danilo_icf, cara quanto tempo, eu realmente estou lisonjeado por seus comentários, adoro seus jobs e sempre foi leitura obrigatória pra mim tudo que vc posta e comenta aqui na 3d1...vamos as questões:
1 e 2- A grama eu misturei o autograss com o forestpack...no inicio eu tava usando o multiscatter mais ele me deixou na mão, dando erros de memoria, e eu to escutando muitos relatos de instabilidade no multiscatter. Eu modelei alguns tufos de grama, com aquela velha tecnica usando o advancedpaint, as flores usei um modelinho mesmo, e joqgei tudo no forestpack, ai foram ajustes de densidade e distribuição. Usei o forestpack no gramado do restaurante mesmo, internamente onde a malha entra no restaurante e nos arredores em torno do terreno eu usei o autograss pra ganhar tempo. Tive alguns problemas com os proxys do vvray devido eles não trabalharem com normalmap...porque eu não sei, mais da muito problema.
3 - é usei o vray. Eu gosto do vray, mais gosto mais ainda do MR. ultimamente eu tenho usado o vray nos jobs por causa das bibliotecas de modelos, é um saco ficar convertendo os materiais, e as vezes quando tem um vrayblend, ou um vrayoverride a conversão falha. Mais eu gostaria mesmo de estar usando o MR ou o Octane. Venho estudando ferrenhamente o Modo, e pretendo refazer esse job inteiro no Modo. Não estou dizendo que o vray é ruim, de jeito nenhum, é excelente, os resultados são ótimos, mais ao meu ver ainda dá muita dor de cabeça.
4 - Foram usadas muitas luzes, e por isso eu tive fazer algumas gambiarras, mais no geral foram vraylights, e photometrics do max, do lado de fora foi vrayligh dome com hdri e vray sun.
Espero ter respondido satisfatoriamente, grande abraço danilo...