Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
Rafael Reis   Rafael Reis - AC
An3dre   Araras / SP - SP
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Valmor   Blumenau-SC - SC
3ddesignmatheus   rio de janeiro
claudiosdr   Brasil - CE
Clovis.L   São Paulo - AC

Não consigo fazer uma tinta metálica

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 19/02/2024 23:33

Boas noite moçada. blz

Estou tentando fazer uma material para pintura do meu carro, más não estou acertando no tom metálico.
Não sei aonde estou errando.
Alguém pode me ajudar? pfvr.
Oi Neosmar, tudo bem?
 
No material recente do V-Ray tem a opção Metalic, é só colocar 1 que ficará com o aspecto metálico, como mostra a primeira imagem em anexo.
Antigamente tinha que controlar pelo IOR.
 
O ideal é colocar uma cor mais clara na reflexão para não deixar os reflexão brancos, pois uma das características dos metais é refletir na cor deles, dai é só ajustar o Glossiness para definir o quanto reflete.
 
Porém, para pintura metálica de veículos é melhor usar o Car Paint, pois ele reproduz melhor o efeito de pintura eletrostática e também gera outros efeitos como Flackes se desejar.
 
Ele também é super fácil de configurar, como mostra a segunda imagem em anexo, só precisa definir a cor, o nível dos reflexos e o tamanho dos Flackes.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
 
Obrigado Adré.
Eu estava usando a tecnica do Cleber Machado do curso Vray. 
No Carpaint eu tenho como colocar maps para dar aspecto de pintura gasta ou riscada?

Obrigado abraço
Oi Neosmar, tudo bem?

Qual versão do V-Ray você está usando?
Se for uma versão mais antiga você deve usar a técnica que o Cleber ensinou, aumentando o valor do IOR na área do Refraction, logo acima do Abbe Number, quanto mais alto o valor, mais metálico fica.

Agora, se estiver nas versões mais recentes é melhor usar o Metalic, apesar da técnica antiga ainda funcionar.

Sobre adicionar detalhes como desgastes, riscados e até sujeira, você pode fazer qualquer composição com ele como faria com outros materiais usando os mapas do Max ou do próprio V-Ray, pois fica bem melhor criar materiais diferentes para certos efeitos como lama por exemplo, e misturar usando qualquer recurso.

Porém, para efeitos mais leves como ricados e desgastes, é só você adicionar máscaras nos parâmetros do material, por exemplo, se colocar uma imagem em tons de cinza no Coat Glossiness você simula o desgaste apenas no verniz da pintura, onde preto não gera reflexo, branco gera reflexo perfeito e tons de cinza geram os reflexos intermediários, entende?

Brinca um pouco com imagens em tons de cinza ou mapas procedurais nos canais de cor e reflexo dele que você vai ver facilmente os efeitos que produz.

OBS: Parabéns pela modelagem, lembro quando estava começando e hoje você modela muito!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

/valeu mestre, obrigado pela ajuda.
uso o Mas 2020 e vray 4.1

Oi Neosmar, tudo bem?

No V-Ray 4.1 ainda não tinha o canal Metalic no VRayMtl, dai a opção é aumentar o IOR para ficar metálico.
Mas certamente vai conseguir melhores resultados usando o CarPaint que já tinha na versão 4.1.

Entretanto, se puder atualizar para as versões mais recentes, não vai se arrepender, pois está mais veloz, tem vários efeitos legais de pós-produção no VFB que vão ajudar no realismo da cena, também tem o CarPaint2.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Oi André,  blz

Neste vray que eu uso, ja tem o carpaint2.
Vou testar. 
Abraço. Obrigado 

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707712.

Total de membros registrados: 135315

Últimos membros registrados: Maisa Sabugari, Kamaki026, nochulia, otiscavin, cie, Prudencio, thiago23, Yumitchi.

Usuário(s) on-line na última hora: 577, sendo 4 membro(s) e 573 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: yasmimin, Frederico Wagner N. R., Maisa Sabugari, Kamaki026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.