fala ae Tyron, vou tentar o esquema dos bumps, e desse lance de mapa de altura... O bump, o displace funcionam pegando tons de cinza, branco e preto para fazer os mapas de altura (nao sei se chamam mesmo mapa de altura nao mas vou chamar assim so por referencia mesmo). A cor preta seria a altura mais baixa, ou seja, nao ia alterar em nada, seria totalmente plano. Quando mais proximo do branco a cor q vc botar. mais alto o mapa vai ficar. Eu fiz um desenho pra ver se vc entende melhor, da so uma olhada. Vc pode ver nesse desenho q o preto seria a altura "0" (zero), o chao... e qto mais eu me aproximo da cor branca, mais alto fica o mapa, mas distorçao ele sofre. Eu comecei com o fundo preto, q seria o plano, depois fiz um desenho com um cinza um pouco mais claro q o preto pra ficar um pouco mais alto, e por cima dele e fiz um outro cinza mais claro, e assim fui ate chega no branco q é o ponto mais alto. E apliquei um displace na imagem, e ficou assim: Resumindo, o preto é altura "0" zero, e o branco é altura maxima q vai ser gerada na imagem. E os demais tons de cinza entre o preto e o branco sao as alturas variaveis de acordo com o ton de cinza, claro ou escuro. Entao vc pode fazer um mapa com o fundo preto q seria altura "0" zero, e aplicar em noise em branco no seu programa de pintura prefeiro pra fazer tipo uma distorcao no chao, ou umas irregularidades num azulejo. Ae é com a sua criatividade. espero ter ajudado em algo.