Partícula interagindo com textura

Por: Marco Tomaselli  

Em: 13/01/2006 14:14

Fala galera,blz? to com uma dúvida,é o seguinte.... por ex. tenho uma cena q a parede tem uma textura de umas coisas pichadas,e com particulas eu apontei para a a parede jogando a "tinta"... como fazer com q o escrito na parede apareça conforme a particula espirra em direção da parede?mas sem gambiarras...até da pra "simular isso....mas eu preciso fazer desse jeito...pq precisa ficar totalmente convincente. esse tipo de interação eu realmente não faço idéia...se vcs tiverem qualquer info disso...da um toque,blz?? valeu todos ai abraços
Tem um script na 3d1 (Penpal) que simula isso. Dá uma olhada lá
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
valeu pela resposta Alberto Raposo....mas num é bem isso cara.... pq o spray teria q pichar o q ta escrito na textura.....de uma forma de "spray mesmo" tipo um brush de spray....ou seja....alem de tudo é uma interação de particula e textura....é bem diferente....são sujeiras junto com o lance pichado....feito no photoshop....precisa dar a impressão disso exatamente sendo desenhado na parede conforme as particulas batem nela.. mas oq vc falou segue uma mesma linha mesmo, apenas na idéia..... se mais alguem souber isso....ou se alguem souber q não da para fazer o q eu quero.....da um toque....eu to realmente precisando.... valeu todos abraços
Oi Marco Pelo que você descreve acredito que o método mais adequado seja fazer a animação em 2 partes a da pintura e a do spray. Apesar de um pouco trabalhoso certamente é o método mais simples, depende apenas de habilidade de animação A animação da pintura pode ser feita com certa facilidade em programa compositor e a do spray (partículas) é razoavelmente simples no Max. Pessoalmente eu faria a animação do spray (partículas) em primeiro lugar, renderia uma seqüencia (que pode ser em baixa resolução) como referência do movimento das partículas, levaria esta sequencia para o compositor e animaria a tinta baseada nela, com esta nova seqüencia resultante faria o mapeamento da parede e o render final. Espero ter ajudado Phy
entao PHY,valeu pela resposta, eu já fiz bastante esse tipo de coisa....só q dessa vez....do jeito q eu faço não fica do jeito q precisaria manja....querendo ou não é um tipo de gambiarra....(num é beeem uma gambiarra....mas comparando com o q eu estou querendo e falando e sem toda certeza q existe esse jeito exato de fazer esse tipo de coisa) pra tudo eu acho bom saber dar um "jeito" mas dessa vez eu quero fazer de um jeito q me convença de tanta realidade da animação da pintura na parede manja...... pq o lance pichado é meio "complexo" muita "sujeira" um lance q se eu fizer igual eu costumo fazer, não vai dar um efeito legal....mesmo q eu faça aquela "gambiarra" q as vezes é bem vinda...eu realmente (além de tudo precisaria saber se existe isso q eu falei.....de interagir o shader/material/textura e etc.... com a particula. Pode ser qualquer uma....super spray...spray...particle flow.....só preciso dessa força q vai ajudar bastante...pq do jeito mais usado de fazer esse tipo de coisa......eu já faço sempre.... e quando fui fazer dessa vez nem fico bom....teria q ser um lance bem específico aparentemente, do modo q a particula "mande" no jeito q a textura esta escrita na parede..... só para deixar claro.....eu faço bastante coisas meio gambiarrra na composição etc não por opção,....isso pq o q eu tenho na mão as vezes não pode ser mudado.....mas mesmo assim....pelo q eu vejo.....o q eu to falando.....é bem usado...e parece ser o jeito mais certo......se eu tiver errado me da um toque....pra eu num ficar martelando a toa num lance q posso estar viajando...mas se tiver como,na boa,me avise....q com certeza vai ajudar muito...e muita gente tb vai usar sem dúvida alguma. eu sempre tento me virar sozinho....nunca fiz curso nenhum....então tudo é no chute,no estudo pela internet....e na insistência...do jeito q muitos fazem,e se esforçam....e com certeza chegam em algum lugar...mesmo não tendo oportunidade de fazer cursos (pelo menos por enquanto) pq a intenção de todos na minha opinião...é poder usar de todas ferramentas possíveis q estão acessiveis atualmente para cada um... mas eu falo isso...pq eu gostaria de fazer o q é realmente certo....e o q agilizaria o trabalho...pq mesmo se não tiver dinheiro envolvido....tempo sempre é dinheiro....hehehe valeu todos e espero uma resposta sobre tudo isso (na parte do 3d mesmo).....pq sei q muitos aqui já sabem de tudo isso.... não é só por esse trampo....é pra saber, em primeiro lugar...para facilitar daqui pra frente... abraço e sorte a todos Marco Tomaselli
olha na seção de plugins do site tem um de nome particle paint ele vai aplicando textura conforme as particulas vão entrando em contato com o objeto tá lá na pagina 5 de uma olhada eu acho que é isso que vc quer!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
valeu roger,acho q é isso mesmo....só q tem pro max 6....qualquer versão mais nova pode usar normalmente? eu to com o max 8...e não funcionou aparentemente...eu q não achei o particle paint no max ou num funciona no max 8 mesmo? abraços
se tem pro max6 funciona sim no max8
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Kra vc já tentou usar o REALFLOW da Nextlimit, pois ele simula particulas interagindo com a textura, vc cria a animação no MAX e exporta pra ele e lá vc prepara as particulas coforme nessecita e exporta de volta para o max e renderiza. Já fiz alguns teste e são bem realistas os efeitos do RealFlow. Alem de ele trabalhar muito bem com particulas ele consegue realmente fazer que a parede fique molhada é bem doido o programa. Aqui tem uma imagem de exemplo. Espero que seja isso se for aqui está o link do site dos Karas http://www.nextlimit.com/realflow/index.html Kra qualquer coisa da um toque ai abraços
Falai Tomax,blz? Valeu ai cara...então....é bom saber disso...não sabia q o real flow tb fazia esse tipo de coisa... O q eu queria era +- tudo isso q vcs falaram....tanto o Particle paint como esse lance do real flow...só q o part. paint num funciona com o Mental ray...e tb é muito limitado....e o real flow....pelo pouco q sei é beeeem complexo. Eu já instalei ele aqui uma vez,mas num peguei pra estudar de acordo ele... se manja uns tutos pra iniciante? e ele é pesado mesmo...ou só pra algumas coisas? valeu ai Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 392

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.