HDRI Mental Ray

Por: Dr-Who  

Em: 04/05/2006 17:07

Salve Lista ! Eu estou tentando usar hdri no max 7 mas sempre qdo vou renderizar ele chama essa mensagem de erro e nao renderiza certo ! MSG 0.0 warn : C:\3dsMax7\HDRI Images\kitchen.hdr: Image format not supported by mental ray. Will pass the image as raw data (slower and more memory consuming). API 0.0 error 301096: while defining texture "C:\3dsMax7\HDRI Images\kitchen_hdr|FileTexture": C:\3dsMax7\HDRI Images\kitchen_hdr|FileTexture: verbatim texture cannot be local or writable Bom oq eu fiz ? Segui esse tutorial aqui que por sinal eh bem legalzin , http://www.3dm3.com/tutorials/mr/ mando renderiza o arquivo que eu puxo do site , beleza , renderiza , porem ... se eu for fazer a cena seguindo as intrucoes e for renderizar num sai , da esse erro acima . Ja olhei parametro por parametro com os dois max abertos e naum consegui descobrir oq eu devo esta deixando de abilitar ou desabilitar ? Alguem me de um help !
é só com esse hrdi ou qualquer uma que usar? talvez sua imagem esteja corrompida
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
com qualquer imagem hdri , pois o mesmo arquivo hdri que uso da certo no exemplo do tutorial mas no explo do tuto nao da errado.... tipo... Qdo eu manda renderizar a cena , ele da essa mensagem de erro e renderiza , porem a cena fica escura sem cor !
Oi Dr-Who Testei o exemplo da cena em três versões do Max (6,7 e 8 ) a imagem HDRI está perfeita, o único problema é que o arquivo foi gerado usando a versão 3.3 do MR e há incompatibilidades com a V. 3.4, no Max 8 o MR vai acusar erro. Se o problema está ocorrendo com qualquer imagem HDRI ou você está errando ao carregar a imagem, ou está colocando o HDRI apenas no Background, ou não está habilitando Final Gather Recomendações: 1-HDRIs não são como imagens comuns é preciso ajustar os parâmetros de exposição ao carrega-la, caso contrário a imagem pode ficar clara ou escura demais. 2- HDRIs para serem usadas como iluminação tem que ser aplicadas ao Skylight 2-HDRIs quando usados no Skylight com o MR tem que ter Final Gather habilitado. Se os três procedimentos acima foram seguidos e voccê continua tendo problema algum arquivo do Max pode estar corrompido. Espero ter ajudado Phy
E ai Phy Belezera ? Entao eu to fazendo o seguinte e :- Abro o max coloco um plano sem mat ... Coloco uma sky coloco use enviroment scene ,no Environment coloco uma cor clara, abilito o FG e dou render eeee tchanannnnn renderiza normal..... aiiii coloco o hdri no enviroment , seto as conf de luz no black point coloco -log -5,0 linear 0,031 , e no white point 3 e 8 , coloco real pixel , copio esse mapa de hdri pra um slot no Mat.editor como instance configuro o hdri pra Environ - Mapping Spherical Environment , em Output coloco o RGB level em 8 que eh o mesmo valor do Wpoint linear.... e sem ir adiante em aplicar mais nada renderizo e vem essa mensagem e renderiza tudo preto ... MSG 0.0 warn : C:\3dsMax7\HDRI Images\kitchen.hdr: Image format not supported by mental ray. Will pass the image as raw data (slower and more memory consuming). API 0.0 error 301096: while defining texture "C:\3dsMax7\HDRI Images\kitchen_hdr|FileTexture": C:\3dsMax7\HDRI Images\kitchen_hdr|FileTexture: verbatim texture cannot be local or writable Agora ..... o arquivo hdri naum eh pois eh o mesmo usado na cena do tuto , o max tb nao pode ser pois o mesmo renderiza normal a cena do tuto ! Poooouts eu to fritando e naum sai nada !
Bom resolvi e naum resolvi ! Ja que eu naum tava conseguindo acha oq era , eu simplesmente salvei a setagem do render do MR do exemplo do tutorial , e agora eh soh faze esses passos acima pra por o hdri que num aciona nenhum pau e renderiza certinho toda vez que eu abro o Max ! Faze oq ?
Oi Dr-Who [quote:48160374a0]seto as conf de luz no black point coloco -log -5,0 linear 0,031 , e no white point 3 e 8 , coloco real pixel [/quote:48160374a0] :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D Com esta configuração você está deixando a imagem quase preta ! Tente black -2.5 Wite -0.25 o linear vai ajustar automáticamente, e em internal storage deixe em Real Pixels (32 bpp) ligado. Para ver a cor do preset da imagem desclique o Def Exposure assim você vai poder ver o que está fazendo ao ajustar Black&White. Faça um teste e veja se resolve com o preset acima Abraço Phy

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 651

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.