Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dpi3d   Recife - PE
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Tiago   Indaiatuba - AC
Ricardo 3D   Brasil - BA
Leandro Mendonça   Curitiba PR - PR

Portfólios Ver Mais

Menezes Neto   Campina Grande - PB
pablorhino   http://www.tresd1.com.br
wagnersenior   São Paulo - SP

sujeira no substance designer

Por: Abilio  

Em: 26/01/2022 15:35

oi

como eu posso criar sujeira escorrendo de buracos de um objeto , igual a imagem , no substance designer ?

eu queria algo procedural para aplicar a sujeira automaticamente nos buracos dos objetos só abrindo o material .

é possivel ?

obrigado
Oi Abílio, tudo bem?

Seja no Substance Designer ou Substance Painter, terá uma etapa entre importar o objeto e aplicar o material com o efeito, pois se o efeito do material depende da geometria do objeto o programa precisa ter um jeito de identificar a geometria do objeto.

A forma que os Substances utilizam para identificar as geometrias dos objetos é através da geração de mapas como AO, Curvature, Position, World Space Normals, entre outros, mas estes são os mais comuns para criar efeitos de sujeira e desgastes.

Portanto, vai precisar importar o objeto, fazer o Bake destes mapas, que é super rápido e fácil tanto no Designer como no Painter, dai poderá aplicar o material completo pré-configurado com cores, Normal Map, Roughness, Metalic, Heightmap e tudo mais para os efeitos cairem perfeitamente nos lugares certos.

Inclusive, se tiver os mapas e o material Substance que aplica os efeitos, poderá aplicar nos objetos através do Substance Player ou até mesmo no próprio programa 3D que utiliza, se ele tiver Plug-in de conexão para ler Substances.

Fiz um exemplo bem rápido para te mostrar no Substance Designer, mas a minha versão é antiga, é de 2019 se não me engano.

Tem vários Nodes dentro do Library > Mesh Adaptive que servem para criar estes efeitos de sujeira e desgastes, eu usei 3 para te mostrar o efeito de cada um, o Leaks, o Dust e o Dirt.

Eles usam os mapas de AO, Curvature, Position e World Space Normals, que aparecem do lado esquerdo do gráfico, na frente do Position tem um Node para converter ele em tons de cinza, pois alguns Nodes dependem dele assim em vez de colorido.

Dai fiz as conexões com os 3 Nodes do Mesh Adaptive e liguei um por vez no Base color para o efeito aparecer no objeto e você ver a diferença.

Se criar um material que use estas máscaras para misturar dois materiais, um com aspecto limpo e outro com aspecto sujo, vai gerar o efeito automaticamente.

Agora, para fazer um escorrido apenas na parte de baixo do buraco e do lado de fora de forma procedural, eu acredito que tenha como fazer, mas eu não sei.

Porém, se criar o material procedural que gere apenas o efeito do escorrido, poderá aplicar facilmente onde quiser no Substance Painter, mas terá o trabalho manual de pintar no local.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707609.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1221, sendo 24 membro(s) e 1197 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Fabio Catelleno, Nuno, Reinaldo Silva, Thiago Couto, adudis_, Osvaldo Arquiteto, Max Idalgo, JMDesign, Daniel Monteiro, gilson antunes, Eber.Silva, gago, Victor Mendonça, Le_Andro, Frederico Wagner N. R., Geraldo Nunes, emersonforentin, Celso Borttoloto, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, Eng Damasceno, Carla Franco, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.