Dúvidas básicas sobre texturas (shaders) e iluminação

Por: PeP  

Em: 14/12/2005 16:24

então mexendo aqui e ali eu consigo fazer objetos , deixar a luz ambiente legal o problema master é , textura ! eu faço uma mesa , não sei fazer vidro faço uma cadeira , nao consigo deixar parecido com cromado faço um sófa ... fica liso que nem um plástico eu ja consegui colocar textura em uma parede soh :seila: na cagada e fico vermelha soh tinha aquele jeito ! :? eu li e reli 500 vezes os tutoriais do site e nao entendi , quase nada ... eu realmente presciso de uma ajuda nisso ! e outra coisa, como vcs fazem para a luz passar pela janela daquela sala do topico oficial ? a minha janela eh como uma parede :-P bem se alguem tiver uns tutoriais ou puder ensinar melhor esse negocio de material editor , vidro , espelho eu agradeceria muito obrigado ___________ Título do Post editado por Lígia para um mais específico. Favor ler as regras do fórum. Título originalmente postado: "eu tenho uma dúvida master !"
Continua seguindo os tutoriais aqui da 3d1.. tem uma seção só de materiais.. :D Não existe uma fórmula ou algo assim.. senão agente te passava.. é muita leitura pra dominar os materiais.. :) Mas te garanto que tem a ver com oq aparece quando vc aperta "M" cada esfera é um material.. é clicar nela e arrastar em cima do objeto.. Ali que você configura tudo.. Vai lendo os tutoriais da 3d1.. qdo vc ler todos.. então suas duvidas vao ter outro formato.. entao agente vai tar aqui pra ajudar :) Valeu!
"Amon-Ra" disse: Continua seguindo os tutoriais aqui da 3d1.. tem uma seção só de materiais.. :D Não existe uma fórmula ou algo assim.. senão agente te passava.. é muita leitura pra dominar os materiais.. :) Mas te garanto que tem a ver com oq aparece quando vc aperta "M" cada esfera é um material.. é clicar nela e arrastar em cima do objeto.. Ali que você configura tudo.. Vai lendo os tutoriais da 3d1.. qdo vc ler todos.. então suas duvidas vao ter outro formato.. entao agente vai tar aqui pra ajudar :) Valeu!
vou reler aquela parte inteira de novo o maior problema eh que eu seleciono o objeto , um retangulo para colocar uma parede , abro a texture e nao deixa clicar no botao para colocar na figura ... eu tentei aquele negocio de ID mas , vlw mesmo assim vo tentar mais ! dps posto minha sala sem textura :oops: soh tem luzes
É que assim...... 1 Cubo pode ser 1 objeto... Como também possue 6 faces.. Vc clicando em um material no material editor e jogando no cubo.. Voce atribuíu aquele material ao Cubo.. Mas como você faria para cada face ter seu próprio material? Usaria o "ID"... ID é numero de identificação.. cada face voce pode dar 1 numero.. digamos de 1 a 6... Nesse caso vocÊ pode pôr no objeto o material "Multi Sub-objects" (acho q é esse o nome).. esse objeto te permite definir "sub-materiais" pra cada número de ID... Sem mistério né? Ali no material Editor... por padrão ta no botão.. "Stardard".. Esse é o material Standard mesmo.. ou seja.. o material normalzao.. clicando nele abre outros.. Pra como o 3ds max vem configurado (com o Render padrão dele chamado de Scan line).. pra fazer vidros e reflexos.. escolhe o material RayTrace.. E vai traduzindo oq cada configuração significa em portugues :)
Oi Pep, tudo bem? Eu percebo que você é bem iniciante no 3D, pelas sua postagem neste o no outro tópico, falando que render não demora, e a melhor sugestão que posso te dar é para não ler um tutorial assim, porque vai ser pior. Pega e começa a ler desde o primeiro da seção básicos, aquele de interface, só o que está nele já vai te dar uma visão muito maior do Max e vai te mostrar ferramentas que serão importantes para sempre. Coisa difícil de ver explicado por ai, é tão básico que não explicam mais, mas é muito importante. E vai seguindo na ordem, quando chegar nesse tutorial de Multi/Sub-Object, com certeza absoluta você vai entender tudo de primeiro sem problema. E nesse tempo que vai estar lendo os tutoriais, pode ter certeza que quase todas as dúvidas que teria, vão estar respondidas. Veja que não dá para ler 500 vezes numa semana, nada na vida se aprende numa semana!!! Deus que é Deus, levou 7 dias para fazer o universo!!!! Muita gente já aprendeu pelos tutoriais, por livros, por video tutoriais, por cursos, pelo help, mas todos levaram anos, 3D não é tão simples. Se ler com calma, com cuidado, estudando cada coisa, no natal do ano que vem vai estar fazendo boa parte de tudo isso que deseja. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 391

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.