Ajuda Material Matte/Shadow

Por: danteprojetos  

Em: 21/06/2005 18:56

Olá a todos.. Eu estou querendo renderizar algumas árvores e pessoas separado da cena total para compor depois no photoshop, e para isso coloquei todos os objetos com o material matte/shadow. O unico problema é que eu queria que apenas as árvores fiquem no canal alpha, mas todos os objetos ficam, dificultando a composição.. Já tentei todas as opções possíveis, opaque alpha, receive shadows, affect alpha, mas não consegui deixar certo.. Por favor, qualquer ajuda vai ser de extrema importância :D !! Obrigado antecipadamente! P.S.: se fizer alguma diferença, estou renderizando no v-ray.
Oi Dante, Só um detalhe, o VRay tem o seu próprio matte/shadow. E ao contrário do que alguns dizem, é melhor que o matte/shadow do max, pois ele recebe/emite GI. O que você tem de fazer é renderizar por partes, o que não vai aparecer na cena tem de ocultar (selecionar os objetos, clique direito/hide selection). Sobre como usar o matte do vray tem um tópico aqui no fórum que fala sobre isso, mas é bem fácil: - Seleciona o objeto que vai levar o matte, dá um clique direito, seleciona VRay properties e na caixa que abrir, no canto superior direito está as opções. Só lembre de deixar o Alpha Contribution em "-1". Flw! :joiad:
Oi Dante, tudo bem? Realmente, o Hawf tem razão, o V-Ray é o único render que o Matte aceita receber GI, isso é muito bom em composição, porque poupa dias de trabalho na criação de máscaras com Ambient Occlusion. Só não é muito bom usar Matte com o HSV Exponential, pelo menos na versão 1.09.03. Nas novas eu não testei ainda. Use com o Linear mesmo que fica ótimo. Abraços
Vi em um outro forum uma dica pra usar matte shadow com o mental ray ( usando o ambient oclusion ou dirty map)
n00b
Oi Vympel, tudo bem? Sim, dá para fazer nele também, e no Brazil também. O problema é justamente esse, ter que criar todos estes passes de Ambient Occlusion, e no final, não fica tão perfeito quando o GI da cena mesmo calculado em 3D. Fica muito bom, mas não fica perfeito. Agora, o V-Ray tem a capacidade de receber o GI no objeto matte direto na cena 3D, e isso é guardado junto com a imagem em alpha, permitindo a composição perfeita e rapidamente, sem máscaras de Ambient Occlusion. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 270

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.