Mental ray criando pontinhos no render?

Por: kleber3d  

Em: 18/05/2006 04:25

opa pessoal tudo beleza? seguinte está acontecendo o seguinte problema comigo.... sou novo no MR e estou renderizando uma pele com o sss fast skin do mentalray, so que estao aparecendo no rosto da personagem alguns pontinhos parecendo sarampo hehe..., nao sei o que possa ser, ja vasculhei a net atras de ajuda mas ninguem sabe o que é, será que vcs podem me dar uma juda? abraço a todos!!!!
Olá kleber3d, se possível tenta postar a img pra gente dar uma olhada, quem sabe assim a gente consegue te ajudar... Abraços!
Oi kleber3d Não são "artifacts" ? Você não está com uma relação baixa em samples per pixel ? Abraço Phy
opa pessoal aqui está a imagemc om o erro, como eu sou novo non mentalray nao sei resolver isso valeu pela força amigos
Oi kleber3d Parecem mesmo "artifacts" ; que luzes você está usando e qual o preset em Render Scene > Renderer > Samples per Pixel : Minimum e Maximum ? Abraço Phy
opa eu to usando uma point area photometrica, area, com ray traced shadow bom eu sou novo entao vamos la eu to usano o FINAL GATHER la eu to usando minimo - 1 /16 maximo - 1 samples - 1000 filter - 1 radius - 5 min. radius to usando - 1 tambem estou usando uma skylight com mapa de hdri oq ue sera? eu configurei errado qqr coisa o meu msn [email protected] valeu mesmo cara
Oi kleber3d Simulei seu modelo aquí e a princípio me parece que o problema está no valor de Radius, tente mudar para 1 o default (5) é mais rápido mas menos preciso; o Min Radius deixe 1 mesmo ou 0.5 Me diga se funcionou Abraço Phy
cara vc nao vai acreditar o problama estava na luz eu mudei o pocisionamento das luzes e sumiu, percebi que de acordo com a posicaço das luzes o efeito das bolinhas some muito obrigado por ter me ajudado eu tomei bastante tempo seu :oops: vou postar uma imagem como ficou
Oi kleber3d Na verdade você não resolveu o problema, apenas o escondeu. :D A questão é que quando você altera a luz altera a incidência dos raios luminosos, então muda o comportamento do render, mas se for uma animação o problema pode reaparecer mais à frente. De qualquer maneira um Radius = 5 é um preset muito no limite, outro fator que você deve considerar em outros trabalhos é esta relação de 1/16 para 1 que conforme as características da cena pode ser insuficiênte; quando rendendo para vídeo 720x486 funciona bem mas para imagens que vão ser impressas 4961x3508 (A3) ou 3508x2480 (A4) já pode revelar artifacts nas zonas de meia luz. Abraço Phy
8) o problema so não esta pior pq vc esta usando 1000 no samples do Final Gather! (acho altíssimo, se estiver usando o mr 3.4 em diante). Este pro pode ser varias coisas! eu começaria... Antes de TUDO! tenta renderizar a imagem em aproximadamente 1200px por equivalente! V se o problema das manchinhas percistem! se continuar o problema então siga as dicas abaixo! mas deixe a imagem em pelo menos 1200px por equivalente! ;) obs.: percebo q para render menores o Mental Ray precisa de setagens mais precisas, pesadas! para a imagem ficar legal! mas isso é coisa minha... :) 0)_ o tamanho do radius do Final Gather pode ser q precise reduzir! depende muito da escala da sua cena e do tamanho dos seus objetos! 1)_ qndo se usa HDRI em alta qualidade necessita de sampleamento alto tb!... sendo assim tenta da um blurr no HDRI q pode melhorar ou resolver o pro! ;) obs.: antes de fazer o passo 01, retira o HDRI e faz um render p ver se as manchas sumirão! se sim! vc ja sabe q terá q mecher no HDRI se quiser manter a mesma configuração de render. 2)_ os shaders SSS precisão de alto sampleamento tb! sendo assim usa filtro do samples MITCHELL com samples igual ou superior a 1 / 16... tenta do mais baixo e vai subindo! ;) 3)_se vc estiver usando um "material antigo" ou incompativel com o MR pode ser ai o problema! troca o material e faz um teste! ;) 4)_vai la em Renderer > Shadows & Displacement > e no Mode da Shadows coloca "SEGMENTS" ;) obs.: o tempo de render ira aumentar! mas se for problema na sombra interagindo com o seu material... tem grande chance de dar certo realizando o passo 04). 5)_(se for para Still): em Sampling Quality > Contrast > Spatial: coloca RGB = 0,02 e A=0,02 (se for para Animação): em Sampling Quality > Contrast > Spatial: coloca RGB = 0,02 e A=0,02 + Sampling Quality > Contrast > Temporal: coloca RGB = 0,02 e A=0,02 obs.: com isso vc esta melhorando a qualidade do Filtro q vc escolheu em FILTER, no meu caso Mitchell. 6)_pode ser problema na má configuração dos shaders do material! tenta setar de outra forma o material! Bom, tenta um passo de cada vez! e vai percebendo se vai sumir o problema!... senão resolver... aciona todos os passos e V se dá certo! Colega, depois vem aqui e comenta alguma coisa! 8) Sorte ai!
DEUS é maior!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 335

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.