Omar, acho que se eu traduzir o tutorial pra você poderia ser de ajuda, né? ;)
Espero que fazendo assim você consiga fazer o vidro deste tutorial. Vamos lá:
Tutorial - Vidro
Vamos começar fazendo um objeto spline. Fazendo isto você vai estar apto a fazer as hastes do vidro.
Faça assim:
Objects > Spline Object
Agora selecione a ferramenta “Point” que fica em
Tools > Point
Você também pode usar seu menu rápido no lado esquerdo da tela, pressionando este botão:
Vamos começar a criar o vidro agora. Apertando o
CTRL no seu teclado e usando o botão esquerdo do mouse você pode fazer os pontos que irão formar o vidro depois.
Posicione os pontos do spline no mesmo lugar que estou fazendo. Você pode observar a imagem abaixo:
Agora que a primeira metade do nosso vidro está pronta, vamos fazer uma “revolução” pra dar o volume desejado. Para isto você vai usar o “Lathe NURBS”.
“Lathe NURBS” vai fazer a linha criada girar 360º e então solidifica-la.
Pra fazer isto vá em
Objects > NURBS > Lathe NURBS.
O NURB vai aparecer acima do spline no seu Objects Manager. Precisamos de fazer a spline tornar-se um “filho” do Lathe NURBS. Isto será feito por selecionar a spline e arrasta-la para o Lathe NURBS até que você veja uma flecha apontando pra baixo. Quando isto for feito, seu vidro deverá se parecer com isto:
Como você pode observar, a linha verde é o ponto central e tudo gira em torno dele. Quando você cria uma spline que está fora da linha verde e então usa o Lathe NURBS, a linha vai se tornar duas. Mude pra vista 3D agora
(F1). Você vai ver seu objeto 3D, e você irá o reconhecer como um vidro. Quando você renderiza-lo apertando o botão:
Você vai ver isto:
Agora vamos dar certa forma de vidro ao objeto. Abra seus Basic Materials. Selecione o material
glass004 e arraste-o para o Lathe NURBS no seu Objects Manager. Agora renderize novamente. Você vai ver que o objeto agora é um vidro. Pode ser que tenha algumas pontas, ajuste isto pela vista
Frontal (Front View), selecionando a ferramenta “Point” outra vez e puxando alguns pontos que estão criando as pontas pra perto dos outros.
Pra obter um vidro de qualidade, selecione o Lathe NURBS no seu Objects Manager e então selecione a aba Object abaixo do Manager. Deixe-o com estas configurações:
Isto é pra fazer vidros, mas você poderia configura-lo de várias formas. Você poderia fazer garrafas de vinho e de champagne com cores diferentes. Sinta-se à vontade pra experimentar.
Minha imagem final pra este tutorial:
FIM
Pois é Omar, isto é o tutorial na íntegra traduzido pra você e espero que lhe ajude com o vidro, se não conseguir executar alguma etapa, tenha paciência e tente outra vez, afinal tutorial é assim mesmo, nem sempre conseguimos o resultado desejado na primeira vez.
Se for o caso, me add no MSN:
[email protected] que eu tento de ajudar com suas dúvidas...
Espero ter ajudado em algo,
Abraços!
8)