E ai Dr-Who, que bom que acertei, :D , e eu tb nunca fiz curso de ps, mas eu trabalho com ele desde a versão 4. E nesse tempo fui aprendendo alugumas manhãs, a que usei pra fazer isso, foi algo que desenvolvi (digo desenvolvi pq ninguém me ensinou isso, :x , :lol: ) para fazer impressões duotone via photoshop, pq eu detesto corel.
O que eu fiz foi o seguinte:
> Selecione a layer desejada pressione Ctrl+A (selecionar tudo) e em seguida Ctrl+C (dã, copiar :lol:);
> Agora crie uma nova layer (shift+Ctrl+N), e ative o modo quick mask (Q);
> Com o modo QM ativo precione Ctrl+V ( :? colar), e destive o modo QM precionando "Q" novamente.
- O que foi feito até agora? Essa cópia no modo QM seleciona os tons escuros ou claros da imagem e transforma em uma área de seleção. Por padrão ele vai selecionar os tons escuros, se vc quiser utilizar os tons claros é só inverter a seleção precionando Shift+Ctrl+i.
> Com a sua área de seleção pronta agora é só preenchê-la de cor usando Ctrl+Backspace (o botão apagar :lol: ), esse comando preenchera a seleção com a cor que esta no background color que por pradrão no ps é o branco se vc quiser iverter e usar o preto basta precionar "X".
- Com todos esses passos vc vai ter os tons escuros (ou claros) preenchidos de cor e vazados, que é o caso da imagem que eu fiz acima.
> Se vc quiser modificar a cor, basta aplicar um layer style e usar o style color overlay. Pode-se ainda usar os styles gradient overlay e pattern overlay.
Bom é isso, esse esquema é bacana pra se usar em fotografias para fazer impressões duotone como falei, ou apenas para fazer algum efeito. :-P