3D   Joinville
Matheus Santana   campinas sp - SP
Mandinha   Lisboa - Portugal - AC
xavaridermiro   curitiba - PR

CAT 3ds max 2010

Por: Allencar  

Em: 12/05/2020 12:11

  Bom dia! É possível instalar o CAT no 3ds max 2010, parece que vem integrado a partir da versão 2011..,
Respondendo de uma maneira mais curta : Acho q não... (=D)

O 3dsMax2010 eu achei ruim (praticamente n usei mesmo), acho q hoje em dia n vale a pena usar n, nem num pc fraco...

Eu usei bastante o 7, eu usei um pouco o 2010 pelas propagandas do "Graphite Modeling Tools" (é uma toolbar com icones bonitinhos q tem quase tudo no menu lateral (da direita, no modifier edit poly etc..)), mas bem pouco mesmo pq tinha problemas (q faziam o 3ds dar crash e tal então n recomendo o 2010)...

Pouco tempo depois (de eu n ter gostado muito do 2010) eu peguei o 2011 e foi lindão mesmo, acho q o 2011 foi o q eu (e muita gente tbm, por exemplo os caras q fizeram os 3d daquelas novelas biblicas famosas e tal (eles falaram isso, numa daquelas "Autodesk University", acho q a de 2015)) usei por mais tempo (agora acho q o 2014 tá ganhando XD)... era estável (era rarissimo de dar coisa como crash e etc..) e era bem facil de instalar um V-ray, fumefx e afterburn (plugins q eu gostava bastante XD) e tal e tava bem mais ergonomico/intuitivo pra uma questão de modelagem poligonal...

O CAT eu acho legal até, mas só usei pra testar uns personagens e tal... Se é pra coisa mais simples ou testagens da malha numa animação simples de andar, coisa assim, eu acho o CAT legal... até pra determinadas questões de cena, q o CAT automatiza ou simplifica bastante (por exemplo um personagem subir uma escada, etc..), mas o CAT é meio q uma 'muleta' mesmo.. dá pra vc usar legal nos personagens e tal, mas NUNCA vai substituir um rig bom... (por exemplo c nunca vai ver um animador ou rigger fodão dizer q animou os personagens usando um 'CAT' XD..)... 

Mas o CAT é inferior, quanto à usabilidade direta e versatilidade, a um rig bom q vc fizer... enfim... Eu recomendaria o 2011 ou o 2014 (lembro q troquei pro 2014 em 2015 XD.. e foi por causa de um amigo fodão das particulas e tal (pq no max 2014 tinha umas coisas de particulas q nos anteriores vc teria q pagar tipo 10mil dolares pra poder ver e tal XD)) se tiver um pc mais fraco e tal... o 2012 nem usei e o 2013 dava problema de crash no render com o V-ray então só instalei e nem usei mesmo heuhue... 

Mas é, tenta dar uma estudada da disciplina de Rigging e tal, tem videos bons inclusive da Autodesk nesse sentido, no youtube e tal... Vê coisas como Hierarquia, FK, IK, constraints, o uso de parametros, motion capture e motion capture de MIDI, controladores, fazer scripts simples pra controlar essas coisas, etc.. 

Ah é né... pra mim, a questão da Animação propriamente dita pode ser dividida mesmo em duas disciplinas (Rigging e Animação), vc pode ter (fazer) uma animação sem rig nenhum (só com FKs), mas isso só ficaria bom se vc fosse realmente muito bom em animação (se fosse um estudioso ou sabido-mesmo das teorias e técnicas classicas da animação, inclusive questões de 'spreadsheet' e etc..) e levaria certo tempo, o Rigging é um conjunto de tecnicas q vão facilitar bastante essas questões...  


Eu acho q é isso aí... resumidamente eu recomendaria o 3dsMax2014.. pra um pc (hoje em dia) considerado 'fraco' e tal... 

(e pra ser franco, detestei o 2018 e o 2019 (instabilidade é 'apelido' pra esses!).. to vendo um pouco do 2020 agora e tal... é... vamos ver... XD...(mas pra modelar mesmo, q é o q eu mais to fazendo hj em dia, ainda uso o 2014 =D... só pra uns trampo, mais raros, de animação, eu uso o 2020 (ganhei licença até =3.. mas n curto muito aquele negocio de 'highlight' dos models e tal :z.. e já me deu uns crash XD))) 

 

Edit (VIDEO): Ó uma coisa q tá alem do CAT (é um rig de motion capture com script, pra controlar o avião como se tivesse num videogame e tal XD)... Esse acho q dá uma boa perspectiva do quanto q o rigging pode ajudar a animar (imagina fazer essa animação, do avião, frame a frame XDDD)... Ah esse rig eu acho nostalgico =D... Tem um outro q eu controlo um robô andando como se fosse num game tbm e tal XD (só q vc pode tbm fazer o robô andar DA MANEIRA Q VC QUISER tipo ele mancando, correndo, andando normal, fazendo 'créw' etc..)..

Edit 2 (GIFS): Um dos primeiros rigs q eu concebi =3... XD... era pra fazer o personagem quadrupede andar ou correr e tal, mas dava pra fazer varias coisas XD..

@edit (ultimo =D): Ó como um rig de andar pode fazer muitas coisas mesmo XD... só mudando os parametros lá do mesmo rig dá pra fazer um comportamento muito mais pra alem do horario nobre XDD
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
  Muito obrigado pela esplicação, gostaria mesmo de estudar e trabalhar com mocap, só imaginei
que seria um ouco dificil o acesso a essa tecnologia. Vi sobre o uso do kinect do Xbox, mas não
sei se fica legal...
Oi Allencar, tudo bem?

O CAT foi desenvolvido pela Avid e um tempo depois foi comprado pela Autodesk, portanto, existia o Plug-in para o Max 2010 destribuído pela Avid, porém, hoje em dia será quase impossível encontrar, já que faz mais de 10 anos.

Sobre animação convencional, certamente o CAT é um recurso maravilho para animação de esqueletos, eu gosto muito dele.
Hoje em dia está mais acessível as tecnologias de Mocap, mas não existe milagre, terá que limpar Keys, editar curvas e tal, então, tem que saber animar bem para trabalhar bem com Mocap.
A não ser os Mocaps que compra na internet e estão prontos para usar, mas dai você fica muito limitado.

O futuro da animação de personagens não será Mocap, mas sim a inteligência artificial.
Já existem diversas tecnologias que divulguei aqui na 3D1 para o personagem se movimentar automaticamente de acordo com as suas definições e que ainda reage por si mesmo a obstáculos, colisões e tudo mais.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707617.

Total de membros registrados: 135231

Últimos membros registrados: kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero.

Usuário(s) on-line na última hora: 1075, sendo 3 membro(s) e 1072 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: kdsanmva, pinart, Junior.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.