Detalhes com bump maps

Por: Tyron de Fenix  

Em: 25/09/2005 15:51

Iniciei meus estudos com o material editor a alguns meses e percebi que meus materiais(baseados em texturas) não estavam tão realistas. Sei que posso deixá-las mais realistas através do uso de bump maps. Contudo, a minha dúvida é: Como proceder afim de fazer uma textura bump? Baseando-me numa textura que já possuo e é essa textura que quero deixar mais detalhada, e consequentemente, realista. Aqui vcs podem ver como a diferencia entre o material com bump map da textura e sem: Legenda: À esquerda, com bump map e à direita, sem. Agradeço desde já pela atenção.
Dae Tyron de Fenix, blz cara?Entra no Msn la pra gente da uma conversada... ;) entao, pra fazer o bump, vc tem q ter o mapa dessa textura em greyscale...os lugares mais perto do branco serao mais altos, enquanto os mais perto do preto serao mais baixos...dai é so aplicar esse textura em greyscale no canal bump do material editor... espero ter ajudado... abraços, alan
Não entendi a história do preto e branco, preto e preto :00: Ficou meio ambigüo Eu agradeceria muito se fosse mais específico, por favor.
fala ae Tyron, vou tentar o esquema dos bumps, e desse lance de mapa de altura... O bump, o displace funcionam pegando tons de cinza, branco e preto para fazer os mapas de altura (nao sei se chamam mesmo mapa de altura nao mas vou chamar assim so por referencia mesmo). A cor preta seria a altura mais baixa, ou seja, nao ia alterar em nada, seria totalmente plano. Quando mais proximo do branco a cor q vc botar. mais alto o mapa vai ficar. Eu fiz um desenho pra ver se vc entende melhor, da so uma olhada. Vc pode ver nesse desenho q o preto seria a altura "0" (zero), o chao... e qto mais eu me aproximo da cor branca, mais alto fica o mapa, mas distorçao ele sofre. Eu comecei com o fundo preto, q seria o plano, depois fiz um desenho com um cinza um pouco mais claro q o preto pra ficar um pouco mais alto, e por cima dele e fiz um outro cinza mais claro, e assim fui ate chega no branco q é o ponto mais alto. E apliquei um displace na imagem, e ficou assim: Resumindo, o preto é altura "0" zero, e o branco é altura maxima q vai ser gerada na imagem. E os demais tons de cinza entre o preto e o branco sao as alturas variaveis de acordo com o ton de cinza, claro ou escuro. Entao vc pode fazer um mapa com o fundo preto q seria altura "0" zero, e aplicar em noise em branco no seu programa de pintura prefeiro pra fazer tipo uma distorcao no chao, ou umas irregularidades num azulejo. Ae é com a sua criatividade. espero ter ajudado em algo.
Agora ficou tudo claro! :D Obrigado Zé e hymont! Valeu mesmo! Espero um dia retribuir!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 713030.

Total de membros registrados: 140248

Últimos membros registrados: nixolbuy, Duchezs, nella, Thomascamore, jessicap, studioalma, natansg, Unity Pool Tables.

Usuário(s) on-line na última hora: 953

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.