Oi Serpa, tudo bem?
Eu gosto muito de você, mas mesmo se fosse alguém que eu não desse a mínima, iria tentar persuadir a pessoa de seguir neste caminho.
Eu trabalhei 10 anos em produção de vídeo comerciais dentro de boas produtoras da época, também trabalhei em emissoras de TV fazendo vinhetas para abertura de programas, então, posso falar com propriedade que é um mercado difícil, restrito, ingrato e limitado, me arrependo de ter gastado 10 anos da minha vida nisso.
Dentro de uma produtora de vídeo você vai ter moral como especialista em 3D, mas vai ganhar pouco, dentro de uma TV você será tratado como operador de 3D, similar a um operador de torno metalúrgico no chão da fábrica.
A não ser que você monte a sua produtora e não faça 3D, foque apenas na captação dos clientes e explore os câmeras, iluminadores e artistas 3D para poder ganhar dinheiro em cima deles, não terá um bom futuro trabalhando com Motion Graphics, ainda mais hoje que preferem fazer qualquer coisa no After Effects do que pagar por animação 3D.
Qualquer outra coisa que decidir fazer terá mais chance de sucesso do que na área de Motion Graphics.
Se eu puder sugerir alguma coisa, acho que deve pensar nas tendências para o futuro, quais são as coisas mais promissoras na área de CG e 3D que vão bombar nos próximos anos em vez de focar em mercados minúsculos como o de Motion Graphics.
Eu apostaria em aplicações interativas, se eu tivesse 25 anos igual quando iniciei a 3D1, mas com o conhecimento que tenho hoje, largaria tudo para focar firme na produção de Games, aplicações 3D para treinamento de funcionários, aplicações para exibição de produtos e coisas do tipo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira