Noise no canal Bump 1é tremido(piscando na animação)

Por: Marco Tomaselli  

Em: 20/12/2005 01:05

Fala galera,blz? Aconteceu um lance meio estranho....o bump de um shader q eu fiz de bronze...como sempre eu utilizo um pouco do mapa noise no bump...e nesse shader q eu fiz...no video ficou tremendo(como se tivesse animado o noise,os pontinhos piscando) no bump dessa animação.... já tinham me perguntado uma vez o pq disso...mas sempre funcionou bem comigo,e dessa vez deu esse "pau". se alguem souber...da um toque blz?? valeu todos! abraços
Oi Marco O Bump é sujeito a este tipo de erro, é um algorítimo de simulação baseado no ângulo de incidência da luz, portanto se o objeto, a luz ou a câmera estão em movimento na animação é possível ocorrer algum erro, adicionar Noise ao Bump só vai aumentar a tendência ao problema. Admitindo qque você esteeja usando o scanline, tente usar um Supersampling na textura do material, ou reduzir o noise aplicado. Espero ter ajudado Phy
Fala Phy,blz? valeu...mas então eu to usando o mental ray, esse negócio do bump nunca tinha acontecido....eu to usando um shader de metal(lume) e no bump o noise...então num vale a pena usar o noise....ou o bump pode dar problema de qualquer jeito? valeu abraços
Oi Marco O Bump é sujeito a problemas de ruido, podem acontecer ou não. Infelizmente é imprevisível. Recomendo que, ao invés de usar o noise, você use um mapa de textura , estará menos sujeito a problemas. Abraço Phy
Oi Marco, tudo bem? Quando a textura tem linhas finas muito próximas, ou similares, no bump ou no diffuse, o algorítimo de sampleamento gera atefatos, porque ele é muito linear. Se for esse o seu caso, para melhorar teria que aumentar muito o sampleamento, o que fica ruim, porque aumenta muito também o tempo de render, então, a primeira opção é usar o Jitter, que está no menu Sampling Quality da ficha Renderer. ELe vai randomizar um pouco os samples, depois eu começaria a diminuir o Threshold do Contrat, para afinar o filtro de anti-aliasing, e por último comeraria a aumentar o valor do Max Samples. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143146

Últimos membros registrados: avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35.

Usuário(s) on-line na última hora: 622

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.