Andre Vieira:oi
Oi Abílio, tudo bem?
Não sei responder sobre o Blender e Eevee, por isso agradeço muito ao Starter que te ajudou, mas sobre o Unreal 5 eu posso ajudar.
Não é mais necessário fazer mapeamento e Bake se utilizar o sistema Lumen, também não é mais necessário otimizar os objetos se converter em Nanite.
Entretanto, tem algumas coisas que precisa levar em consideração, se for uma aplicação interativa e usar o Lumen, só vai rodar bem em placas de vídeo GTX 1080 ou superior, enquanto que, fazendo o Bake rodará com leveza e qualidade em qualquer lugar.
Se for apenas animação ainda tem a opção de usar o Path Tracing, que também não precisa de mapeamento, mas dai não será mais em Real-Time e vai esperar Render igual no Max, a vantagem do Unreal é que você pode trocar de um sistema para outro sem precisar mudar nada, nem luzes e nem materiais.
Agora, se você tiver umas duas placas RTX 3090 ligadas em paralelo na sua máquina, poderá rodar com Ray Tracing Real-Time com alta qualidade quase em tempo real, também não precisa de mapeamento, mas só vai rodar bem na sua máquina.
Vale lembrar que mapear no 3ds max é automático ou quase automático em objetos complexos, não existe nenhum objeto que demore mais do que 5 minutos para mapear, no caso de alvenaria de arquitetura e objetos retos é completamente automático e em massa, pode mapear tudo junto de uma só vez com um único clique.
O processo de Bake no Unreal pode ser feito pela GPU, que é muito mais rápido e interativo, permitindo modificar objetos e a iluminação durante o Bake que ele atualiza os mapas necessários.
Abração e tudo de bom.
André Vieira
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711008.
Total de membros registrados: 138482
Últimos membros registrados: isaque.220798, Anezio.neto, DANILO COSTA , frapsxiv, naej2077, Estéfanem.melo, Paiyne, neziqhoue.
Usuário(s) on-line na última hora: 920, sendo 26 membro(s) e 894 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Henrique Ribeiro, gilson antunes, Pedro Juliato, nandao, Carlos E. Nogueira, Leonardo, alan.eu, billypaul, Reinaldo Silva, Duda, TadeuB79, Eduardo Ramos, Renatto, Gabriel.C, valdez, Lisandro, mastermax, Baldo, Moura, isaque.220798, Daniel Monteiro, Anezio.neto, Osires Mathoso, Fernando Cunha, marcio.alain, dallest91.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .