Displacement - MR e Scan line

Por: Marco Tomaselli  

Em: 21/09/2005 15:35

Fala galera,tudo certo?? Então....eu estou tendo uns problemas com displacement tanto no renderizador default,quanto no mental ray....eu vi q tem aluns paramentros de displacement....na janela do render....mas eu fuço,e nada....fica uma zona...ele não fica certo...por ex. um muro de tijolo...vc tem todos os mapas....todos funcionam perfeitamente...mas no displace não segue de acordo a textura...fica com umas serrinhas....ai eu regulo ja vira uma outra coisa....eu queria saber como usar isso direito...e pq isso vem desregulado..se alguem manjar..da um toque... valeu a todos ai! abraços
Fala filho!! O displace muda muito de funcionamento dependendo do modo que você aplica ele, no Scanline por exemplo, o displace (Seja ele aplicado no material ou nos modifiers) ele altera a malha do mesh pra conseguir o efeito, logo, depende da segmentação do sólido pra sair direito. Já no metal-ray mesmo que exista a opção d vc fazê-lo pelo modifier, vc também pode usar o shader "3d displacement(3dsmax)" aplicado no canal displacement do material pra fazer isso, quando se usa o shader, o displace é feito direto no rende, e não depende dos vértices do mesh, então fica mais lisinho e sem precisar pesar a cena pra conseguí-lo. Mas pra vc usa-lo direito vc precisa ajustar as configurações dele na janela do render - na folha renderer - item "shadows & displacement" lá vc determina a altura máxima e as resoluções... Espero ter ajudado Falow
Valeu, mas então....esse shader não entra no canal displacement.....qq eu to fazendo errado?
vc tem que colocar no canal displacement do material mesmo!! e não vem desregulado o problema esta na textura que vc esta usando no canal ou na escala do objeto na cena!!! se for usar o mental ray sugiro usar um material mental ray de base!! e montar os materiais em cima dele
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
valeu todos, mas vo te falar viu....num ta tendo jeito... olha aqui: qualquer textura q eu use da problema....só com o displacement...eu sei q precisa ser nessa canal....e é o q eu faço....só falei q aquele shader não entrava....só q no mental ray de base ele entrou....mas continuou igual do q eu ja tinha feito de outros jeitos.....mas fica com umas serrinhas ainda sim.....qualquer coisa q eu teste nesse canal....e na janela do render eu mecho...piora ,melhora....mas nao fica perfeito... qual será a mer....a q eu to fazendo errado? na hora de renderizar fica um lixo...nao segue o q é a textura...e eu preciso saber isso...pq é util em bastante coisa né... se alguem quiser dar mais uma força...pq num ta saindo da mesma o resultado... valeu mesmo abraços
olha só aki acontece comigo tb qd eu uso uma imagem PB pura na emenda das cores fica serrilhado mesmo deve ser por causa da baixa da resolução que deixa a imagem serrilhada!!! ah e tem que mapear o objeto tb!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
ah taa pd cre....acho q pra deixar bom mesmo....o pc aki num aguenta...pq conforme melhora o pc quase para...pelo jeito displacement vai ser um lance q eu num vou usar muito por enquanto...pelo menos aqui pesa muito no render...e mesmo assim o resultado nao é legal..e ta dificil de entender quais sao meus erros....por q nao deve ser só 1... valeu todos ai abraços
Oi Marco, tudo bem? O Displacement é bem simples e muito útil, é um Bump de verdade. É iqual ao Modify Displace do Max, só que ele só acontece no render. O esquema de uso é idêntico, tem que mapear direito uma imagem em tons de cinza e tal. Agora, dependendo o que for fazer fica pesado mesmo, dependendo fica leve. Pega um Teapot e faz uns entalhes grandes, tipo geométricos, fica leve, mas é claro que é mais pesado do que sem nada, displacement ocupa cálculo no render. A qualidade é dada pela resolução do Mesh e pelas poucas configurações na janela Renderer. Quanto menor o Edge Lenght, melhor a qualidade da subdivisão e mais pesado fica no render. Quanto maior o Max displace, menor a chance de erros, mas é maior o consumo de memória. O Max Level não mude, 6 é ótimo. Só isso, é mais simples que o displacement padrão do Max, mais simples que o displacement do V-Ray, é o mais simples de todos. Nâo precisa aplicar modificadores nem fazer nenhuma configuração especial no objeto ou no material, apenas aplicar o mapa de Displacement e mapear. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 343

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.