Problema com sombra no scanline

Por: LGASPAR  

Em: 01/11/2005 01:58

Olá amigos já lí por aí que no render scanline uma sombra em um ambiente que tem apenas uma luz deve ficar totalmente preta, ou seja, o lugar que está na sombra deve ficar totalmente escuro, a não ser que seja colocada uma outra luz de atenuação, não é? pois no meu max 6 está acontecendo que mesmo em lugares onde não bate luz fica iluminado, ou seja, a sombra fica clara, e não adianta aumentar a densidade da sombra, será algum problema de configuração? agradeço se alguém puder ajudar. abraços.
Olá Gaspar, para a iluminção ficar boa sem gi, vc tem que simular (fake), espalha vários omns com valor baixo, ou use photométricas. Uma boa dica é usar o script e-light, ele serve para isso simular gi com o scanline, acho que tem uma notícia sobre ele na página inicial! Falow
www.klaudin.com
olá Klaudin, meu problema não é com GI, e sim o fato de não conseguir escurecer as sombras no scanline, o que me parece muito estranho. abraço.
Humm.. caso estranho esse.. normalmente qdo temos uma luz só as sombras ficam esuras.. tipo.. 100% escuras.. vc n tah usando nada mais que um 1 luz?? n tah ligando o light tracer ou ta c uma sky na cena??.. bom.. pode ser que ajude deixar o global light em 0..
Oi LGASPAR O tom da sombra depende de uma série de fatores, portanto para se obter uma sombra absolutamente preta é preciso: 1- Que haja apenas uma luz na cena. 2- Que a cor da luz ambiente seja preta Rendering menu > Environment > Environment and Effects dialog > Environment panel> Global Lighting>Ambient 3- Que o preset da sombra na Luz esteja com a cor preta, com a densidade 1 e desabilitado Light Affects Shadow Color Command Panel >Selecione a Luz >Modify >Shadow Parameters rollout 4- Que não haja nenhum preset assinalado ao material do objeto que vai receber a sombra que possa interferir na cor desta. Ex: Self-Illumination maior que 0 (zero) Espero ter ajudado Phy
Foi mal gaspar realmente eu entendi o contrário, deve ser sono! Eu não sei oque pode ser, mesmo assim espero que resolva seu problema!
www.klaudin.com
Valeu phy, era a cor de ambient que estava cinza, tudo resolvido, que alívio...
Oi Lgaspar, tudo bem? Sempre que importar um arquivo com a extensão 3DS antigo, pode ocorrer essa modificação na cor do Ambient. Nas primeiras versões do 3ds max e no 3D Studio antigo, a cor do Ambient era bem mais clara, e essa informação fica guardada no arquivo 3DS. Você nota facilmente este problema quando abre o Material Editor, as esferas de materiais ficam mais claras que o normal. Voltando a cor Ambient para RGB=0, tudo fica normal novamente. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 707

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.