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Mercado para modelador 3d

Por: Malyster  

Em: 10/05/2024 02:45

Como é o mercado 3d modelagem/animação hoje? Antigamente o 3d estava só começando e tinha menos demanda. Na internet tem muitas pesquisas tendenciosas vocês que estudam o software poderiam traçar um panorama melhor? Antigamente o mercado era para poucos para ser um generalista modelador hoje ainda é algo que serve para "1 em 1 milhão"? Ainda é ficção ou já é realidade?
Oi Tomas, tudo bem?
 
Depende muito do ramo que vai atuar, por exemplo, eu conheço várias pessoas que vivem só de modelagem para arquitetura, desde a alvenaria até móveis personalizados com alta qualidade.
 
Antigamente era impensável viver de modelagem de personagens e coisas deste tipo, só nos EUA, mas com a impressão 3D e a popularização dos Engines de Games tem gente que vive de modelar personagem para impressão 3D, o Uel Winner que frequenta aqui o site é ótimo nisso: https://uel.artstation.com/

Quem gostava da área de entretenimento só tinha o cinema como objetivo, que é um mercado minúsculo, mas agora estas pessoas podem modelar para Games que é um mercado gigantesco.
 
Porém, se você quiser modelar objetos e colocar para vender em sites como CG Trader, vai concorrer com milhares de outros artistas e poucos encontrarão os seus modelos.
O lance é ter um leque de clientes que precisa de modelagem, ter um negócio de impressão de bonecos personalizados de personagens, trabalhar na produção de um Game ou abrir uma empresa para criar pacotes de Assets para Games.
 
Isso sem contar o Metaverso, que está vindo ai, as maiores empresas de tecnologia do mundo estão investindo forte nisso e quando acontecer, a demanda vai explodir!!!
Em vez dos sites serem páginas com textos, imagens e vídeos, eles serão ambientes 3D que a pessoa vai navegar igual num Game, então, tudo terá que ser modelado.
 
Por outro lado, a AI está começando a criar bons modelos 3D sozinha e certamente vai melhorar muito com o passar do tempo a ponto de criar modelos perfeitos.
Entretanto, os sistemas de AI não são tão controláveis e precisos igual uma modelagem manual, então, acredito que em diversas situações e principalmente a modelagem final de produtos continuará sendo manual por um bom tempo.
 
Animação já é outra história, pois modelagem é o chão de fábrica do 3D e animação está alguns degrais acima, todo mundo precisa de modelos 3D, mas nem todo mundo precisa de animação.
Antigamente era inviável renderizar animações para arquitetura devido ao tempo, mas agora se tornou viável com os renderizadores Real-Time como Unreal, Twinmotion, D5 Render, entre outros, então, a animação para arquitetura está em alta.
Da mesma forma que comentei sobre modelagem, para trabalhar com animação de personagens e coisas do tipo tinha que ir para Hollywood, mas hoje pode animar para Games.
 
Porém, atualmente a animação de personagem é praticamente automática com captura de movimentos ou misturando animações de grandes bancos de dados de MoCaps, sem falar em animação com AI, então, mudou muito e raramente usam Key Frames igual antigamente.
 
Há 10 anoas atrás era impensável criar aplicações interativas para arquitetura, urbanismo e demonstração de produtos, hoje se tornou possível e passou a ser o Top em termos de visualização, sem contar a criação de Digital Twins, que reproduzur estruturas, empresas e até cidades inteiras em 3D recebendo dados em tempo real, assim, os administradores podem saber tudo que está acontecendo e gerenciar o negócio igual um Game, é o que chamam de gameficação.
 
Essa é a maior tendência para os próximos anos e envolve tudo, pois é o último degrau da tecnologia no momento, então, precisa de modelagem, texturização, iluminação, animação, design de interface e ainda a codificação. 
Quando o Metaverso chegar, quem tiver este conhecimento será disputado a preço de ouro!!!!
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira

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