Oi Állan, tudo bem?
O seu pai pode aprender a modelar no Blender facilmente através de vídeos no Youtube como o que o Fernando indicou e diversos outros, é fácil de encontrar, o que mais tem é tutorial de Blender.
Eu lembro no início do Youtube que só tinha tutoriais de 3ds max, hoje eles estão se tornando raros conforme vai diminuindo a base de usuários do Max, mas atualmente todo mundo quer aprender o Blender, então, chove tutoriais.
Entretanto, o 3ds max ainda é um dos melhores modeladores poligonais do mundo, se não for o melhor, também é o mais compatível com arquivos de CAD, particularmente DWG.
Se ele pretende atuar em Archviz o 3ds max ainda é a melhor opção disparadamente.
O Blender é excelente, muito melhor do que o 3ds max em diversos aspectos, tanto é que o Max está morrendo e o Blender crescendo, mas ele ainda não lida bem com arquivos grandes que tenham muitos polígonos na Viewport, como é comum em projetos de CAD.
Eu entendo o receio do seu pai em estudar modelagem no Max, mas a complexidade é apenas aparente, conhecendo a técnica básica e os principais comandos ele modela tudo que quiser facilmente sem entrar em outras coisas do Max.
E se depois ele migrar para outro programa, vai sentir falta das facilidades do 3ds max na modelagem poligonal em si, claro que o Max é deficiente em todo o resto, depende de Plug-ins para tudo, mas na modelagem poligonal e mapeamento ele ainda é imbatível.
Se eu fosse seu vizinho, a gente combinava um dia e em 4 horas eu deixava o seu pai bom em modelagem no Max, é super fácil, tudo é feito sempre igual.
Abração e tudo de bom.
André Vieira