Texturas

Por: astroboy  

Em: 16/03/2006 09:50

Olá pessoal sou iniciante no mundo 3d e gostaria de começar criando umas texturas....bem....qual o tamanho ideal em pixels para umatextura e como eu crio os canais bump, opacity e etc.....pelo photoshop.
PENTIUM 4 3.0Ghz ASUS P4800E- DELUXE 1024 ddr HD 120 GB 7200 ATi RADEON 9600 PRO 256 MB
oi astroboy, seja bem vindo! Pela escolha do avatar já começou bem, imagem de um brasileiro fera :) Tamanho de textura quase sempre são multiplos.. 256X256.. 512X512.. 1024X1024.. Maior for.. mais detalhes em closes.. Só não exagera tmb pra nao destruir o render :D Zbrush aceita no máximo 4096X4096.. Disse quadrados.. mas nada te impede de gerar texturas do formato que você quiser.. Bom pros demais canais vai funcionar assim.. Vc vai precisar abrir a malha.. Por exemplo, você criou um personagem (no max)... vai usar o modificador Unwrap do max E abrir a malha.. planificar ela.. como se tirasse a pele do personagem e esticasse no chão.. Com essa "planificação" da malha.. vc joga no Photoshop.. e no caso de bump que voce citou.. desenha cores claras pra regioes que quer dar volume... Opacity é a mesma idéia.. vc escolhe qual parte vai mostrar no objeto.. Photoshop se limitará em "pintar" a textura... agora declarar oq será bump, opacity, como queres abrir a malha etc.. isso tudo vai ser o software 3D que voce estiver usando que fará.. valeu!
Realmente a imagem do avatar é muito bem feita...não sei quem criou mas o cara manda bem, e quero agradecer pela resposta foi de grande ajuda, por enquanto se me desculparem não poderei colaborar com conhecimentos devido eu estar iniciando agora, mas pretendo adquirir conhecimentos através da tred1 e futuramnte poder compartilhar os conhecimentos com a galera, por enquanto eu estou dando uma de sangue-suga...rsrsr....abraços....
PENTIUM 4 3.0Ghz ASUS P4800E- DELUXE 1024 ddr HD 120 GB 7200 ATi RADEON 9600 PRO 256 MB