use file,photon map na iluminação,influencia?

Por: Bisewski  

Em: 12/03/2006 10:20

Hello there... Eu estou tentando iluminar um banheiro , coloquei uma area omni no lado de fora da janela , em alguns testes preliminares , ficou ótimo , mas quando resolvi renderizar valendo ai danou-se tudo... Estourou a cena , ficou muito claro , mas eu tentei mudar a intensidade da omni de um para até 0,1 e nada mudou...continua a mesma coisa , eu usei uma opção que até agora não havia usado , que é o Use File no indirect illumination do Mental Ray . Tanto para o Photon Map quanto para o ............ Essa opção faz com que a cena não mude mais mesmo quando eu efetuo mudanças na cena em relação a luzes ? Outra dúvida e o reflexo das paredes , eu coloquei um material simulando cerâmica , coloquei reflexo de 5% , mas os Caustics esta desligado , isso influência na iluminação da cena ? As configuraçãoes estão assim... no properties da onmi Area omni multiplier = 1,0 Area Shadows = sphere , 127 radius , 30ux30v mental ray indirect illumination = manual energy = 10.000 decay = 1,0 caustics photons = 10.000 gi photon = 50.000 no render scene global illumination = maximum samples = 250 minimum = 50 trace depht = 5 , 5 , 5 light properties = 1000 - 1,0 - 2,0 Final gather = samples 250 , radius =50 mim= 1 trace depht = 5, 5, 5 e bouces =0
os pontinhos ali é final gather map....
nossa.. ficou confuso.. mas xo ver se consigo ajudar em algo.. Seria melhor uma foto da sua viewport (tools -> grab viewport) pra ver.. Caustic seria a "super luz".. é quando temos uma taça de vidro.. e o angulo da curva dela leva os rais de luz que batem em várias partes dela pro mesmo ponto... Aí quando olhamos esse ponto ele tá bem forte... Aumenta muito o tempo do render com essa opção.. Na sua cena de banheiro nem usa não... o FG (final gather) é indispensavel quando vc aciona o GI (global ilummination).. ele suaviza os photons de luz Depois dá uma olhada no grupo de estudos do MR (mental ray): http://www.tresd1.com.br/forum/phpforum/viewtopic.php?t=6743 Fato de ficar muito claro.. é normal.. motivos pra estourar a luz tem um monte... o multiplaier da sua Area omni sendo 1.. pode ser muito quando tais com GI ligado.. Questão são testes mesmo valeu!
Mas o curioso é que estou usando 0,05 no multiplier da omni...e nada muda...os cantos das paredes são super claros...Os caustics estão desabilitados la no render mesmo ... a cena não tem caustics... Só não entendo pq antes com o multiplier de 1,0 ficava bom e agora usando reflexo nas ceramicas e a opção Use File do final gather map e o Photon map on , a cena não muda nada , se muda é inperceptivel....nossa , essa palavra foi dificil...bom...valeu ... all the best...
Oi Bisewski, tudo bem? Certamente não vai mudar nada, mesmo que modifique totalmente os parâmetros, se salvou o mapa de Photons e de Final Gather, ele sempre vai usar esses mapas e não vai gerar outros, pode mudar qualquer parâmetro que não vai adiantar nada, ele vai usar o mapa salvo! Leia as mensagens no grupo de estudo sobre Mental Ray e dá uma olhada no Help do Max, lá fala dessa parte mais básica e fala cada função dos parâmetros da janela Indirect Illumination. Sobre ficar mais clara a cena com GI, é normal, porque a luz ricocheteia pelo ambiente, tem que configurar as luzes, os materiais e o render adequadamente para ficar agradável. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 427

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.