Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
GUILHERMEMELLA   foz do iguaçu
Alexandrino.Pereira   São Paulo - SP
Max Idalgo   são paulo - MG
Alisson Braga   Maceió - AL - AC

Portfólios Ver Mais

NickBoy3D   Breves-Pa - PA
maaxxwel   campina grande paraiba - PB
Simbjji   Indaial - SC - SC

Soft Selection - Max 2019

Por: SERPA  

Em: 17/07/2020 22:07

https://www.youtube.com/watch?v=-uXQzZ4cmy0

Estava acompanhando este tutorial e quando chegou em 3:41  não sei o que estou fazendo de errado, pois estou selecionando o vertex mas quando vou aumentando o falloff, nada acontece.

Só depois que ele aumenta bastante é que começa a ampliar minha seleção de vértices.
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

SERPA.: Oi Serpa! Tudo bem? Esse problema que geralmente dá com a ferramenta de "soft selection" do 3ds Max 2020 ou superior, geralmente ocorre quando está se trabalhando em escala muito fora do normal no 3ds Max.

====================================================================

Uma das coisas mais importantes do mundo em (C.G) e vejo alguns artistas gráficos esquecerem, é essa questão da "escala" de todos os objetos 3d na sua cena final.

Para tudo funcionar corretamente dentro do 3ds Max 2020 ou de qualquer outro programa 3d, precisa tudo estar perfeitamente dentro da escala padrão de mundo de todos os programas 3d.

Por isso que antes de modelarem qualquer coisa que seja em 3d, é muito importante que saibam o comprimento, largura e a altura desse objeto e de qualquer outro que forem modelar. Mantendo tudo dentro de uma escala padrão de mundo de todos os programas 3d, tudo fica mais fácil...

Inclusive luzes, shaders, hair and fur, forest pack, rayfire ( simulações de fogo e colisão com quebra de objetos 3d ), efeitos especiais, VFX...etc, enfim, tudo fica mais fácil de se configurar em 3d quando tudo está dentro de uma escala padrão de mundo de todos os programas 3d., ok?

Caso não seja isso que citei anteriormente, ou pode ser algum "bug" dessa ferramenta específica ou faltando instalar algum "hotfix" pro programa ou você pode estar esquecendo de habilitar alguma opção dentro das propriedades do "soft selection" do 3ds Max 2020.

====================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Foi isso mesmo.

Agora acertei as unidades de medida. 

Deixei system unit setup em inches (padrão). 1 unit=1 inches

E display unit scale deixei em centimetros. Ou aqui devo deixar tbm no padrão? Generic units?
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

SERPA.: Oi Serpa! Tudo bem? Você pode configurar normalmente o units setup do programa ( 3ds Max 2020 ) ou superior dessa forma, de acordo com a imagem que anexei aqui pelo site 3d1...

Gosto mais de trabalhar com o "display units scale" em metros (m), porque trabalho mais na área de ArchVIZ, mas quem trabalha por exemplo mais na área de móveis (marcenaria), aí você poderia colocar o "display units scale" em centímetros (cm)... 

Pois independente da unidade que você coloque dentro do "display units scale" do 3ds Max 2020, a configuração interna do programa sempre fica em polegadas, pois isso não muda nunca. 

Mesmo que você coloque qualquer unidade do programa no "display units scale", somente para facilitar a sua "leitura visual", porém a configuração interna do programa sempre vai ficar mesmo em polegadas, ok?

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços e sucesso!

_________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Sim, sim.

Entendo que é só uma questão visual mesmo, aliás eu tinha lido algo a respeito, que os cálculos de luzes são feitos em polegadas.

Descobri que dentro da caixa dos elementos que crio eu posso digitar a unidade que eu quiser que ele vai converter para a unidade que eu configurei em display units. Só isso dai já me deu um alívio danado, rsrs. 

Vou configurar desse jeito ai pq atualmente estou estudando archviz (casas, stands).

Quando for estudar outros temas eu mudo novamente.

Mais uma vez obrigado pelas explicações.
Eu utilizo centimetros tanto no system como no display units.
Oi Danilo, tudo bem?

Agradeço sinceramente por você ajudar o Serpa prontamente com a resposta certeira nas unidades, mais ainda, fico feliz de ver que aprendeu bem essa questão tão chata e polêmica das unidades.

Mas como disse para o Serpa, se algum dia for fazer um projeto gigante, uma rodovia por exemplo, é melhor mudar as unidades do sistema para quilômetros para evitar erros loucos no programa, porque todo programa 3D aumenta a taxa de erro com a distância do centro.
Então, num projeto muito grande tudo que estiver distante do centro pode dar problema, coisas bem loucas como tremer a câmera, desalinhar os vértices, não exibir faces e sombras.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Serpa, tudo bem?

Primeiro eu agradeço ao Danilo por ter te respondido prontamente e lembre sempre do que ele falou, pois os valores que usam nos tutoriais só vão dar certo com você se também estiver com a mesma unidade, caso contrário serão valores completamente diferentes para obter o mesmo resultado.

Sobre as configurações das unidades, isso é uma coisa que causa problemas desde o início do Max e poucos entendem realmente como funciona, normalmente apanas adotam uma unidade e usam para sempre.
Porém, todos os valores padrões de todos os recursos do 3ds max foram configurados em polegadas, então, quando trabalha com o sistema nesta unidade você não precisa configurar muitas coisas que seriam necessárias se estivesse em outra unidade, você coloca o recurso na cena e ele já fica bom com os valores padrões.

Mas nem sempre vale a pena se valer deste benefício, pois todos os programas 3D aumentam a taxa de erro conforme a distância do centro, então, se for criar cenas grandes não pode continuar em polegadas porque vai dar problemas de todos os tipos.
Então, se for fazer uma rodovia com vários quilômetros tem que trabalhar em Km, mas se for fazer jóias é melhor trabalhar em milímetros, quem pretende exportar para o Unreal é melhor usar centímetros, ou seja, depende do seu tipo de trabalho, mas dai vai ter que configurar mais coisas do que quem pode trabalhar em polegadas.
O mais importante de tudo é sempre fazer as coisas em escala real, independente da unidade que adote, pois assim poderá converter facilmente para qualquer outra unidade, vai funcionar corretamente nas renderizações e também nas simulações físicas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Legal saber dessa informação das unidades de medida do 3ds Max 2020 ou superior para se modelar e trabalhar com rodovias. Bem legal mesmo.

=====================================================================

Essa da parte das jóias em "mm" já sabia porque o Rhinoceros 3d já trabalha super bem com modelagem de jóias e produtos de visualização para design único e exclusivo e ele é praticamente todo configurado em mm.

A parte do Unreal também já sabia que era em "cm", apesar de não saber quase nada de Unreal... kkkkkkkkk, agora essa parte das rodovias em km não sabia, muito obrigado mesmo pela sua informação. ^^

** Vou postar uma imagem para você me informar se está certo ou não configurar o "Units setup" do 3ds Max 2018 para trabalhar dessa forma com rodovias

** Outra dúvida que me surgiu agora é como mudar a escala do "Units setup" do 3ds Max 2018 para se trabalhar com a unidade de anos-luz, que é praticamente a velocidade que a luz viaja no vácuo no espaço dentro do período de 1 ano, e que equivale a aproximadamente 300.000 km/s? Quando se quer por exemplo, modelar os planetas do sistema solar com algumas estrelas... rsrs

Obrigado pela participação.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...



Oi Danilo, tudo bem?

O padrão de unidades do Rhino é mm, mas você pode alterar, igual o padrão do Max que é polegadas e podemos alterar, já o do Unreal não dá para alterar.

Sobre o problema da distância do projeto para o centro do programa, o Unreal tem uma forma interessante de resolver isso, ele permite que a coordenada 0,0,0 acompanhe o usuário no mundo 3D.
Como os problemas que acontecem são de exibição, já que basta mover o modelo para o centro do programa e os problemas desaparecem, o cenário pode ser gigante no Unreal e a pessoa se afastar bastante do centro sem dar defeito porque onde ela estiver será a coordenada 0,0,0.

No Max não é possível fazer assim, você pode alterar manualmente a origem no System Unity Setup, mas não é bom fazer isso, é melhor mover o projeto para o centro.

Só que imagine o projeto de uma rodovia, mesmo estando no centro vai ter partes muito distantes dele, por isso que precisa aumentar a unidade para Km no System Unity Setup igual você mostrou na imagem.
Assim, um objeto distante 1 Km do centro estará distante apenas 1 unidade do centro e não 1000 unidades ou 10 mil unidades, aumentando absurdamente a taxa de erro, entende?

A unidade do Display Unit Scale tanto faz, pois é só a unidade de exibição, então, pode escolher a que gostar mais de trabalhar, mas certamente será mais confortável com metros do que com milímetros se estiver modelando uma rodovia, né? rsrsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707633.

Total de membros registrados: 135244

Últimos membros registrados: Nahra026, Helgaella99, Girleide, glauciapaiva, OtavioOG, charles.chaves, GG-.NK, walle03.

Usuário(s) on-line na última hora: 698, sendo 3 membro(s) e 695 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago, nildoe, Nahra026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.