Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!
André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Bem interessante mesmo a sua resposta, achei super legal essa parte de
rasterização com
ray tracing. Já conhecia a parte de
rasterização e também de
ray tracing, porém não sabia que podia usar os
dois em conjunto... rsrs
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Bem legal mesmo esses detalhes da
placa de vídeo RTX. Pena que os valores dela ainda estejam altos por causa da alta do dólar e nessa época é ruim para
comprar peças de PC, por causa da cotação do
dólar...Minha
placa de vídeo é muito fraca ( só tem
2 GB de VRam ) e não aceita nem
renderização por GPU. A não ser que troque o meu
gabinete por completo ( processador, placa de vídeo e memórias Ram ) e os custos somente para adquirir uma
placa de vídeo RTX ainda são meio altos para mim... kkkkkkkkkk
Vou esperar o lançamento de
placas de vídeo mais novas até baixar os
preços das
placas de vídeo RTX, pois atualmente pra mim os preços dela ainda são inviáveis... rsrs
Sobre essa parte do
"bake de iluminação" do Unreal eu já imaginava como funcionava, pois vejo alguns tutoriais de Unreal pelo
youtube, em alguns
canais legais e é exatamente como você bem descreve.
** Sobre essa parte do
denoiser em animação, fuçei as configurações do
"denoiser" do
V-Ray do
3ds Max 2018, e vi que pode mostrar o resultado do
denoiser nos canais, que pode renderizar o
denoiser em
"render elements" separados, adiciona todos os elementos que poderiam ser exigidos pelo
denoiser e permite alternar entre os diferentes tipos ( anexei a 1a. e 2a. imagem para você ver )...
No canal do grande
Adán Martín assisti um vídeo em que ele ensina a usar o denoiser para animação no
3ds Max. Foi através do
tutorial dele que tirei as minhas dúvidas sobre o uso do
"denoiser" em
animação no
3ds Max 2018.Vou deixar o
link aqui neste post para ajudar a todos os demais
artistas gráficos que por ventura queiram buscar/ estudar informações do
"denoiser" para animações no
3ds Max 2018 ou superior, ok?
Vray 3.4 Denoiser Tutorial ( Adán Martín )Neste link do vídeo tutorial do
Adán Martín ele ensina a configurar o
denoiser ( render element ) do
V-Ray 3.40 do
3ds Max. Ele prefere usar o
presset "custom" para poder mudar futuramente o
"strength" e o
"radius" após a imagem ter sido renderizada.
É super legal as dicas e macetes que ele sempre dá, por isso sempre acompanho o canal dele no
youtube. Tinha um
script do denoiser pro
V-Ray no site da
Chaos Group, mas entrei lá e
não vi mais o
script, acho que não está mais no
servidor.
Para acessar o script
"vdenoise_3.40.ms" tinha um
script para fazer
download na página da
Chaos Group, mas agora
não está mais disponível.
** Provalmente mudaram e melhoraram bastante o "
denoiser" nas versões mais recentes do render
V-Ray qué a
5.0 ( Beta ). Talvez já
saia em todos os frames de animação acho que nas versões mais recentes ( mas não tenho certeza )...
Na verdade tem que configurar o render element de
vraydenoiser, depois habilitar a opção de
"V-ray RAW image file" e depois habilitar
"Generate preview" e salvar todos os frames de animção do
"vrimage" em uma pasta qualquer do
sistema operacional.Depois habilitar a opção
"lock noise pattern" para
travar todos os noises padrões na animação e evitar
flickers e outros
artefatos depois da animação e por fim renderizar a
animação final.Depois na pasta raiz de instalação do
render V-Ray, você abre o executável
"vrimgtoexr" e coloca dentro da janela do programinha ( msDOS ), a extensão da sua pasta que você salvou todos os
vrimg's ( V-Ray RAW image files ) ( 6a. imagem )
Depois abre na pasta raiz de instalação do
render V-Ray, e abre o executável
"vrimgtoexr" e no parâmetro
Input file mode, escolhe a opção
"multiple input files". Depois clica em input diretório e abre a pasta com todos os
vrimg com denoiser criados pelo "
vdenoiser tool" ( tela preta do MSDOS ).
Por último você abre algum composer de vídeo
( After Effects CC ) ou algum editor de vídeo
( Adobe Premiere Pro ) e abre os arquivos
vrimg com
denoiser na pasta
"output directory" do
Vrimgtoexr, ok?
** Esse é todo o
passo-a-passo que o
Adán Martín ensina a fazer no
canal dele. ^^
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Sobre o
Unreal já tenho ele instalado na minha
máquina. Só falta começar a estudar ele também, estou focado mais no
Revit ( por ser
arquiteto ), mas nas horas vagas vou estudar com mais ênfase o
Unreal.Ansioso para saber quando vai terminar de
gravar todas as suas
vídeo aulas de
Unreal. Está perto? longe? O problema que ainda tem que
editar todos os vídeos para retirar as partes que as vezes não saem como a gente quer e em algumas vezes, alguns palavrões que falamos uma hora ou outra... rsrs
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Já vi uns
tutoriais no
youtube também que tem que fazer um bom
"unwrapp" de todos os nossos objetos no
3ds Max para depois poder exportar pro
Unreal com o
Datasmith do
software. Nessa parte pra mim vai ser tranquilo. ^^
** Porque tanto uso o unwrapp do
3ds Max 2018 como do
Maya 2018 também, e muitas vezes quando o
objeto é orgânico demais, prefiro usar até o
Z-Brush 2019 ou o
2020 para fazer o "
UV Master" plugin de formas bem mais orgânicas ou complexas.
Obrigado mais uma vez pela
ajuda e pelos
esclarecimentos.Abraços e
sucesso!
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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...