Desabilitar "blur" do bitmap

Por: malucow  

Em: 18/01/2006 09:55

Dae galera, to com uma duvida, não sei se antes da versão 8 era assim, mas agora tem o lance do Blur no mapa bitmap, ele baixa muito a qualidade de uma textura ou mapa qualquer, digo isso pq gosto dos meus renders com uma boa definicão Voltando ao assunto, eu queria saber se tem algum modo de desabilitar o blur , ou deixar num valor bem baixo , 0,01 , por padrão no max, tipo, abrir o max e no material editor já estiver esse valor no Blur, será que algum script controla esse tipo de coisa? valeu desde já, creio que essa vai pro Granella, eheh :D
www.greenlamp3d.com
Sabe aquele bitmap filter que vem no vray 1.48? Ele faz isso. :lol:
Olá! hehe :D depende, se o material ja estiver aplicado tem como controlar sim, se não, se estivar aplicando o Bitmap e ja quer que ele esteje em 0,01 não tem como pois isso é o padrão da classe TextureMap:Bitmap sempre vai estar em 1,0 quando aplicar em algum canal. Talvez (uma ideia ainda não testada) se criar um scripted plugin do tipo textureMap extends do Bitmap, ou seja, é o proprio Bitmap so que controlado por esse scripted plugin e mais alguns parametros, pode ser que quando adicionar o bitmap por padrão você estabelece o blur em 0,01. Mas seria redundante fazer isso apenas pelo parametro blur vir em 0,01. Se quiser tambem modificar o blur via script é facil: meditMaterials[1].diffuseMap.coords.blur = 0.0 onde esta em 1 é o slot, .diffuseMap se refere ao mapa aplicado no canal diffuse se for outro é specularMap, specularLevelMap, glossinessMap ......, BumpMap e por ai vai, .coords é a rollout coordinates onse se encontra o .blur é o parametro do blur em si. = 0.0 esta atribuindo 0 ao parametro que por default não aceita 0 e fica em 0,01 Todo esse trabalho apenas para um unico parametro é duro heim :-P
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
Hawf- uia, nem vi esse lance no 1.48 , vou pesquisar... Granella- esgua, cabrero msm fazer esse lance do blur , dexa queto, valeu pela explicação mestre do maxscript ;)
www.greenlamp3d.com
Olá novamente :D Estava relendo o topico e descidi confimar o que falei, so pra ter certeza que não falei besteira e..... Desenvolvi uma modificação do texturemap:bitmap como pode ver acima ele aparece na lista como "BitmapMOD". É identico, alias é um plug-in extends da versão original so que por default o bendito blur vem em 0,01 ;) Agora pode ter os dois se precisar do blur em 0 basta escolher o bitmapMOD que vem blur em 0,01 caso precise do outro escolha o Bitmap normal! Eu estou pesquisando no SDK uma forma de deixar o blur completamente em 0, se tiver algum progresso eu implemento e te dou um toque! Encontra-se em meu site Baixe e coloque dentro da pasta plug-ins Obs.: esta fresquinho ainda não fiz teste com outros renders, qualquer coisa posta aew! Abraços **EDIT: Hoje (21/01) acabo de fazer algumas mudanças em meu site e adicionei o plugin na parte de MAXScripts onde poderá ser baixado!!!1
Fagner Granella
uhuhuhuh, esse é o cara!! valeu Granella! daqui a pouco a CG Accademy te contrata pra fazer os videos tutos de maxscript, hehe ;)
www.greenlamp3d.com
Show!!! Só um aviso aos navegantes. :lol: O blur setado em 0.01 faz o tempo de render subir consideravelmente. Granella, brigadão pelo empenho! :joiad:
Isso tem alguam coisa com AA e filtragem da imagem que o render vai te que usar, ja que a imagem estará com uma qualidade melhor ?
n00b
é, aumenta muito o tempo de render, mas melhora muito a definição da imagem. Dica:: quando for usar uma planta em forma de textura, aquelas com mapa opacity, sempre deixe os mapas da planta com 0,001 no blur, pra não causar linhas brancas em volta , ou pinte no PS... :)
www.greenlamp3d.com
Olá pessoal! Acabo de mudar o link, agora o download pode ser feito em meu site na parte de MAXScripts ;) . HAWF: que isso cara estamos aqui pra isso, compartilhar informação. Eu fiz a ideia de como poderia ser feito mas não tinha certeza dai fui confirmar o que falei e deu nisso! malucow: hahaha quem sabe um dia 8) . Mas a CG-Academy esta com otimos, alias excelentes instrutores Borislav aka "BOBO" e Laazlo ambos ajudam no suporte e no forum da autodesk não tem o por e tirar :D Sobre o lance do blur aumenta mesmo, mas não achei nada para desabilitar. Parece que o blur mesmo em 0,01 faz parte do algoritmo e não pode ser 0 tem que ter uma pequena coisinha.. Abraços
Fagner Granella

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 782

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.