Correção de GAMA

Por: Neorix  

Em: 19/07/2005 09:44

Aí galera! Blz! Tô com um problema aqui que não sei como resolver. Meus vídeos ficam com as áreas mais claras estouradas em certos monitores, inclusive no meu. Só quando exporto um avi sem codec que fica blz, mas aí o arquivo fica enorme. Vi umas dicas do André pra corrigir o GAMA na geração de arquivos TARGA e não ter problemas com diferentes calibrações de monitores, mas tentei tudo quanto foi configuração e quando compressiono em algum codec, por exemplo o mpeg4, fica tudo branco onde deveria ter uma escala de cinza. Alguém sabe como corrigir isto em vídeos já prontos e como evitar isso?
Athlon 64 3200+ ASUS A8N-SLI GF 6600GT 128 MB 1GB DDR400 LCD 17" Flatron
Oi Neorix Você está tendo o problema em que tipo de monitor ? De computador ou de TV ? Phy
De computador! E o estranho é q no caso do Quick Time Player quando clico em Movie > Show Video Controls e aparece os controles de Brilho, Contraste,... O Brilho Estourado :00: fica com a tonalidade normal. Daí quando escondo os controles volta tudo.
Oi Neorix Você pode especificar o procedimento que você está usando: 1-Salvando pelo Max em que padrão (TGA, TIF, etc) ? Em que resolução (DPI) ? 2-Está usando Vídeo Color Check ? 3-Qual codec e em qual programa você está compilando e comprimindo o vídeo ? Phy
Aparentemente a pergunta que vou fazer não vai ter nada relacionado, mas você fez a atualização de algum forceware? Pois eu fiz aqui e ele descalibrou toda a configuração do layer que passa os vídeos. Acontecia exatamente o que você está falando. O arquivo de vídeo ficava intacto, o problema era apenas a visualização dele. Abraços,
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Aí Phy! Estou salvando em TGA, 24 Bits. Não usei o Video Color Check. Isso não é só pra quando for render pra TV? No meu caso é só pra PC. Já usei vários Codecs, mpeg, mpeg4, XVid Mpeg, MS Mpeg, Cinepak, e tentei compilar pelo After Effects, Virtual Dub, o próprio Quick Time. Não tava conseguindo capturar a imagem no Player, então consegui fielmente criar a aparencia da imagem pelo Photoshop aumentando em 30% o brilho e 34% o contraste. Veja só: ANTES (formato .avi sem codec): DEPOIS (qualquer codec): Dá pra entender.
Aí Pile! O q vc diz faz sentido. Na tentativa de capturar uma imagem estourada pelo Quick Time eu exportei um BMP de determinado frame. Daí a imagem vêio perfeita. Só q o q seria um forceware? E como resolveu?
Oi Neorix O Filipe pode ter dado uma boa indicação, pode ser o driver de vídeo que esteja "bugado". Forceware é um driver. Outra possibilidade é que algum programa tenha instalado algum gerênciador de display (como por exemplo "Adobe Gama Loader" do Photoshop) e este pode estar conflitando com o driver de vídeo. Verifique no Startup do windows se não está havendo a carga de programas deste tipo. Phy
Aí! Desinstalei o Photoshop juntamente com o Gamma e nada. Atualizei o Driver de Vídeo e nada. Mas, acredito que possa ser em meu computador mesmo. Vou formatar tudo e ver se resolve. O engraçado é que os filmes que rodo em meu PC, tipo Procurando Nemo ou Os Incríveis ou qualquer outro vídeo que eu não tenha feito não dá o problema.
Descobri o porque do problema. O porque de meus vídeos ficarem com o brilho e o contraste tos na hora da reprodução é por causa de meu Adaptador de Vídeo, um SIS 630/730. Como vc disse Filipe, era o tal do forceware. Eudesativei este drive e não acontece mais. O problema é que agora eu não tenho mais as opções de alterar a frequência de tela nas propriedades de vídeo do windows e apareceu um monte de opções de resolução do meu vídeo. Além do que quando eu mudo a minha resolução pra 1024x768 a tela fica torta e eu tenho que acertar na mão pelos controles de vídeo do monitor. Antes era automático. Eu havia atualizado o drive mas não adiantou nada. Acho que a solução é desativá-lo, como fiz, ou trocar minha pobre placa mãe PC Chips 810 L. Nem em sonho eu compro uma placa de vídeo off-board pra essa mobo. Melhor trocar tudo.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 524

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.