Tracking Camera - Sugestões

Por: Rodrigo  

Em: 27/02/2023 10:53

Ola a todos, espero estar tudo bem com todos. Gostaria de saber dos confrades sugestões ou experiencias sobre camera tracking no max e no Unreal ja que esta se tornando o software oficial para ArchViz. Busqei algo na net mas o que encontrei foram coisas antigas. Ai me perguntei se seria uma tecnica em desuso ou se ha outra maneira de fazer. Desde ja deixo os agradecimantos as respostas desejando felicidades a todos. Um grande abraço.
Oi Rodrigo, tudo bem?
 
Realmente existiam vários programas para Tracking antigamente e agora só resta o Syntheyes.
O MatchMover foi comprado pela Autodesk e como sempre, mataram logo em seguida, até distribuiram uma versão gratuita na época, mas depois nunca mais ouviu falar dele.
O Boujour desapareceu pouco tempo depois, mas o Syntheyes continua sendo desenvolvido, eu não posto mais estas notícias porque são poucos os interessados.
 
As câmeras profissionais passaram a ter sensores de movimento, então, normalmente os desenvolvedores oferecem Scripts para transferir os dados para os Softs 3D e de composição, hoje tem sensores até nos celulares.
 
Além disso, a tecnologia de Tracking se tornou mais comum passou a fazer parte de diversos Softs de composição, até mesmo do After Effects, então, as pessoas continuam usando, apenas não tem mais programas dedicados só para isso, exceto o Syntheyes.
 
Para levar para o Max é só exportar a câmera ou os dados do movimento dependendo da fonte, mas como disse, geralmente os Softs oferecem Scripts para isso.
 
Já no Unreal, além de poder importar a câmera ou os dados do movimento igual antigamente, ele tem um Plug-in nativo, chamado VCam, para controlar a câmera 3D através da câmera do celular e ao vivo em tempo real, então, o Tracking acontece imediatamente e você já vê o resultado direto na Viewport, também tem recursos para transmitir o vídeo ao vivo e dai você pode aplicar em qualquer objeto, mas tem um objeto próprio para isso, chamado Image Plate, que se ajusta ao Frustum da câmera 3D.
 
Atualmente, em produção virtual, a câmera real transfere o movimento em Real-Time para a câmera 3D, que exibe a cena 3D realista num telão de LED gigante, enquanto os atores e objetos em primeiro plano são filmados com a câmera real, que tem o mesmo movimento da câmera 3D, ou seja, não usam mais aquele lance de Chroma Key para recortar depois na composição porque já sai composto diretamente na gravação da câmera real.

Isso também ajudou muito iluminar a cena corretamente de acordo com o ambiente, pois na verdade não é apenas um telão, são vários envolvendo a cena de todos os lados e também de cima, desta forma, a cena já fica iluminada de acordo com o ambiente exibido nos telões, por exemplo, o telão de cima exibe apenas o céu, enquanto os laterais exibem a paisagem, entende?
O Unreal que separa e define o que aparece aonde, ele tem um recurso chamado nDisplay para isso.
 
Se tem uma coisa que mudou muito depois do surgimento do Unreal foi a produção de vídeo, nas outras áreas ele adicionou possibilidades e facilidades, mas em produção de vídeo mudou completamente a forma de fazer o trabalho.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Primeiro os meus parabéns André, por manter esta comunidade de alto nível e que tanto ajuda a muita gente. E obrigado pela resposta. Reparei que realmente não tem nada novo específico para a área. Baixei o demo do SynthEyes e achei relativamente simples e de facil solução só nao tiver certeza pois nao exporta o FBX completo para o Max. Mas como vi em outro post seu, temos que nos atualzar, pois o futuro esta na Unreal e é para la que vou me preparar para migrar. E com certeza o curso da 3D1 será o primeiro passo. Para concluir este estudo vou ver se o pessoal que fez a filmagem com o drone tem os arquivos do georeferenciamento para passar. Mais uma vez obrigado pela ajuda. Um grande abraço e fica bem.
Oi Rodrigo, tudo bem?
 
Eu agradeço pelo reconhecimento, mas principalmente pelas suas visitas e participação.
 
Não tem do que você agradecer, é um prazer poder responder os membros.
 
Eu nunca usei o SynthEyes, que deve ser bem mais moderno do que o MatchMover e Boujour que conheci, mas antigamente precisava ter algumas informações sobre a cena, como o tamanho de algum objeto, dai você marcava alguns pontos no espaço 3D alinhados com os objetos na imagem, depois o programa fazia o resto gerando trocentos pontos que marcavam a distância de tudo, criando quase que uma nuvem de pontos, dai a câmera e os pontos eram exportados para o Max através de um Script e usando os pontos como referência você conseguia alinhar os objetos 3D com a cena trackeada.
 
Hoje não precisa de nada disso, se você conseguir a filmagem do drone é só colocar no After Effects e mandar trackear, assim, será mais fácil levar para outros programas, não é tão bom igual o SynthEyes, mas acho que resolve no caso de filmagem aérea.
 
Eu programei uma notícia sobre composição de vídeo para as 16 horas, o autor mostra como fazer o Tracking da câmera no After Effects e levar para o Unreal, é praticamente a mesma coisa para levar para o Max. 
O link do vídeo é esse: https://www.youtube.com/watch?v=EArXXc2-k58
 
Realmente o futuro do 3D será nos Engines, seja Unreal, Unity, GoDot, Flax, Omniverse, etc., programas como o 3ds max, Maya e Blender tendem a desaparecer com o tempo ou terão que incorporar a codificação neles, porque é isso que importa e vai importar cada vez mais com o surgimento do Metaverso, modelar, texturizar e renderizar já virou coisa de criança, imagine então daqui há 10 anos!!!!
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Valeu demais André. Vamos sempre evoluindo.

Grande Abraço.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707641.

Total de membros registrados: 135251

Últimos membros registrados: mc29, Caleb Tales Oliveira, brnuness, kellyabs, erickjapa, kadsanbva, moretzrence, Nahra026.

Usuário(s) on-line na última hora: 516, sendo 16 membro(s) e 500 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: mc29, Ronaldo Junior, Felipe França , Juarez, Osvaldo Arquiteto, Victor Mendonça, Felipe Duarte, TadeuB79, Henrique Ribeiro, Carla Franco, Adalberto Rocha, Reinaldo Silva, Le_Andro, gago, mixel.amorim, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.