Tutoriais de Rigs

Por: edu28  

Em: 28/09/2005 16:07

Aê galera, dá uma mão p mim... Eu li a entrevista do André no CGart e ele falou a respeito de modelagem utilizando rigs, fiquei curioso a respeito, já ouvi falar mas não faço idéia do que seja. Aonde tem tutoriais sobre rigs? O q são rigs? P q servem? De onde vieram? Ó dúvida... :seila: Antecipadamente agradecido
Pelo visto tu es iniciante no Max, né? Após o personagem ser modelado e texturisado voce coloca os bones, aplica o modificador Skin, ai então você aplica parametros para controlar e limitar os movimentos que cada parte do corpo fará. Você cria controles para facilitar o processo de animação, como se fosse um marionete. Isso é Rig, e é uma das ultimas etapas no aprendisado do 3DSNAX pois isso é animação de personagens. Se falei alguma besteira, por favor, me corrijam...
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Como vc notou? Heheh! :seila: Ok, mas e a modelagem por rigs, como é feita?
Modelagem por rigs?! Não conheço não! Viste isso onde?
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Vixe, agora que eu fui ver, atravessei legal as idéias :oops: Eu lí este texto na CGart: "André: Se estiver falando de áreas profissionais que envolvem CG, eu realmente só conheço bem duas, que são arquitetura e vídeo, não conheço nada de Games e de outras áreas que envolvem CG. Entre arquitetura e vídeo, eu gosto muito das duas, mas preferi vídeo por ser mais dinâmico, nunca é a mesma coisa, em arquitetura você sempre faz a mesma coisa. Agora, entre as áreas da computação gráfica artística, onde atuo, eu também gosto de todas, adoro modelagem, gosto de criação de materiais e texturização, gosto muito de render e adoro animação. Mas entre essas, certamente prefiro modelagem e animação. Em animação, Rig é uma coisa que eu gosto muito de fazer, porque é como brincar de Lego. " Acabei trocando as estações, foi mal, hehe!! Valeu Estrazulas, problema elucidado!
Suspeitei desde o principio, que tinhas trocado as bolas. OBS: tem tutoriais sobre rig no site 3D1. mas é melhor aprender na seguinte ordem: Modelagem Texturas e mapeamento iluminação animação (Bones, Skin e rig fazem parte)
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Valew, já tô estudando, embora não exatamente nesta ordem. Vou postar algumas coisas nas imagens dos leitores depois...
"edu28" disse: Valew, já tô estudando, embora não exatamente nesta ordem. Vou postar algumas coisas nas imagens dos leitores depois...
hehehehe, se vc não seguir a ordem que o Estrazulas bem indicou, ficará bem mais difícil vc chegar num resultado satisfatório! []´s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related
Aiai, eu não consigo fazer uma coisa de cada vez, hehe...
Oi gente, tudo bem? Edu28, fico feliz que leu a entrevista. Realmente o lance de Rig o pessoal tem razão, você confundiu as coisas. Modelagem é em Poly mesmo para coisas artísticas e em Nurbs para coisas mais técnicas, aparelhos e tal é muito mais fácil modelar em Nurbs. Patch já é chato, é trabalhoso, mas também obtem ótimos resultados. Sobre Rig, é uma estrutura que a gente faz usando Helpers, linhas, e objetos para controlar por meio de Controllers, Constraints, Expressions ou Wires, determinadas partes de uma estrutura animada, seja um personagem, uma máquina, um carro, qualquer coisa. O Estrelazulas explicou muito bem, muito mais fácil de entender. São ligações entre objetos que servem para facilitar o processo de animação, como uma marionete. Igual ele disse. E certamente animar personagens é a última coisa que deve aprender no Max, caso contrário, vai apanhar bastante, fica difícil fazer o que quer e resolver os eventuais problemas que aparecem sem conhecer bem tudo que vem antes, animar personagens é o mais complexo. Estrazulas, é um prazer te conhecer!! Vi esses dias que colocou o avatar com sua foto, é muito bom conhecer o rosto do pessoal mais antigo, que a gente conversa faz tempo mas não sabia nem como era, muito legal mesmo. Parace que fomos apresentados pessoalmente. :) Você tem a maior cara de bravo. :) :) Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 337

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.