Oi Reynaldo
Me desculpe se eu não entendí direito o que você está querendo fazer. Se a resposta não for suficiênte você avisa, certo ?
[quote:588126c298]Alguem pode dar uma luz, ou indicar um Tutorial ou passar algum exemplo de como conseguir:
Seguinte usando o bipe da pra fazer passos redirecionar criando curvas nas pegadas mas e muito automatico.[/quote:588126c298]
Não é que é muito automático, o que ocorre é que depois da animação ser gerada automáticamemte esta deve ser personálizada para torná-la mais natural ou intencional.
Para isto é bom fazer o Tutorial do Max > Creating a Distinctive Walk
[quote:588126c298]Eu queria outra forma. [/quote:588126c298]
Aí fiquei com dúvida se você quer mudar para bones ou continuar com o bíped e simplesmente usar animação livre
[quote:588126c298]Fiz uma estrutura, fiz os links e usando Position Expression ao mudar os passos a extrura (o corpo) acompanha ou seja o personagem faz a sua caminha, gostaria que ao criar estes passos ele deixasse as pegadas tambem e eu pudesse depois rediricionalas, ou acresentar algo que me desse essas opcoes ou alguma outra forma de automatizar sua caminha usando uma linha a qual ele seguiria.[/quote:588126c298]
Seria bom você postar uma imagem porque está um pouco confuso.
1-Para deixar as pegadas é uma outra história depende de sobre que tipo de superfíce você quer deixar estas pegadas, e consequentemente do tipo de material do piso.
Se você vai deixar pegadas de sujeira no piso liso, duas boas opções são animar o mapa do piso ou criar as pegadas como objetos mapeados animando sua visibilidade.
Se forem pegadas na areia ou barro são mais complicadas porque envolvem a deformação do piso e deslocamento de partículas.
2-Animação de movimentos tipo andar, correr etc..., tem duas possiveis abordágens:
2A- Anima-se o movimento com o corpo parado e depois anima-se o deslocamento.
Neste caso é muito útil o recurso do Character porque ele se presta bem como mestre de deslocamento. O deslocamento pode ser editado usando o recurso de trajetórias de maneira bastante prática.
2B- Anima-se o movimento com o corpo se deslocando.
Nesta segunda está incluso o recurso de footsteps do bíped. Neste caso a animação do deslocamento é um pouco mais compléxa de editar.
Apesar de não lidar diretamente com fatores dinâmicos o Max tem um bom editor de movimentos (Motion Editor), à partir da versão 8.0 pode ser usado para qualquer tipo de animação de movimento e para versões anteriores usa-se somente com o bíped, além do Track View que é uma ótima ferramenta para criar cilclos e editar keys
[quote:588126c298]Afinal como vossos personagem andam, pulam, dançam[/quote:588126c298]
Animando ! :D
Não importa que sistema ou tipo de esqueleto você use, no final é tudo uma questão de animação.
[quote:588126c298]Ensina-me tambem como postar imagem, ainda nao sei.
Preciso muito da sua ajuda. [/quote:588126c298]
Copiei uma resposta da Ligi@:
Pra postar as imagens aqui é muito simples: perceba que, quando quiser responder alguma mensagem, ou criar uma nova, antes do botão enviar, tem um campo com um botão "Procurar" (Browse), não tem?
Então, vc deve clicar nesse botão "Procurar" (Browse) para procurar a sua imagem no seu computador.
E depois, clique no botão "Host it!", e espere.
E pronto. Hospedou sua imagem. Agora na janela onde sua imagem será hospedada, vc vai copiar a URL e colar aqui no fórum, entre as tags
É bom você postar uma imagem para esclarecer melhor o que exatamente você está fazendo ou querendo fazer
Tenho a impressão que você precisa compreender melhor o sistema de extruturas para poder desenvolver as suas.
Abraço
Phy