Até onde eu sei, se entendí (no caso, é vc pintar no computador, e a imagem ficar como se fosse uma pintura) corretamente, é mais uma questão de configurar a sensibilidade do tablet/PS pra usar a pressão como opacidade ou tamanho (ou os 2), e criar VARIOS layers mesmo... Essas questões geralmente vão dar conta (*junto com algum efeito, por exemplo, de brilho ou textura) de vc pintar no PS e ter um resultado q fique visualmente parecido com uma pintura... Tem vários canais bacanas no YT sobre pintura com o PS :)... Mas é, realmente TEM q ter o tablet de desenho... Pessoal até diz q "sem tablet c n esculpe no Zbrush", mas dá sim (XD...), mas, realmente, sem o tablet ("só no mouse msm") n dá pra fazer às pinturas não (aliás, até q dá, mas n é a mesma coisa...)... Tem uns kits de pinceis do PS pra baixar na internet e tal, se vc usar com o mouse n dá muita diferença n mas se usar com o tablet vai ver =D...
Do "basicão" do PS tem aquele "oil paint" lá (q era usado até as hora uns anos atras em propagandas, etc...), é bem bacana até... (o efeito geralmente fica bonito, etc..)..
Se for pro caso do 3d, aí teria q combinar com mapas de profundidade (do render ('zdepth')), e conceber um material mesmo pro canvas do render (um "material de pos"), pra esse caso, olha esse exemplo aqui (video)... Acho q vc ia gostar de ver os videos de um canal chamado "stylized station" tbm...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..