Oi Serpa, tudo bem?
O Ornatrix é o melhor Plug-in para simular cabelos no 3ds max, mas também é possível obter ótimos resultados com o Hair and Fur mesmo.
Basicamente a técnica para "modelar" os cabelos é através de linhas guia geradas pelo próprio Hair and Fur, você pode desenhar Splines para guiar as linhas, mas depende do que deseja fazer no cabelo, para penteados simples basta utilizar as ferramentas que ele oferece.
O primeiro passo é criar os Scalps, que são as áreas da cabeça onde vai aplicar os cabelos, elas devem ser separadas de acordo com o sentido dos fios, como mostra a imagem 1 em anexo, assim, facilita a aplicação dos cabelos e o penteado.
O mais importante de tudo em qualquer tipo de simulação é estar em escala real, então, deve modelar a cabela na escala de um ser humano normal, depois, pode aplicar o Hair and Fur em cada Scalp da cabeça e aplicar as ferramentas para "modelar" os cabelos.
A ferramenta de escala permite aumentar os fios o quanto quiser, como mostra a imagem 2 em anexo, não ficando limitado ao tamanho que ele gera por padrão.
Com as ferramentas para pentear você consegue dar a forma que desejar nos fios, mas depende de pegar prática, clicando no ícone do pente e no ícone do Translate você move os fios, como mostra a imagem 3 em anexo.
Depois que terminar de "modelar" o cabelo, você pode animar a cabeça como quiser, no final você linca os Scalps na cabeça para eles seguirem o mesmo movimento, mas os cabelos ficarão duros até efeturar a simulação.
Para simular você precisa definir um lugar para salvar os arquivos no menu Dynamics dentro do Stat Files, como mostra a imagem 4 em anexo.
Você também pode definir o tempo da animação neste menu e os objetos de colisão, no caso, deve adicionar a cabeça como objeto de colisão.
No final é só clicar no Run para rodar a simulação, como mostra a imagem 5 em anexo.
Você pode baixar um exemplo que fiz para os leitores estudarem neste link:
https://3d1.com.br/recursos/215/cabelos-hair-and-furAbração e tudo de bom.
André Vieira