Oi Ifdo20, tudo bem?
Veja só, eu acho melhor estudar os recursos a parte para só depois usar o que sabe para montar uma animação da forma que deseja.
Acho que tem que testar a criação dessa lâmpada, depois tem que testar o trabalho com Hope, e assim vai, até conhecer tudo que precisa para montar sua cena.
No caso da lâmpada, pode ser feito como disse, mas precisa excluir a lâmpada da iluminação da Omni que vai colocar dentro dela, caso contrário não haverá luz, porque vai iluminar só dentro da lâmpada, ou se usar RayTrace, será filtrado pelo vidro da lâmpada, aumentando muito o render sem necessidade.
No caso do Hope, é com o Hope que vai fazer o fio balançando, mas não tem nada que usar IK neles, nuca vi isso.
Tem uma técnica para correntes que se usa o IK em vez de calcular todos os elos como Rigid Body, para facilitar o cálculo, mas em fios não se usa isso, e nem precisa, é tudo um Hope, não tem Rigid Body no meio.
Agora, se é nessas correntes da cena que usou IK, fez bem, deve ter lido o tutorial do Raphael Braga da AZMT, sem dúvida é a melhor opção.
Sò que não dá para fazer X-Ref disso, X-Ref é para substituir objetos complexos na cena, não funciona em simulações dinâmicas porque tem outros recursos envolvidos na cena.
Abraços