Luz laser

Por: MarcioBottega  

Em: 16/07/2020 22:04

Olá pessoal
Alguém sabe como posso simular um laser no Max?
Tipo dessa foto
Obrigado
Eu tentaria com tubos e material vraylightmtl e aplicando um noise neles (na opacidade talvez).
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

MarcioBottega.: oi Márcio! Tudo bem? Achei essa sua pergunta bem interessante sobre criação de sabres de laser na cor verde no 3ds Max 2020 ou superior, e realmente fiquei imaginando algumas possibilidades de se fazer isso em C.G ( Computação Gráfica ).

====================================================================

Por isso preparei um pequeno "making of" ( simplório tutorial ) de como fazer essa cena por completo do homem no corredor empurrando um carrinho com os lasers verdes passando pelos aparelhos refletores...

Na verdade esse é até um efeito de certa forma simples de se fazer em 3d, porque você pode fazer com o vraylight do 3ds Max 2018 ( no meu exemplo usei o 3ds Max 2018 ), mas você pode fazer em qualquer versão do 3ds Max acima da versão que eu uso, ok?

Primeiro de tudo modelei tudo em 3d: o corredor, os azulejos, paredes laterais, teto, aparelhos refletores que irão refletir os lasers verdes. Aí não tem nenhuma dificuldade porque o formato do corredor é simples e somente com primitivas do 3ds Max 2018 já dá pra criar esse tipo de corredor.

As portas 3d eram models prontos de fabricantes de terceiros que já tinha pronto e só inseri na cena 3d final do corredor e mudei os materiais.

** OBS.: O modelo 3d humano criei num programinha gratuito chamado Make human vs. 1.1.1, mas você pode criar ele em qualquer outro software bem mais profissional, como o Reallusion Character Creator que é um software super profissional para criação de modelos humanos realistas, com roupas ( sistema de cloth )+ rig profissional no ponto de você exportar pra qualquer software 3d.

**O bom do Make human vs. 1.1.1 é que ele gera o modelo um pouco low poly pra gente e permite se o artista gráfico quer ou não criar um rig para ele, que você pode exportar o modelo em .FBX ou collada ( .dae ). Geralmente exporto em formato collada (.dae) e jogo pra dentro do 3ds Max 2018.

O Make human já exporta o modelo com o unwrapp de todos os materiais do modelo, só no ponto de você aplicar os materiais no modelo humano dentro do 3ds Max 2018.

É interessante alterar os movimentos do rig do modelo humano dentro do 3ds Max 2018, para colocar os 2 braços dele pra cima para empurrar esse carrinho metálico.

Depois modelei esse carrinho metálico com as rodinhas que o homem está empurrando no corredor, criei um material metálico pro carrinho e o coloquei na cena 3d final.

Depois criei os materiais da cena 3d, coloquei um material metálico no carrinho aonde o homem 3d empurra ele, para as paredes coloquei um material mais escuro para simular um pouco a escuridão do ambiente, pro piso copiei as cores da imagem de referência com um programa gratuito ( color copy ) em que ele me dá o RGB exato da imagem de referência e eu jogo esses mesmos valores de RGB para criação de meus materiais dentro do 3ds Max 2018, ok?

Depois de criar os materiais, criei a iluminação. Tem 1 HDRI fora do corredor com um mapa de HDR, multiplier= 1,00, depois fui criando vray lights para o teto com as cores mais roxo misturando com um magenta, para ficar bem parecido com essa referência da sua foto 3d. 

Depois criei algumas vray lights nas paredes com as cores roxo, coloquei o piso na mesma cor roxo embora saiba que na vida real o piso "não" é roxo, ele só reflete a atmosfera roxa do GI da cena... rsrs

Depois criei mais vray lights ( duas ), uma vray light lá para o fundo do corredor com a cor roxo um pouco mais claro e criei uma 2a. vray light com uma cor bem escura quase na frente da lente da câmera 3d, para dar um aspecto mais escuro e sombrio pro corredor.

Para simular essa atmosfera sombria e carregada nessa imagem, criei um "vrayenvironmentfog" com o color azul bem escuro, com a ferramenta de taper ( que dá mais ou menos 5,22 m ) da lente da câmera 3d até um pouco depois do carrinho metálico que o homem está empurrando...

** OBS-2.: Para criar o efeito de "vrayenvironmentfog" com o color azul bem escuro, você precisa digitar 8 para abrir a janela de "Environment and effects" do 3ds Max 2018, depois na aba superior "Environment", clicar no botão "ADD" lá embaixo no campo Atmosphere e adicionar o efeito de  "vrayenvironmentfog", ok?

A ferramenta de tape do 3ds Max 2018 ou o "measure distance" também são importantes para saber essas distâncias da lente da câmera 3d até um pouco depois do carrinho metálico, pois geralmente são esses valores que o tape do 3ds Max 2018 fornece, para você começar a fazer seus renders teste dos valores de "fog distance" e de "fog height" do "vrayenvironmentfog",ok? ^^

É exatamente o "vrayenvironmentfog" com o color azul bem escuro que dá essa atmosfera escura e sombria para a imagem, porém é um efeito especial e demora mais para renderizar a imagem final...

Depois disso coloquei algumas vray lights em forma de esfera nessas aberturas que tem nas 2 paredes laterais do corredor com a cor verde, a mesma cor do laser.

Para fazer o laser verde, modelei vários box ( primitivas ) no 3ds Max 2018, apliquei em algumas nelas um "vraylight material" com a cor verde, e em outros box que simulam o laser verde, criei mais algumas vray light's e escolhi a opção Type -->> "MESH" dentro do painel modify da vraylight para simular o laser verde.

Depois renderizei a imagem final. Esse efeito do bloom + glare luminoso que sai de todos os sabres de laser verde, habilitei o "open lens effects settings" do VFB do render V-Ray, depois habilitei o "Bloom" e por fim o Glare effect.

Depois salvei a imagem final renderizada em .tga, exportei ela pro After Effects CC 2019, criei uma composição final para imagem, depois com o plugin maravilhoso do ** Optical flares do "Video copilot", criei pontos de luz com glare + flare na cor verde da mesma cor dos sabres de luz, e mudei a mesclagem do layer do optical flares do Video copilot para "screen" e mudei os parâmetros de brightness + scale para a luz pontual verde das paredes ficar menor e mais condizente com a intensidade dos raios de laser verde...

Postei em 5 passos ( com letras vermelhas ) as mudanças que fiz no Optical flare do Video Copilot do After Effects CC 2019 para você entender as mudanças de configuração que fiz no plugin, ok?

Por fim apliquei um magic bullet photolooks dentro do After Effects CC 2019, corrigi as cores finais da imagem, saturação, curves, vignette bem de leve mesmo.

====================================================================

Por fim vou anexar todas as imagens de todo o passo-a-passo que digitei aqui, ok? Todas essas imagens estão devidamente explicadas no meu texto aí em cima.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços e muito sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...





Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

MarcioBottega.: oi Márcio! Tudo bem? Como o site 3d1 só permite anexar até no máximo 10 imagens por post, nesse meu outro post vou anexar o restante das imagens, ok?

=======================================================================

Só acompanhar o passo-a-passo das imagens com os textos explicativos que coloquei aí no meu post anterior ( na parte de cima ), tudo bem?

** Lembrando que no vrayenvironmentfog, você tem que clicar no botão "ADD" para adicionar o efeito na janela de "Environment and effects" (8) do 3ds Max 2018 ou superior.

** Vou anexar o restante das imagens.:

Espero ter ajudado de alguma forma.

** OBS.: Coloquei 4 render's finais do corredor para você ver como ficou o efeito dos laser's verdes no ambiente, ok? ^^

Softwares 3d utilizados.:

1.0- 3ds Max 2018

2.0- Color cop

3.0- After Effects CC 2019

** Plugin utilizado.: Optical flares ( Video Copilot )

4.0- Render.: V-Ray adv. 3.60 [ 3ds Max 2018 ]

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Nossa Danilo.laughing Muito Bem explicado! Adorei!
Muito Obrigadowink

Forte abraço!!
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

MarcioBottega.: oi Márcio! Tudo bem? Que bom saber que o pequeno "making of" que fiz pra você o ajudou de alguma forma. Confesso que deu mais trabalho montar todo o passo-a-passo deste "making of" do que fazer a cena 3d do corredor com os laser's verdes do zero... kkkkkkkkkkk

======================================================================

Que ótimo que o pude ajudar de alguma forma. Se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para falar, o que souber terei o maior prazer em ajudá-lo, tudo bem? ^^

Boa sorte.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Agradeço novamente pela ótima ajuda que deu para o Márcio com tutorial e tudo.

Gostei de ver também que já está usando bem o After Effects!!!
Falei para você que era fácil.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Muito obrigado pelo seu comentário e fico feliz que tenha gostado do "making of" que fiz para ele.

=====================================================================

Separei o Domingo para preparar esse "making of" para ele quando te mandei um e-mail, pois no Domingo o servidor do site 3d1 estava meio lento... rsrs

Estou estudando bastante vários programas, só falta pegar com mais ênfase no Unreal e no Substance Designer 2019, são os 2 programas que menos sei... kkkkkkkkk

** Estava com uma dúvida de 3ds Max 2018 e After Effects 2019. Quando se anima uma câmera 3d no 3ds Max 2018 ( passeio virtual ) e renderiza os frames de animação no 3ds Max 2018 com o render element "Vraydenoiser", vi que ele renderiza no frame inicial e no final, mas e nos frames intermediários de animação, como faço pra aplicar o "Vraydenoiser" nos frames de animação?

Vi que tem um programinha que renderiza o "VRaydenoiser" em frames de animação ( me parece que é tipo um ".exe" ), mas ainda não testei ele. ^^

Dá para aplicar denoiser em todos os frames de animação dentro do After Effects 2019, com seus recursos padrões? Manda notícias.

Obrigado pela participação, André!

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Vou dar meu pitaco tentando ajudar.

Na aba VRAY tem a opção lock noise pattern.

Será que está ali a solução?

Você está renderizando direto para filme? Se sim, então não seria o caso de renderar para fotogramas e depois montar lá no after?

Ainda na aba VRAY tem a opção em Image Filter, onde normalmente está marcada a opção VrayLanczosFilter. Ali tem uma opção Video. Será que ela resolveria? Aliás ali eu descobri outro dia por acaso, o filtro catmull-rom é indicado para arquitetura, rsrs. Normalmente nem mexo nisso mas fiquei curioso desde então.

Bem, tentei ajudar com meu conhecimento. Na verdade usei só a intuição mesmo, hehe. 


Abraço

Oi Danilo, tudo bem?

Eu agradeço por você sempre informar quando encontra problemas no site, recebi seu email e respondi no mesmo dia, se não me engano, pois normalmente respondo os emails nos finais de semana.
Até agora não sabemos o que aconteceu, se foi algum problema momentâneo no servidor ou nas rotas, pois da mesma forma que apareceu, sumiu.
São estas coisas que desanimam no trabalho com internet, pois do nada acontece todo tipo de problema.

Sobre os programas que está estudando, o Unreal é sensacional e te livraria do problema com o Denoiser na animação, pois ele gera todos os Render Elements perfeitamente sem Noise algum.
Se for usá-lo só para renderizar animação, não tem quase nada para aprender, porque tudo funciona igual qualquer programa 3D, a única diferença é que vai fazer o Bake da iluminação.

Já o Substance Designer é um programa único, não tem outro que faça a mesma coisa e pode ser muito útil na texturização para qualquer Soft 3D, porém, só vai conhecer realmente o poder dele quando usar em conjunto com o Unreal ou Unity.

Sobre a sua dúvida do Denoiser, eu não sei se vou conseguir te ajudar bem porque nunca renderizei uma animação em Render Elements com Denoiser para testar, hoje em dia eu só renderizaria animação no Max se fosse para pagar promessa. rsrsrsrs
Então, fiz uma breve pesquisa no Google e encontrei justamente estas coisas que você disse.
Fiquei impressionado de saber que não funciona em animação, que precisa deste Soft separado para suavizar e tal, pois faz o Denoiser não servir para nada a não ser para Still.
Porém, todas as mensagens que encontrei eram antigas, de 2018 para baixo, então, não sei se resolveram isso no V-Ray 5.

Sei que existem programas e Plug-ins para fazer o Denoiser separadamente, já vi um Plug-in para o Nuke, então, também deve ter para o Afer.

Uma forma estúpida de resolver é voltar para o sistema antigo com Irradiance e Light Cache, pois ele aceitava animação numa boa, só demora um pouco mais para renderizar.

Se você descobrir alguma coisa, me conta, pois é importante saber isso.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707503.

Total de membros registrados: 135159

Últimos membros registrados: Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts, Deidara026, tavin21.

Usuário(s) on-line na última hora: 803, sendo 30 membro(s) e 773 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, Sergio1987, Augusto Peixoto, Fabio Catelleno, Rova, LUCIAN89, Thiago Couto, Celso Borttoloto, Lucas Reis, Henrique Ribeiro, Willmitnick, Geraldo Nunes, Reinaldo Silva, Jorge Henrique, Osvaldo Arquiteto, jovipeixoto, Ronaldo, Abilio, Roberto Trevelin, Eng Damasceno, geandra, Marceleza, Le_Andro, Ronaldo Junior, Antigo, luizz22, SaavedraCG, nakan14, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.