L?mpada modelada emitindo luz. E Outras coisas.

Por: lfdo20  

Em: 19/06/2005 14:08

Gente, boa tarde, tou com umas duvidas aqui na minha cena.. Primeiro, eu queria colocar uma lâmpada dessas incândecentes redondinhas de 60w presa num fio pendurado do teto.. Dai com o vento ela balançaria, provocando movimento nas sombras e tal.. Mas como eu faço essa lâmpada ? Tava pensando em modelar a lâmpada, aplicar o materal de vidro, colocar uma luz dentro dela e aplicar um glow.. Isso daria certo ? Como eu faria para animar o movimento da luz de acordo com o balanço do fio pelo vento ? ??? Outra coisa, as vezes quando eu seleciono um Ikchain de um reactor rope, o meu max trava e fecha. Isso é pq a cena tá pesada e minha máquina não aguenta, ou é bug ? Outra, minha cena tem uns 5 ou 6 metros de correntes penduradas, todas animadas com o reactor rope, e isso tá pesado pra caramba na cena, pra dar o zoom é uma tortura, tentei exportar os objetos da corrente junto com toda a animação (Rigid Body e Rope Collection) configurada pra um outro arquivo, pra depois fazer uma xref de cena, mas não deu certo, quando eu mando animar no arquivo principal com todas as xrefs ele não encontra o rope collection e nem o rigid body. Será que eu tenho que fazer a animação no arquivo da referência e no arquvio principal eu só dou o play da animação já pronta ? ?? É isso.. espero ter explicado direio. Abraços ae.. Até!
Oi Ifdo20, tudo bem? Veja só, eu acho melhor estudar os recursos a parte para só depois usar o que sabe para montar uma animação da forma que deseja. Acho que tem que testar a criação dessa lâmpada, depois tem que testar o trabalho com Hope, e assim vai, até conhecer tudo que precisa para montar sua cena. No caso da lâmpada, pode ser feito como disse, mas precisa excluir a lâmpada da iluminação da Omni que vai colocar dentro dela, caso contrário não haverá luz, porque vai iluminar só dentro da lâmpada, ou se usar RayTrace, será filtrado pelo vidro da lâmpada, aumentando muito o render sem necessidade. No caso do Hope, é com o Hope que vai fazer o fio balançando, mas não tem nada que usar IK neles, nuca vi isso. Tem uma técnica para correntes que se usa o IK em vez de calcular todos os elos como Rigid Body, para facilitar o cálculo, mas em fios não se usa isso, e nem precisa, é tudo um Hope, não tem Rigid Body no meio. Agora, se é nessas correntes da cena que usou IK, fez bem, deve ter lido o tutorial do Raphael Braga da AZMT, sem dúvida é a melhor opção. Sò que não dá para fazer X-Ref disso, X-Ref é para substituir objetos complexos na cena, não funciona em simulações dinâmicas porque tem outros recursos envolvidos na cena. Abraços
Exato, usei o tutorial do cara da AZMT para as correntes, e o fio não tem ik não, são 2 coisas diferentes, mas as vezes clico num ik das correntes e trava tudo. Realmente queria usar o X-ref pq o arquivo ficou muito pesado com a animação das correntes, e ainda tenho muito o que fazer nele, por isso, ficaria muito complicado trabalhar.. O que deu certo foi passar todo o sistema das correntes, objetos, RC, RB, Ik's, para outro arquivo, fazer a animação no outro arquivo, e no arquivo principal eu puzei o X-ref Scene com a animação já pronta, no lugar certo, ficou ótimo. Só espero que na hora da iluminação de tudo certo ao reconhecer os objetos.. Valeu pela dica da lâmpada, era exatamente isso que tava pensando, a unica coisa que ainda não consegui resolver é como vou fazer a luz balançar dentro la lâmpada de acordo com o fio ... :seila: Mas valew.. Abraços ae.. Até!
Bem, é isso aí... Mais uma ducida galera?? Será que tem alguém além do tresd1 que possa me responder ? Acabei de modelar a lâmpada, com todos os materiais e efeitos.. Agora como eu faço pra fazê-la balançar deacordo com o movimento do fio no reactor ? E a omni que está dentro dela ? Como faço que ela se mova de acordo com o mesmo movimento do reactor com o fio e a lâmpada modelada ?? Obrigado a todos.. Abraços.. Até!
Já tentou linkar a lampada ao fio ?
n00b
Tente linkar a Luz na lampada! Falow!! 8)
http://www.sfs-studio.com.br
Oi Ifdo20 Acho que o André se confundiu e trocou uma letra, acredito que ele estava querendo dizer que para a simulação do fio você deve usar [u:36834b04a0]ROPE[/u:36834b04a0]. Veja no manual do Max como aplicá-lo Abraço Phy
É obrigrado, ele quis dizer Rope. Assim, fazer a lâmpada balançar no fio, eu consegui, nem precisei linkar, só adiciona-la como rigid body ao rope.. O problema mesmo é fazer a omni balançar dentro do modelo da lâmpada, de acordo com o movimento rope do fio. Naum adianta linkar não, ela fica paradinha... Tentei agrupar a lâmpada e a omni, mas o reactor não aceita um group como rigid body. E aí, mais algumas dicas ? Ogrigado galera! Até!
Tenta linkar a omni ao vidro da lampada
n00b
Ok.. Vamos ao andamento da coisa.. Um participante de um ouro forum, (que acho que tb participa deste) me indicou usar o bones com IKspline para linkar a omni ao ultimo bone. Blz, isso funcionou... A lâmpada corre juntinha com o modelo da lâmpada na ponta do fio.. Mas entra em conflito com outro problema que eu tinha resolvido. O da modelagem do fio.. Se eu usar os bones, no meio do sistema de movimento, não posso aplicar o bevel profile depois, senão ele perde o link com a Spline. E se eu suar o bevel profile antes, nem consigo linkar o bone. O que eu faço ? Outro modo de linkar a omni ao modelo da lâmpada? Outra forma de modelar o fio para não conflitar com o bone ? Outra forma de adicionar o bone ? Ok, aí vai uma cena teste com o desejado: E se eu tento colocar o bevel, os bones perdem o link: Por favor, me ajudem ae, tou louco pra ver minha primeira animação pronta.. Obrigado a todos.. Abraços.. Até!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 262

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.