Como abrir o bico da Cracatua e fazer a pele acompanhar?

Por: manoelrmjr  

Em: 15/11/2005 21:51

Olá gente! :D Olha eu aqui de novo! E a Cracatua tá nascendo! hehehehehehe ;) Só que depois de passar um dia inteiro ajustando vertices dos bicos para encaixar na cabeça, descobri um problemão!!! Quando o bico de baixo abre, ele entra pra dentro do corpo, ai fui ver no mundo real como é a parada, e descobri que nos pássaros o bico inferior é separado do superior, na hora que abre ele não só gira mas também desce, e tem uma pele rugosa que estica junto com ele. Agora meu problema é, como é que vou fazer isto? :?: Primeiro vou ter que soldar o bico a cabeça? :?: E esta pele que estica, como é que eu vou fazer? Eu queria agradecer a força que vocês tem dado no andamento damodelagem da Cracatua! Especialmente aos: Amon-Ra, Rafael, andre303, Gaucho, roger(plis) e juliograciel. Muito obrigado!!! Manoel Jr. Tem aqui uma imagem do que estou falando:
putz ai ja ta ficando mais complicado einh, primeior lugar seria imprescindivel que o corpo e o bico fossem uma coisa só, teria que ter sido modelado tudo junto, ai uma solução seria criar os Bones para o corpo e o bico e com o modificador Physique linkar os bones ao mesh e ajustar a intensidade com que o bone afeta os vertices quando é movido. mas ae, o negocio eh meio complicado, não sei quanta experiencia vc tem no max, se nao for muita sugiro que vc abra mão de deixar o trabalho tão realistico e va aprendendo tudo por partes, tipo primeiro modelar depois iluminar depois os materiais e depois animar etc etc etc não necessariamente nessa ordem, mas geralmente animação de personagens é algoque aprendemos depois de muito tempo. não quero te desencorajar, muito pelo contrario, só to dando uma dica!
Olá, Manuel! Bem vindo ao fórum! Que bom que já está se enturmando com os demais daqui. O Rafael está super certo na sua dica. Para o que vc quer saber, aplicar um modificador Morph na cabeça da sua ave acho que seria o mais indicado, ou mesmo com bones se resolve isso. E esse assunto não é tão fácil assim, requer bastante estudo e prática pra ficar bem legal. Espero ter ajudado []'s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related
Se você for ter que fazer esse efeito da pele pouco vezês pode fazer animando os própios vertex... Agora se for usualmente eu sugiro o Skin Morph...
Oi Manoel, tudo bem? Realmente o Rafael e a Lígia estão certos, essa não é a parte mais fácil do programa, muito longe disso. Dá uma lida nos tutoriais "Bones 1", "Bones 2" e "Skin" na seção tutoriais do site da Três D1, www.tresd1.com.br. O tutorial Skin foi escrito por uma leitora, está na parte de tutoriais de leitores, os de Bones estão na parte de tutoriais de 3ds max avançados. Quanto ao Skin Morph, não se usa para fazer a envelopagem do Mesh, o Skin Morph é um recursos que deve ser adicionado sobre o Skin para controlar a deformações de partes específicas e complexas da malha, não para envelopar, use o Skin mesmo. Abraços
Mais eu não disse que ele seria para a envelopagem do Mesh... se você reparar bem verá que estou me referindo a deformação...
OI Manoel, blz? vc pode fazer uma hierarquia de bones para o maxilar linkando com um IK... mas neste caso eu usaria um Dummy como BOne... assim posso mover na verical, horizontal e como bem entender...aí é só linkar o dummy com a cabeça...o bico inferior no dummy.. e adicionar o dummy na lista de bones do Skin e envelopar corretamente.
www.rodolforoth.com
Oi Mode, tudo bem? Me desculpe então, eu achei que você tinha indicado para aplicar o Skin Morph em vez do Skin. Mesmo assim, não haverá necessidade de usar o Skin Morph nessa situação, nem vai precisar usar os Deformers do Skin neste caso, porque é bem simples, vai apenas esticar uma parte do Mesh, somente o Skin sem configuração nenhuma já faz isso sem problemas. O Skin Morph é indicado para deformações realmente complexas, como a asa de um morcego por exemplo, que se encolhe toda e se abre muito. Neste caso o Skin e os Deformers dele não dão conta, só usando o Skin Morph em cima. Abraços
Oi Adminin Valeu mesmo pelas explicações, queria agradecer também ao restante da galera! Eu conssegui resolver o problema de uma forma que achei simples, até queria saber os comentários de vocês a respeito. 1) Fiz um clone do bico (ele não é renderizável). 2) O bico original, eu soldei os vértices a cabeça. 3) Apliquei um skin e usei o bico como bone, ajeitei os envelopes na area que eu precisava do bico e da face. 4) Agora eu giro o bico clonado e a boca se abre e a pele meche. Obs: O correto no caso da pele em volta do bico, seria o mesmo princípio da asa do morcego, ela tem que estar de um tamanho inicial pequeno e ir esticando bastante. Mas como não conssegui, o que fiz foi diminuir o comprimento do bico e criando um papo, agora quando o bico abre faz diminuir a pele excedente (papo). Acredito que há formas mais fáceis e que dêem um resultados melhores do que eu fiz. Valeu Galera!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 591

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.