como fazer um personagem andar?

Por: rodislei  

Em: 11/10/2005 11:10

Fala galera! vamos a minha dúvida. eu tenho um personagem e quero fazer com que ele ande de um lado para o outro, então eu peguei umas fotos de uma pessoa andando como referencia e fui colocando as poses no meu persogem e fui animando, só que ele não sai do lugar, fazendo o movimento no mesmo lugar, então pegeuei ele e animei até o último frame, ele veio andando, fazendo os movimentos de como se estivesse andando, só que parecia que estava deslizando... não sei se fui claro, mais é isso, quem puder me ajudar agradeço. Rodisley.
vc faz isso com o sistema de bones ou com o charector studio!! leia os tutoriais no site pra vc ter uma noção de como fazer
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Oi amigo, qual é o seu nivel de conhecimento do 3dsmax? Animação de personagens é a ultima coisa que se aprende, não dá para comessar pelo fim, fica mais dificil. Abraços.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
oi, Estrazulas. eu estudo o max a 5 anos. mais ou menos esse tempo. durante esse tempo me dediquei a modelagem e me dedico até hoje, só que, chegou a hora de de dar vida as minhas modelagem . sei um pouo de animção, não a de personagens, mais de vinhetas e outars coisas mais. meu nivel em animação ainda é fraco, por isso estou pedindo ajuda. Valew! Rodisley.
Oi rodislei Vamos ver se eu posso te dar uma ajuda. Em primeiro lugar para animar uma caminhada é preciso que o deslocamento seja proporcional ao espaço percorrido pelos passos, caso contrário a sua personágem vai parecer que está flutuando como um fantasma, o que pela sua descrição me parece que é o que está ocorrendo. É fundamental que você estabeleça uma escala de proporções relativas. Outro fator importantíssimo é que este deslocamento tem que ser keyfremeado (oops! essa palavra não existe, mas explica :lol: ) a cada passo e não no princípio e fim da animação. Porque o movimendo de andar não é um movimento uniforme. E uma recomendação fundamental: Animação é a arte de ajustar o tempo usando a combinação entre a constância, aceleração, desaceleração e nulidade de movimento. E isto é uma Arte que não se aprende da noite para o dia. Estou há 38 anos nesta praia e ainda continuo estudando, portanto: experimente, experimente mais uma vez, experimente de novo e de novo, mas principalmente divírta-se ! :D Abraço Phy
beleza, phy! Eu consegui pelo menos faze-lo andar se parecer um fantasma. ficou meio desengonçado, mais consegui depois de umas 20 tentativas. Obrigado pela força. quando eu consegui fazer uma animação mais ou menos boa eu coloco aqui para vocês verem e gozar um pouco de mim. Rodisley.
Oi Rodislei, tudo bem? Neste ponto que você está atualmente, eu acho que seria interessante estudar os Controllers, Contraints, Wires, Expressions e Reaction Manager. É com estes recursos que você faz o "Rig", que é a estrutura que move os Bones, porque, pelo que entendi, você está movendo tudo manualmente. Conhecendo bem estes recursos você pode fazer as partes do seu personagem interagirem, por exemplo, quando mover o pé a pélvis acompanha, e até pode fazer ter o gingado nas expressões, para o personagem rebolar um pouco, por exemplo. Quanto melhor for o rig do personagem, mais fácil é para você manipular e animar ele. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717352.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 295

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.