HELP - Renderizando para TV

Por: Paulo Laurentino  

Em: 30/06/2005 09:55

Minhas animações estão com pouca definição ou "batendo" . Trabalho em produtora de video e necessito criar e realizar comerciais totalmente em max, mas meus filmetes ficam tremidos. Preciso esclarecer que ja tentei tudo, inclusive seguindo as orienteções deste site (materias) que versa sobre renderização para tv e video...sem resultados. Caso possam me ajudar, agradeço.
Ae Paulo tudo bem? Quem vai dar um resposta bem completa do seu problema é o André que trabalha com isso e é mó bom nisso, só que ele provavelmente responderá no final de semana, então era bom você descrever certinho de como você está fazendo.. Tais jogando pra VHS? Hoje em dia é mais recomendável jogar pra DVD seu comercial, não vai perder definição nem qualidade.. Valeu
Use a busca do forum tem diversos topicos sobre isso. Mas acho que seria legal que você renderizasse normal apenas com o tamanho para TV e com as opções para TV, color check, superblack e pixel aspect ratio. E fizess os ajustes finais como Fields, FPS e formato em um progama de edição e oucomposição. Renderize como sequência de imagensparanaõ perder qualidade na hora de importar nesses progamas.
n00b
E tb pode estar "batendo" por causa do render que usou... Qual vc está usando? Se seu computador for caseiro, esquece todos os renders e tenta o scanline mesmo, sem lightracer.... assim não gera Flickers. Pois para vc renderizar tudo num mentalray da vida, por exemplo, vc terá que utilizar altas configurações, e ainda corre o risco (se não souber configurar direito) de perder toda a animação por causa de algum flicker, sem contar no tempo enorme que terá que esperar pra renderizar, o que sai mais negócio mesmo vc fazer tudo no render padrão mesmo (que o tempo é minúsculo, comparado com qualquer renderizador), e o risco é hiper menor de dar flicker... Ah, e o ideal (acho que já está fazendo, se leu as matéria do 3d1), é renderizar tudo por seqüência de imagens e depois juntar tudo em algum programa de edição. []´s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related
Oi Paulo Com certeza o problema está na relação entre resolução e fields, este é um erro comum cometido por quem está iniciando. :D É que animação para vídeo tem que ser rendida com FIELDS (30 frames/segundo = 60 fields/segundo)e de acordo com com a ordem que o seu sistema de captura/gravação utiliza: Ou "upper fileld first" ou "lower field first". A resolução da imagem tem que ser de acordo com com sistema de captura/gravação para não haver inversão de FIELDS por conta de diferença na "altura" da imagem: NTSC D1 720x486 pixels ou NTSC DV 720x480 pixelx O "Pixel Axpect" para ambos é 0.9 Para a saída do Max use apenas imagens seqüenciáis padrão .TIFF ou TGA, evite .JPG pois este tende a criar problemas com os FIELDS. Se o seu sistema de captura/gravação usa .AVI use um bom programa compositor ou editor para compilar o .AVI (PREMIERE, AFTER EFFECTS, COMBUSTION, etc...) Também a maioria dos sistemas profissionáis de captura/gravação usa a velocidade 29.97 FPS (frames/segundo) e não 30 FPS, isto deve ser ajustado nos programas acima citados. Atenção à possibilidade de inversão de FIELD quando usar o compositor ou editor. Se por acaso você render os fields na ordem inversa no Max você poderá corrir isto nestes programas; mas se você render corretamente certifique-se de que o programa não os inverta. Espero ter ajudado Phy
Oi Apenas um complemento: Para render em fields no Max proceda da seguinte maneira: 1-Customize>Preference Settings>Tab Rendering> Field Order Escolha ODD ou EVEN e clique OK Isto fará com que o programa renda os fields impares (ODD=upper field)ou pares (EVEN=Lower field) da imagem em primeiro lugar. Se você não sabe exatamente qual é a opção correta para o seu sistema de gravação faça um teste curto, pois a ordem errada provoca um "batimento" evidente. 2-Em "Render Scene">Tab Common>options Habilite "Render to Fields" Está feito ! Apenas uma consideração final: Para se obter um movimento contínuo e "suave" em animações que contenham movimentos muito rápidos, é recomendável também que se utilize o recurso de "motion brur" Espero ter ajudado Phy
Quando se renderiza sem fields ( full frame) é realmente necessario renderizar a 60 FPS (no caso de se utilziar a 29.97), por causa do interlace ?
n00b
Bem bacana esta atenção que todos vcs dispensaram...grato meesmo! Mas, esclarecendo: Ja trabalho com MAX desde a epoca do 3ds (antes eu utilizava o topas- da crystal) so que tenho tentado tudo e ainda assim a coisa sai como se estivesse faltando frames ou serrilhado nas bordas quando existem fios claros. estranho . ja procurei respostas em tudo. inclusive na relação MAX/PREMIERE...pode ser o premiere, incompatibilidade entre os formatos renderizados...sei lá Vejam por exemplo os comerciais da LINE RECORDS na record...(aqueles vendendo cds gospels) todos meus e tive quer liberar pra veiculação mesmo com este defeito por decurso de prazo. Confesso que nunca estive diante de um problema tão "aranha"como este. Mais uma vez, gratissimo pelas ajudas.
Oi Paulo Tenho um perfil profissional semelhante ao seu, e posso dizer que se você tomou todos os cuidados devidos o problema é mesmo estranho. Neste caso pode estar havendo algum problema com software no caso que você citou (Premiere), mas também pode ser o hardware usado para gravação. Qual é o sistema que você está usando para gravar? Phy
OI gente, tudo bem? Realmente, todas as opções técnicas o Phy já descreveu muito bem. Se não forem os fields, o sistema de gravação, a HD, o hardware em geral. Então só me passa mais uma opção pela cabeça. Se estiver usando GI na cena e não configurou adequadamente a solução de iluminação, para animação a solução tem que ser bem alta, para não variar de frame para frame, caso contrário gera flickers na iluminação, fazendo o vídeo "bater", como disse. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 262

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.