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Hair and FUR - Criando cabelos longos

Por: SERPA  

Em: 01/10/2021 13:04

Pessoal.

Voltei a estudar esse FUR.

Eu usei ele poucas vezes e assim mesmo, foi para fazer tapetes. Coisa que é bem fácil com ele.

Mas agora quero algo mais complexo.

Quero fazer um cabelo longo passeando por um caminho e se mexendo com o vento.

A minha questão é:

Eu só consigo fazer os cabelos longos se fizer usando splines?

Eu fiz um plane e mandei crescer mas só vai até certa altura. Penso que talvez seja pq desta forma é para tapete ou grama.

Estou pensando em fazer uma animação com um cabelo longo voando pela cena.

Talvez eu faça com aquele esquema de Tyflow e splines.
Estou fazendo com o Tyflow e acredito que vai ser melhor, embora ache que o efeito com o Fur ficaria muito mais realista, afinal ele é específico pra isso.

Já ouvi falar do ornatrix, que inclusive tem integração dele lá no tyflow. 

Vou dar uma espiada nesse cara...
Oi Serpa, tudo bem?

O Ornatrix é o melhor Plug-in para simular cabelos no 3ds max, mas também é possível obter ótimos resultados com o Hair and Fur mesmo.

Basicamente a técnica para "modelar" os cabelos é através de linhas guia geradas pelo próprio Hair and Fur, você pode desenhar Splines para guiar as linhas, mas depende do que deseja fazer no cabelo, para penteados simples basta utilizar as ferramentas que ele oferece.

O primeiro passo é criar os Scalps, que são as áreas da cabeça onde vai aplicar os cabelos, elas devem ser separadas de acordo com o sentido dos fios, como mostra a imagem 1 em anexo, assim, facilita a aplicação dos cabelos e o penteado.

O mais importante de tudo em qualquer tipo de simulação é estar em escala real, então, deve modelar a cabela na escala de um ser humano normal, depois, pode aplicar o Hair and Fur em cada Scalp da cabeça e aplicar as ferramentas para "modelar" os cabelos.

A ferramenta de escala permite aumentar os fios o quanto quiser, como mostra a imagem 2 em anexo, não ficando limitado ao tamanho que ele gera por padrão.

Com as ferramentas para pentear você consegue dar a forma que desejar nos fios, mas depende de pegar prática, clicando no ícone do pente e no ícone do Translate você move os fios, como mostra a imagem 3 em anexo.

Depois que terminar de "modelar" o cabelo, você pode animar a cabeça como quiser, no final você linca os Scalps na cabeça para eles seguirem o mesmo movimento, mas os cabelos ficarão duros até efeturar a simulação.

Para simular você precisa definir um lugar para salvar os arquivos no menu Dynamics dentro do Stat Files, como mostra a imagem 4 em anexo.

Você também pode definir o tempo da animação neste menu e os objetos de colisão, no caso, deve adicionar a cabeça como objeto de colisão.

No final é só clicar no Run para rodar a simulação, como mostra a imagem 5 em anexo.

Você pode baixar um exemplo que fiz para os leitores estudarem neste link: https://3d1.com.br/recursos/215/cabelos-hair-and-fur

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Fiz um teste aqui no TYFLOW com aquele recurso de splines dele que acho sensacional.

Preciso apenas ajustar a espessura dos fios. 

Gosto de usar ele como solução para isso pela velocidade de render. No FUR eu achei que demorou um absurdo.

Talvez haja alguma configuração para que ele rendere mais rápido, mas sou totalmente cru neste recurso.

Mais pra frente vou voltar a estudar ele. Mas para o que quero. Fazer a mecha do cabelo percorrer a logo em um passeio, acho que será bem menos pesado de fazer com o tyflow. E e no meu caso, mais fácil tbm.

Valeu pela dica do Ornatrix. Eu já estou de olho neste cara justamente por que ele tem integração com o Tyflow.
Oi Serpa, tudo bem?

O TyFlow realmente é maravilhoso e permite fazer efeitos incríveis, porém, apesar dele conseguir simular fios com perfeição usando as Splines, depende de muitos outros fatores para conseguir reproduzir cabelos com realismo, além do Shader para criar o brilho anisotrópico e a translucência dos fios, tem todo o problema para conseguir pentear, cortar e reproduzir o design de qualquer tipo de cabelo real, por exemplo, fazer um cabelo crespo com o método de Splines é muito mais difícil.

A renderização de cabelos realistas é demorada mesmo, principalmente pelas necessidades do Shader, mas também depende da quantidade de vértices que tem em cada fio, um cabelo crespo demora bem mais para renderizar do que um cabelo liso porque exige muito mais vértices.

Se você conseguir reproduzir o Shader de cabelo com realismo nas Splines do TyFlow, também vai demorar para renderizar.

Porém, o Hair And Fur demora muito na preparação dos fios em cada Frame porque ele é antigo e a Autodesk não se preocupa em atualizar, por isso que todo mundo prefere o Ornatrix, pois ele renderiza mais rápido e oferece mais recursos para fazer o design do cabelo do jeito que quiser.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
A outra versão que fiz ficou com os fios mais finos, mais realista. Essa dai está mais para comercial de empresa de fios de cobre, hehe.

Um dia ainda coloco a mão neste tal de ornatrix que tanto falam, rsrs.

obrigado.
Oi Serpa, tudo bem?

E o Shader, você conseguiu aplicar um bom material para simular cabelos?

Sobre o Ornatrix, ele é mais complexo do que o Hair And Fur, tem vários modificadores, mas a maioria é para ajudar a modelar o Design do cabelo, penas, folhas ou o que quiser imitar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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