Oi Tomas, tudo bem?
A resolução varia muito conforme o aparelho ou mídia que vai usar, cinema trabalha com resoluções gigantes enquanto para colocar no Instagram pode ser bem menor.
Se realmente quiser encodar o vídeo para tantos formatos diferentes tem que renderizar na maior resolução para depois poder exportar nas menores sem perder qualidade, porém, se mudar o formato da tela, como é o caso do Instagram, dai tem que renderizar só para ele no formato de tela dele.
O Instagram foi a pior coisa que aconteceu para o mercado de vídeo, é um absurdo não poder deitar o celular para ver direito, além de incentivar as pessoas a gravarem com o celular de pé, gerando aquelas imagens verticais horríveis, onde a maior parte é chão e teto.
Para não ter tanto trabalho é bom definir qual é o formato máximo onde vai exibir, por exemplo, TV Full HD.
Neste caso você vai renderizar com resolução de Full HD (1920 x 1080) no aspecto de 16:9, assim, poderá encodar o vídeo em qualquer resolução menor com o mesmo aspecto sem perder qualidade, dai vai servir também para Youtube, PC e tudo mais que seja normal, só não vai servir para o Instagram, a não ser que corte a tela, também não vai servir para TV 4K ou cinema, porque dai teria que renderizar com resoluções maiores, mas não vale a pena se não for realmente usar nestas mídias.
Se quiser rodar na TV de 4K, vai rodar, mas vai perder nitidez.
Se renderizar em 4K e colocar numa TV Full HD, dependendo da TV pode até dar problema nela, pois não pode enviar com resolução maior do que aceita, fora o tempo para renderizar em 4K, então, tem que ver bem onde vai usar.
O mais comum hoje em dia é renderizar em Full HD.
Abração e tudo de bom.