Ordem para animar

Por: Elton Petruz  

Em: 15/07/2006 09:32

Ae galera blz?!?! Bom rapazeada queria só fazer uma perguntinha simples... A textura do personagem deve ser posta antes da animaçao? tem alguma regrinha pra isso? vlws t+
Portfolio: www.toco3d.com
Sim. Pois, por exemplo, se vc for fazer um personagem. Dificilmente ele só terá um tipo de mapeamento... logo, vc terá na lista de modificadores vários UVW Map (se for fazer mapeamento por ids)... e deverá ir mexendo até ficar com o mapeamento perfeito. Só depois de acertado isso, é que vc deverá dar um "Collapse all" na lista de modificadores, pra ficar só com o Editable Poly (ao dar o "collapse all", antes, apague o turbosmooth, pra seu personagem continuar lowpoly). Depois, crie os bones. Faça o rigg deles. Daí sim, aplique o Physic ou o Skin, e daí será outra coisa com que deverá se preocupar: o envelopamento. Detalhe: o turbosmooth ou meshsmooth deverá ficar acima do Physic ou Skin, pra facilitar o envelopamento. A lista de modificadores ficará desta ordem: - Turbosmooth (ou Meshsmooth) - Skin (ou Physic) - Editable Poly (ou Editable Mesh) Se, por um acaso, vc precise deixar pelo menos 1 UVW Map na lista de modificadores, o skin ou o Physic devem estar acima dele. (eu prefiro collapsar tudo, pra deixar a lista de modificadores o mais limpa possível) Neste caso, a lista de modificadores ficará desta ordem: - Turbosmooth (ou Meshsmooth) - Skin (ou Physic) - UVW Map - Editable Poly (ou Editable Mesh) Espero ter ajudado! Por favor, me corrigem se disse algo errado. []'s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related
Ola Ligia! Vlw pelas dicas... dexa soh intender uma coisinha... vc faz o rig com os bones e o mapeamento UVW com o modelo ainda em low? soh por ultimo aplica o smooth? brigadao t+
Olá Lígia, É a primeira vez que vejo falar desse "COLLAPSE ALL" Se possível, me fale um pouquinho sobre ele, gostaria de entender. Obrigado.
Normalmente o mapeamento é feito numa versão "não final" do modelo, ou seja, um intermedio entre low poly e high poly, pq se faz em mto low poly, algumas mudanças que ocorrem quando se adiciona o Turbosmooth podem afetar o mapeamento... Sobre o Collapse, ele faz o que o nome diz , faz um colapso em tudo que estiver na lista de modificadores, juntando tudo e convertendo para Editable Poly ;)
www.greenlamp3d.com
Elton, não sei se entendi bem sua pergunta... mas eu faço nesta ordem, sempre: 1- primeiro eu modelo 2- logo no começo da modelagem, eu já tasco um turbosmooth pra ver se a malha está ficando legal 3- terminei de modelar 4- agora, eu atribuo IDs à todas as partes do meu personagem 5- vou colocando na lista de modificadores, os UVW Map, com o tipo de mapeamento correspondente a cada id do meu personagem 6- pronto: mapeei tudo? As texturas estão todas ok? (eu coloco um material do tipo Checker em cada id, pra ver se o mapeamento está correto, ou seja, ver se não está distorcido). Agora sim eu APAGO o TurboSmooth da lista de modificadores. 7- agora, eu clico em qualquer ponto dentro da minha lista de modificadores, com o botão direito do mouse, e escolho a opção "Collapse All". Após isso, na minha lista de modificadores, só terá, de novo, o modificador "Editable Poly". 8- Agora sim, acrescente de novo o modificador Turbosmooth: sua lista de modificadores e seu modelo deverão ficar com o mesmo aspecto que no passo 2: - Turbosmooth - Editable poly 9- Então eu desligo o Turbosmooth pra começar a criar os bones. 10- Faço o rigg dos bones. 11- Aplico o skin ENTRE o Editable Poly e o Turbosmooth. Pq? Para eu poder, tb, ligar/desligar o Turbosmooth cada vez que eu precisar, para ver como está ficando melhor o skinning: - Turbosmooth - Skin - Editable Poly -------- Elton, não acho uma boa collapsar o turbosmooth junto com o editable poly, pois sempre precisa, ou fazer um pós-ajuste na modelagem, ou deixar a viewport mais leve (então é só desligar o turbosmooth)... Enfim, sempre em Low, é muito mais prático! :P Andersen, sobre o collapse all, é o que o Malucow explicou! :P Vc pode achar ele seguindo o que escrevi no passo 7 Valeu? []'s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related
Valeu pessoal! : :D
Opaaaaaa!!! Vlw Ligia!!! ja to fazendo esses passos aqui depois posto o resultado ;) vlw malucow!! abraços t+

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 420

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.