Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Alexandro   Cascavel - PR
dpi3d   Recife - PE
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
Matheus   Itapetinga - BA

Portfólios Ver Mais

guetostyle   brasil - AC
donato   Rio de Janeiro - RJ
Andy3D   São Carlos

Duvidas com BIPED, animação movendo

Por: Diego Dneo  

Em: 25/10/2023 11:38

Bom dia pessoal.

Não vou animador, mas entende um básico e sei do uso do biped. Fiz um rigging no Mixamo e depois usei aquele script pra passar pra biped, eu acho mais fácil animar com IK (é o sistema do biped?).

 

ENfim, fiz umas animações posadas com biped (0-120fps), ai resolvi copiar a "T pose" do frame 0, selecionando todos os bones e copiei pro 140+-. Eis que quando voltei para os frames anteriores, as poses ficaram bagunçadas, todas elas moveram, como se eu tivesse deixado de pegar um bone importante, inclusive eu me atentei a marcar o bone ROOT várias vezes e até marquei ele com uns keypoints extras. mesmo assim bagunçou tudo.

 

Foi como se ele tivesse deslizado no espaço até ir de volta pro 0. (USEI Tambem o STEP frames, pra deixar mais marcado e não criar interpolação entre o 120-140, mas mesmo assim parece que nao deu certo.

O que eu posso fazer pra corrigir e fazer corretamente esse tipo de efeito com biped?

Oi Dneo, tudo bem?
 
Eu sei que tem gente que adora o Biped e faz ótimas animações com ele, mas eu nunca gostei por ter que fazer tudo dentro daqueles menus dele, então, quase não usei e não sei se vou saber te ajudar.
Mesmo o CAT, que acho bem melhor que o Biped para animar, usei poucas vezes para valer, sempre preferi fazer o meu Rig com Bones quando era para valer, pois tinha medo de encontrar algum problema no meio do negócio e com Bones tinha certeza que seria tranquilo.
 
Entretanto, fiz um teste rápido aqui para mover o Biped um pouco e copiar os Keys para ele voltar na posição original e funcionou normalmente como o esperado, não ferrou tudo.
 
Essa animação que você importou do Mixamo tem Keys?
Estão interpolados ou não?
Ou seja, tem um Key em cada Frame ou tem poucos Keys apenas nos movimentos chave igual aparece nas minhas imagens em anexo?
 
Porque se tiver um Key em cada Frame não dá para editar, pois não tem interpolação, mas se forem poucos Keys e o Max fizer a interpolação entre eles, você pode copiar segurando o Shift que é para funcionar corretamente.
 
Agora, se você for animar com o Biped, tem que usar o menu Key Info dele e o Track Selection como marquei nas imagens, se usar o Set Key ou o Auto Key comum vai ter dor de cabeça!
Criando os Keys através destes menus você poderá copiar eles com o Shift na Timeline normalmente.
 
OBS: Uma coisa que pode tentar é colocar em cada pose, selecionar tudo e criar os Keys, em todas as poses antes de copiar do primeiro para o último Frame, pois se tiver Bones sem Keys pelo meio, eles vão se mover do primeiro até o último Frame.
 
Sobre IK e FK, em animações de personagens sempre usamos os dois métodos dependendo da situação, o FK é quando o pai move o filho e o IK é quando o filho move o pai, então, se rotaciona a coxa para mover a canela e o pé, está usando FK, mas se move o pé e a canela e a coxa se ajustam corretamente, está usando IK.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira

Obrigado André, entendi agora o motivo do uso dos 2. Realmente é um menu mto ruim de usar, mas fui olhando que cliquei e parece que crava um point ali mesmo.

 

O grande lance foi pq eu usei tudo automatico, eram só pra mover uns personagens de lugar de forma mais facil. Mas sinceramente achei complicado, anos atrás eu tive que animar um boneco, mas era todo feito pra rigging customizado, e foi facil mesmo, ja tinha aqueles auxiliares de angulos de cotovelo e joelho.

 

Como voce faz o skin hj em dia? manualmente? Se for um rigging proprio.

Oi Dneo, tudo bem?
 
É por isso que sempre preferi fazer os meus Rigs, porque dai você coloca o controlador que quiser, faz como quiser, cria um Root para mover facilmente de lugar, enquanto o Biped usa o mesmo Root que move a pélvis e dai complica para trocar de lugar.
 
Fora que pode colocar recursos para ajudar a movimentar como expressões para mover a pélvis automaticamente conforme movimenta os pés, igual mostro neste tutorial antigo: https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-avancado/bones-3-expression-controller-rig

Sobre Skinning, não muda nada se for um Rig próprio, Biped ou CAT, já faz tempo que não animo personagem para valer, mas como o Max não evolui, continua tudo igual antes, só ganhou alguns recursos que facilitam o ajuste das juntas sem precisar passar aquela canseira com Joint Deformers, tem o Dual Quaternion para não deixar perder o volume nas deformações e o Heatmap nos Weights para ajudar no ajuste do peso dos vértices.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
 

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707715.

Total de membros registrados: 135317

Últimos membros registrados: alexjohnson, Rickertjohnse, Maisa Sabugari, Kamaki026, nochulia, otiscavin, cie, Prudencio.

Usuário(s) on-line na última hora: 597, sendo 5 membro(s) e 592 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: alexjohnson, rlmangili, Le_Andro, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.