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Banheiro - VRay

Por: prof.tiagorocha  

Em: 28/05/2019 17:51

Faz um tempo que não posto nada por aqui, então vamos lá:

Projeto realizado em 3ds Max, VRay e Photoshop.
Tiago Rocha - Professor e Designer contato@tiago3d.com www.tiago3d.com
Excelente.
Ficaram ótimas, parabéns!
Que Deus seja louvado.
AlexTerra, Guilherme Santos.. muito obrigado!
Tiago Rocha - Professor e Designer contato@tiago3d.com www.tiago3d.com
òtimo trabalho.
Bem bacana o banheiro.
a única coisa que me incomoda é esse sombreamento nos cantos. Parece se tratar de Ambient Occlusion. Acho melhor se não usar AO, e ao invés disso, melhore na qualidade de GI. Brute Force junto com light cache é uma ótima opção. Melhor do que irradiance map com qualidade alta.
Obrigado Ronaldo, obrigado new.

Bem observado new, eu procuro utilizar o Dirt map do VRay para controlar melhor as sombras dos cantos, mas nessa cena apenas liguei o AO mesmo.
Tiago Rocha - Professor e Designer contato@tiago3d.com www.tiago3d.com
Num faz isso não, man.
O Dirt seria bom para tu configurar sugeiras nos cantos ou então material com desgaste, mas para sombra não é uma boa ideia.

Sobre o AO esquece ele, man. O sombreamento que ele produz não respeita a iluminação da cena. Se parece mais com sujeira do que sombreamento. Observe em fotos e verá que esse tipo de sombreamento não ocorre na realidade.

Melhore o Gi com apenas combinando primary e secondary bounces. Uma ótima opção é brute force + light cache. Tu irá evitar artefatos como ocorre com irradiance map e o sombreamento irá pegar melhor os pequenos detalhes.

uma outra coisa que você deve configurar é o shadow bias das luzes. O valor deve ser sempre menor que a espessura do menor detalhe da cena. Assim os pequenos detalhes não serão ignorados no sombreamento.

daí para minimizar os granulados tu pode deixar o noise threshold em torno de 0,03 (usando bucket no image sampler antialiasing) para testar e adicionar o denoiser no render elements.
Bem bonito.
Obrigado JuliaSouza!

new, mais uma vez, muito agradecido pelas dicas! Vou procurar seguir esse conselho nas próximas cenas, em breve postarei os resultados aqui!
Tiago Rocha - Professor e Designer contato@tiago3d.com www.tiago3d.com

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