Utilização de IA em renders

Por: Fernando Cunha  

Em: 01/04/2024 20:40

Nunca fui adepto do uso de pessoas 3d nos renders, sempre ficava aquela sensação de personagem de jogo que retirava completamente o realismo da cena.
O assunto inteligência artificial também não é muito consensual, de qualquer das formas decidi estudar um pouco e testar algumas ferramentas.
Deixo aqui alguns crops de renders que não posso partilhar na sua totalidade, foi utilizada a IA para substituir as caras dos personagens 3d e fiquei bastante agradado com o resultado.
Dá para perceber alguns erros mas o realismo é bem superior.
mto bom qual ai vc usou?
Att: João Maciel.

Boas JMDesign, usei o stable diffusion com um model do civitai, só comecei ontem a mexer com o stable diffusion e estou bastante agradado com os resultados.
Tenho muito para estudar mas para o que eu queria que era este problema dos modelos 3d se parecerem personagens de jogo ele deu uns resultados bastante agradáveis.
Agora tenho que aprender em como manter a consistência, por exemplo ter 2 renders de vistas diferentes e a IA criar a mesma pessoa nos 2.

Até com animais funciona bastante bem, o realismo que se ganha no pêlo é incrível
boa fernando o cachorro tb ficou mto bom
eu testei a krea e gostei mas vou testar essa civitai
Att: João Maciel.

O civitai é uma página onde você faz download de models.
Eu estou a utilizar o A1111 que é uma webUI para o stable diffusion, depois os models descarregados da civitai têm de ser colocados numa pasta especifica para poder usar.
Tem muito tuto no youtube de como instalar a A1111 e de como usar os models, eu ainda estou verde no assunto para dar grande ajuda, mas foi pelo youtube que aprendi o pouco que sei.

Tom Cruise foi o prompt para este teste kkkkkkkkkk
Oi Fernando, tudo bem?
 
Muito legal o seu estudo com AI, o cachorro realmente ficou perfeito e seria muito difícil fazer igual em 3D.
 
Eu arrumei o nome do Tom Cruise na sua última mensagem porque tive que banir a palavra Cruise por causa dos ataques de bots, eles usaram em alguma destas drogas que vendem on-line e dai eu bani para verem que não aparece, assim, param de postar.
Mas quando vi que apreceu com os símbolos na sua mensagem, eu removi ela do banimento e coloquei de volta na sua mensagem.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira

Boas andré tudo bem, isto da IA é ainda um tópico que me deixa meio que dividido, só entrei nele porque um cliente me pediu pessoas nas imagens e os modelos 3d não têm a qualidade necessária.
Esta semana vi um post de uma artista que dizia mais ou menos o seguinte, eu quero que a IA lave a minha roupa, não quero que faça a minha arte para eu ter todo o tempo do mundo para lavar roupa.
Eu me indentifico muito com esta afirmação mas por outro lado tem coisas que a gente não vai conseguir fugir.
Quanto ao nome pode banir tranquilo e deixar só tom, ou tom cruzes que pela imagem o pessoal vai entender kkkkkk.
Grande abraço

Oi Fernando, tudo bem?
 
Eu entendo o seu sentimento com a AI e concordo plenamente que é muito útil para melhorar o realismo das pessoas e animais, pois seria difícil fazer de outra forma e se colocar pessoas 3D no projeto, acaba com a imagem como você disse.
 
Também entendo perfeitamente o sentimento da artista que mencionou, realmente quem é que vai querer um programa para substituir o seu trabalho?
 
Mas lembra o que aconteceu quando surgiu o Lumion?
Antes só quem tinha estudado e praticado bastante conseguia imagens realistas em 3D, por isso as imagens valiam bastante.
Depois do Lumion qualquer iniciante conseguiu fazer imagens com boa qualidade, não era igual V-Ray ou Corona, mas passava e isso fez o preço de todas as imagens cairem bastante, muita gente que vivia de Render não consegue mais hoje.
 
Os renderizadores com AI conseguem gerar imagens realistas sem precisar iluminar e texturizar o projeto, ainda apresentam defeitos, mas imagine como vai estar dentro de 5 anos!

Então, mesmo que os bons artistas não queiram usar, os iniciantes não vão querer estudar tudo que precisa para fazer boas imagens em 3D, vão preferir a AI, diminuindo ainda mais o valor do trabalho e tornando a competição com 3D inviável.
Pois quem é que vai querer ter o trabalho de texturizar, iluminar e renderizar se poderá criar a imagem com 1 clique a partir dos traços da Viewport?
 
A renderização de imagens 3D para arquitetura está fadada ao fim, infelizmente, assim como a produção de imagens em várias outras áreas, além de diversos empregos em todos os setores.
 
Eu lembro quando iniciei nesta carreira com 21 anos desenhando planta baixa manualmente com nanquim, dai o AutoCAD R12 começou a surgir no Brasil e foi um alvoroço.
O pessoal antigo e bom em desenho manual de planta baixa metia o pau, mas eu resolvi estudar AutoCAD e estou aqui até hoje, eles não continuaram.
 
Portanto, eu acho que quem quiser continuar tem que abraçar a nova tecnologia e estudar a fundo para dominar perfeitamente e estar na frente dos outros.
 
O problema é que estas inovações abaixam a barreira de entrada e muitos vão produzir boas imagens facilmente, então, além de adotar a nova tecnologia para não ficar para trás, também tem que subir de nível, passar para produção de animações por exemplo, que vai demorar um pouco mais para a AI substituir, mas mais cedo ou mais tarde também vai substituir, dai tem que partir para maquete interativa, que vale uma nota porque ainda são poucos que fazem e depois partir para o que vier em seguida, se mantendo sempre na crista da onda para não ter que brigar lá em baixo no meio da multidão.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
 

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707691.

Total de membros registrados: 135300

Últimos membros registrados: ViniBoy777, MBS, Rinte1943, sc900dumps, Harrysapgar, bunta02, Bunta026, jeffshaw.

Usuário(s) on-line na última hora: 621, sendo 28 membro(s) e 593 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Hot, Rodrigosouza3D, Anderson Miguel, Nuno, clastac, cadwillem, look, Moura, Eduardo Ramos, Thiago Couto, Juarez, gilson antunes, Gabriel, Thiago, ViniBoy777, Carlos E. Nogueira, modena3d, deathstars, Starter, Roberto Trevelin, Eber.Silva, mastermax, Gabriel.C, Elis, Fernando Cunha, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.