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MESSAGEM DE ERRO VRAY - MAX 2020 : RENDER BLOQUEADO

Por: anonymumm  

Em: 10/11/2020 06:09

Viva,

Hoje trago um problema que normalmente leva-me a injuriar os fundadores da Autodesk ate á 3a geração ! 
Estou a trabalhar num projecto de arquitectura de uma Vivenda ha longas semanas. Como podem ver existem
uma serie de elementos exteriores tais como Penedos, Arvores cascata de água...etc e sem ter alterado nada
aoi abrir novamente o projecto tenho várias mensagens de erros tais como :

1 : Missing External Files 

Ao renderizar tenho outras menssagens tais como : 

1 : Unhanled Execption

Mas pior que tudo, a janela de rendering fica preta com a mesagem : « Preparing atmospherics » e nada acontece !!

Alguem me sabe dizer o que aconteceu e que medidas tomar para resolver este problema ??


Obrigado



HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
...Depois de mexer em dois ou tres presets o render a janela de preview ficou 1 hora a calcular na zona assinalada com roda vermelha e quando terminou ficou assim !!! 

( O cimento ficou em branco !!! )


Socorro !!!!!
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
PS : O resultado depois do render foi este !! 

E comoi podem ver as texturas no editor de materiais aparetam estar correctas mas desapareceram na imagem final !!

Qual sera o parâmetro que esta mal ???
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Cara, bom dia.

Em último caso o corona tem disponível uma versão por 45 dias, o corona converte os arquivos em vray para corona com facilidade, agora se vc não conhece, eu não conheco, vc terá que pesquisar uns tutoriais, acho que pode dar certo



Boa sorte
Boas Anonymumm, tem muita coisa errada nesse projecto.
Materiais não suportados pelo vray, parâmetros de material que o vray já não usa, mapas de normal não suportados e pelo que vi nos seus materiais vray coisas muito fora do normal como o cimento com ior de 3,5.
A minha sugestão é que refaça todos os materiais, coloque uma textura ou côr no difuse, reflect no máximo (branco) e regule só o glossiness, esse é o método PBR de criar materiais, depois claro bump ou normal map se for necessário.
As bibliotecas de modelos normalmente vêm com materiais criados de forma não optimizada e tirando as mais recentes, feitas com métodos que já não se usam.
Eu sempre que trago um modelo para a minha cena refaço sempre os materiais e depois guardo com eles já optimizados, isso faz baixar muito os tempos de render e evita erros que depois fica dificil você saber onde é que está o problema.
Você tem muita informação boa sobre materiais e não só no canal de youtube do Adán Martin.

https://www.youtube.com/c/adanmq/videos
Oi Anonymumm, tudo bem?

Segundo as mensagens de erro, o V-Ray não conseguiu localizar o registro ou não foi ativado corretamente e por isso está bloqueado.
Eu sugiro que desinstale tudo e reinstale de novo para corrigir.

Sobre as configurações do renderizador em si, segue as dicas do Fernando que é um grande especialista no assunto.
Quanto menos mexer nas configurações originais do Render, melhor.
Basicamente só precisa diminuir o Max. Subdivs para algo em torno de 24, zerar o Render Time (mim) e colocar 0,01 no Noise Threshold, como mostra a imagem em anexo.
Se precisar de mais qualidade, diminui o Noise Threshold para 0,005 ou menos para ele eliminar o ruído na imagem, o ideal é aplicar o Denoising no Render Elements para ajudar a suavizar.
Se tiver materiais com reflexos borrados pode ser necessário aumentar o Max. Subdivs, para 32 ou mais, mas em cenas simples pode até diminuir para 18, 12 e até 8.
É só isso.

O maior problema que as pessoas encontram na renderização é justamente a configuração dos materiais, como o Fernando disse.
Não adianta iluminar bem e configurar o Render perfeitamente se os materiais não forem bem feitos, leves e realistas.
Isso é uma coisa que depende de prática, mas além da ótima dica que o Fernando te passou sobre o Glossiness, tem mais uma regrinha que precisa seguir, nunca coloque branco puro ou preto puro na cor dos materiais (Diffuse).
Se for branco, coloque 0.9 em vez de 1.0 ou RGB 228 em vez de 255.
Se for preto, coloque 0.05 em vez de zero ou RGB 3 ou 4 em vez de zero.

Assim, sobra espaço no branco para os brilhos e sobra espaço no preto para as sombras, caso contrário, ficam chapados e irreais.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado André
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5

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