Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!
MarcioBottega.: oi Márcio! Tudo bem? Achei essa sua pergunta bem interessante sobre criação de sabres de laser na cor verde no
3ds Max 2020 ou
superior, e realmente fiquei imaginando algumas possibilidades de se fazer isso em
C.G ( Computação Gráfica ).====================================================================
Por isso preparei um pequeno
"making of" ( simplório tutorial ) de como fazer essa cena por completo do homem no corredor empurrando um carrinho com os lasers verdes passando pelos aparelhos refletores...
Na verdade esse é até um efeito de certa forma simples de se fazer em 3d, porque você pode fazer com o
vraylight do
3ds Max 2018 ( no meu exemplo usei o
3ds Max 2018 ), mas você pode fazer em qualquer versão do
3ds Max acima da versão que eu uso, ok?
Primeiro de tudo modelei tudo em 3d: o
corredor, os azulejos, paredes laterais, teto, aparelhos refletores que irão refletir os lasers verdes. Aí não tem nenhuma dificuldade porque o formato do corredor é simples e somente com primitivas do
3ds Max 2018 já dá pra criar esse tipo de corredor.
As
portas 3d eram models
prontos de fabricantes de terceiros que já tinha pronto e só inseri na
cena 3d final do corredor e mudei os
materiais.** OBS.: O modelo 3d humano criei num programinha gratuito chamado
Make human vs. 1.1.1, mas você pode criar ele em qualquer outro software bem mais profissional, como o
Reallusion Character Creator que é um
software super profissional para criação de
modelos humanos realistas, com roupas ( sistema de cloth )+
rig profissional no ponto de você exportar pra qualquer
software 3d.**O bom do
Make human vs. 1.1.1 é que ele gera o modelo um pouco low poly pra gente e permite se o artista gráfico quer ou não criar um rig para ele, que você pode exportar o modelo em
.FBX ou
collada ( .dae ). Geralmente exporto em formato collada (.dae) e jogo pra dentro do
3ds Max 2018.O
Make human já exporta o modelo com o unwrapp de todos os materiais do modelo, só no ponto de você aplicar os materiais no modelo humano dentro do
3ds Max 2018.
É interessante alterar os movimentos do rig do modelo humano dentro do
3ds Max 2018, para colocar os 2 braços dele pra cima para empurrar esse carrinho metálico.
Depois modelei esse carrinho metálico com as rodinhas que o homem está empurrando no corredor, criei um material metálico pro carrinho e o coloquei na cena 3d final.
Depois criei os
materiais da cena 3d, coloquei um
material metálico no carrinho aonde o homem 3d empurra ele, para as paredes coloquei um material mais escuro para simular um pouco a escuridão do ambiente, pro piso copiei as cores da imagem de referência com um programa gratuito
( color copy ) em que ele me dá o
RGB exato da imagem de referência e eu jogo esses mesmos valores de
RGB para criação de meus materiais dentro do
3ds Max 2018, ok?
Depois de criar os materiais, criei a iluminação. Tem
1 HDRI fora do corredor com um mapa de
HDR,
multiplier= 1,00, depois fui criando
vray lights para o teto com as cores mais roxo misturando com um magenta, para ficar bem parecido com essa referência da sua foto 3d.
Depois criei algumas
vray lights nas paredes com as
cores roxo, coloquei o piso na mesma
cor roxo embora saiba que na vida real o piso
"não" é roxo, ele só reflete a atmosfera
roxa do GI da cena... rsrs
Depois criei mais
vray lights ( duas ), uma
vray light lá para o fundo do corredor com a cor roxo um pouco mais claro e criei uma
2a. vray light com uma cor bem escura quase na frente da lente da
câmera 3d, para dar um aspecto mais escuro e sombrio pro
corredor.Para simular essa atmosfera sombria e carregada nessa imagem, criei um
"vrayenvironmentfog" com o
color azul bem escuro, com a ferramenta de
taper ( que dá mais ou menos 5,22 m ) da lente da
câmera 3d até um pouco depois do carrinho metálico que o homem está empurrando...
** OBS-2.: Para criar o efeito de
"vrayenvironmentfog" com o
color azul bem escuro, você precisa digitar
8 para abrir a janela de
"Environment and effects" do
3ds Max 2018, depois na aba superior
"Environment", clicar no botão
"ADD" lá embaixo no campo
Atmosphere e adicionar o efeito de
"vrayenvironmentfog", ok?
A ferramenta de tape do
3ds Max 2018 ou o
"measure distance" também são importantes para saber essas distâncias da lente da câmera 3d até um pouco depois do carrinho metálico, pois geralmente são esses valores que o tape do
3ds Max 2018 fornece, para você começar a fazer seus renders teste dos valores de
"fog distance" e de
"fog height" do
"vrayenvironmentfog",ok? ^^
É exatamente o
"vrayenvironmentfog" com o
color azul bem escuro que dá essa atmosfera escura e sombria para a imagem, porém é um efeito especial e demora mais para renderizar a imagem final...
Depois disso coloquei algumas
vray lights em forma de esfera nessas aberturas que tem nas 2 paredes laterais do corredor com a
cor verde, a mesma cor do laser.
Para fazer o laser verde, modelei vários box ( primitivas ) no
3ds Max 2018, apliquei em algumas nelas um
"vraylight material" com a
cor verde, e em outros box que simulam o laser verde, criei mais algumas
vray light's e escolhi a opção
Type -->> "MESH" dentro do painel modify da
vraylight para simular o
laser verde.Depois renderizei a imagem final. Esse efeito do
bloom + glare luminoso que sai de todos os
sabres de laser verde, habilitei o
"open lens effects settings" do
VFB do render
V-Ray, depois habilitei o
"Bloom" e por fim o
Glare effect.Depois salvei a imagem final renderizada em
.tga, exportei ela pro
After Effects CC 2019, criei uma composição final para imagem, depois com o plugin maravilhoso do
** Optical flares do
"Video copilot", criei pontos de luz com
glare + flare na cor verde da mesma cor dos sabres de luz, e mudei a mesclagem do layer do
optical flares do
Video copilot para
"screen" e mudei os parâmetros de
brightness + scale para a luz pontual verde das paredes ficar menor e mais condizente com a intensidade dos raios de laser verde...
Postei em
5 passos ( com letras vermelhas ) as mudanças que fiz no
Optical flare do
Video Copilot do
After Effects CC 2019 para você entender as mudanças de configuração que fiz no
plugin, ok?
Por fim apliquei um
magic bullet photolooks dentro do
After Effects CC 2019, corrigi as
cores finais da imagem,
saturação, curves, vignette bem de leve mesmo.
====================================================================
Por fim vou anexar todas as imagens de todo o
passo-a-passo que digitei aqui, ok? Todas essas imagens estão devidamente explicadas no meu
texto aí em cima.
Espero ter
ajudado de alguma forma.
Abraços e muito
sucesso!
__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...